[Arquivo!] Pura matemática, física, química, etc.: problemas de treinamento do cérebro não relacionados ao comércio de qualquer forma - página 409

 
ernst: Já voa se g=9,81 m/s^2


Não há nenhuma captura nos dados brutos. Todo o enigma é o comportamento das partículas (moscas) dentro da embarcação. Quero dizer desde já que este problema está diretamente relacionado não apenas à gravitação, mas também ao câmbio. Se você o resolver, poderá desenvolver um graal por analogia. Embora, então, você não precisará do mercado Forex.

 
Muito rapidamente as moscas devoram o oxigênio e morrem. Mas mesmo supondo que ainda haja tempo suficiente em suas vidas para fazer o frasco voar, as moscas devem alinhar-se claramente. Suponhamos que não se trate de um frasco, mas de um tubo de ensaio - de longa duração e cada mosca tem a oportunidade de descansar sua cabeça contra o "teto" e bater suas asas sem incomodar ninguém. O que acontecerá neste caso? As asas pressionarão o ar que pressionará o fundo do tubo. Você não acredita em mim? Coloque sua mão esquerda sobre a mesa e levante sua mão direita e traga-a para baixo acentuadamente com uma "palma horizontal" e pare abruptamente a alguns centímetros de distância de sua mão esquerda. A mão esquerda vai sentir uma pontada de ar. Isto significa que se as moscas simplesmente decolarem, é pouco provável que o peso total do tubo mude muito. A descoberta estava mostrando a trajetória da asa da mosca. De fato, haveria um impacto aéreo sobre o fundo. Não parece que o frasco jamais decolará.
 

Pare! As moscas, quando voam para cima, criam uma área de alta pressão abaixo delas que pressiona para baixo no chão. Isto significa que todos eles têm que voar até o teto e descer em sincronia. Como resultado, a pressão de ar ascendente reduzirá o peso do frasco e talvez essa força seja suficiente para fazê-lo voar. Embora... É um sistema fechado de forças. Resumindo, as moscas devem fazer uma rede até o teto e, de forma síncrona, um golpe de asa no ar, decolando bruscamente do teto para o chão.

Teoricamente, a pressão sobre o piso exercida pela mosca em vôo seria igual à massa da mosca. Como as moscas têm 1,5 kg e o frasco pesa 1 kg, a pressão de ar no teto deve ser igual a 1,5 kg, que é meio quilograma a mais do que o peso do frasco.

A solução é correta?

 

Vladimir, esqueça as moscas, esqueça o tubo de ensaio, esqueça o frasco .... Esse não é o ponto do problema. É claro que o frasco não vai voar se eles baterem na rolha, você está certo sobre isso. Mas esse não é o ponto do problema. Vamos substituir as moscas por partículas (moléculas, átomos, etc.).

Como as partículas têm que se comportar para que o corpo perca peso sem "perder massa"?

 
Se a solução estiver correta, então acabamos de descobrir o segredo dos discos voadores alienígenas. :)
 
Richie:

Vladimir, esqueça as moscas, esqueça o tubo de ensaio, esqueça o frasco .... Esse não é o ponto do problema. É claro que o frasco não vai voar se eles baterem na rolha, você está certo sobre isso. Mas esse não é o ponto do problema. Vamos substituir as moscas por partículas (moléculas, átomos, etc.).

Como as partículas têm que se comportar para que o corpo perca peso sem "perder massa"?


Eles têm que atingir o ar em sincronia para que a pressão ascendente do ar exceda a pressão exercida pelo corpo sobre o avião em que ele se encontra.
 
No momento o frasco "salta", seu centro total de massa estará fora do frasco no topo. É por isso que ele vai voar para cima - ele tende a seu centro de massa delineado. O que fazer além das partículas para manter a levitação do frasco, algo não me vem à mente. Infelizmente, eu não estudei física de líquidos e gases :(
 

Talvez haja mais uma coisa. Que haja apenas uma mosca. Suponha que ela comece do teto e atinja uma coluna de ar dirigida não verticalmente para cima, mas em um ângulo de 45 graus. Neste caso, o frasco não irá saltar verticalmente para cima, mas para cima num ângulo de 45 graus. Ignorando o fato de que a onda de choque retornará, neste momento a mosca deve mudar a direção do impacto em 90 graus - ou seja, o impacto deve agora também estar num ângulo de 45 graus, mas na direção oposta. O frasco vai voar na direção oposta. Mas mais cedo ou mais tarde a mosca chegará ao fundo. É aí que suas tentativas de manter o frasco no ar vão terminar.

A idéia de mudar as direções do impacto para frente e para trás leva à idéia de voar de cima para baixo em uma espiral. Em uma espiral cilíndrica comum e em uma espiral arquimédica. No caso da espiral Arquimedeana e assumindo que a lâmpada tem a forma de uma bola perfeita, pode muito bem acontecer que a onda de choque refletida em algum momento simplesmente leve a mosca novamente "para o teto" e permita que ela faça tudo de novo. Se isso funcionar, uma longa levitação do frasco seria possível.

Richie, eu estou certo?

 

ninguém jamais voará em lugar algum

física, 8ª série, segundo trimestre, embora tenha sido escrito por Hans Christian Andersen, nono ano, ainda é física...

dentro de um recipiente selado, por favor, o próprio recipiente, de jeito nenhum.

 
drknn: Richie Eu estou certo?

Eu já fui para a cama :) Um frasco é um espaço fechado, portanto, não importa como as moscas voam lá, ele não voará. Teoricamente, as moscas podem compensar totalmente seu peso com uma velocidade tremenda, mas praticamente não é realista.

Esqueça o frasco de mosca. Pense em como as moléculas (ou átomos) de um corpo têm que se mover para que o corpo perca peso. O movimento das moléculas é algo como o movimento de um preço: "há muito movimento" e "o resultado é pouco".