Matemática pura, física, lógica (braingames.ru): jogos cerebrais não relacionados com o comércio - página 125

 
GaryKa:

Parece encaixar todas as opções em 2 pesagens
este desenho é algo estranho...
 
sergeev:
este desenho é algo estranho...
É um desenho da Internet....
 
TheXpert: Não sei como, não compreendi a figura.

Estranho, pensei que fosse mais claro, penso que a imagem é mais ilustrativa do que as palavras. OK, alguns comentários:

Para a primeira pesagem, colocamos duas bolas em cada copo da balança, de modo que em cada copo temos 1 bola da cor escolhida e uma bola de outra cor diferente das cores das bolas no cesto oposto. (Na fotografia é uma bola vermelha com uma verde e uma vermelha com uma azul). Os resultados de 1 pesagem podem ser diferentes: opção 1.1) as balanças são equilibradas e opção 2) as balanças são desequilibradas, uma das copas pesa mais do que 2.1). Ou seja, temos dois ramos da solução.

Se a primeira variante, dividimos as bolas em dois grupos homogéneos (grupo ' e grupo '), e depois 1,2) simplesmente pesamos ambos os grupos (3 bolas por copo da balança) e determinamos qual deles é pesado. É isso mesmo, as bolas pesadas são encontradas.

A segunda opção pode acontecer para dois casos (generalizados). Quando ambas as bolas coloridas da primeira pesagem em cada copo são ou pesadas ou leves. Por (2.2) depois de marcar as bolas em grupos (grupo ' e grupo ') determinamos com uma única pesagem com uma bola pesada, qual dos grupos pertence ao grupo pesado e qual ao grupo leve.


Vladon:
Esta é uma fotografia da Internet....
Guarde as suas dúvidas para si. Censurado
 
GaryKa:

OK, alguns comentários:

Agora o padrão é claro.

A segunda opção pode acontecer para dois casos (generalizados). Quando ambas as bolas coloridas da primeira pesagem em cada copo são ou pesadas ou leves.

Há um terceiro caso -- verde pesado e azul claro. Não conta.
 
GaryKa:

Estranho, pensei que fosse mais claro, penso que a imagem é mais ilustrativa do que as palavras. OK, alguns comentários:

Para a primeira pesagem, colocamos duas bolas em cada copo da balança, de modo que em cada copo temos 1 bola da cor escolhida e uma bola de outra cor diferente das cores das bolas no cesto oposto. (Na fotografia é uma bola vermelha com uma verde e uma vermelha com uma azul). Os resultados de 1 pesagem podem ser diferentes: opção 1.1) as balanças são equilibradas e opção 2) as balanças são desequilibradas, uma das copas pesa mais do que 2.1). Ou seja, temos dois ramos da solução.

Se a primeira variante, dividimos as bolas em dois grupos homogéneos (grupo ' e grupo '), e depois 1,2) simplesmente pesamos ambos os grupos (3 bolas por copo da balança) e determinamos qual deles é pesado. É isso mesmo, as bolas pesadas são encontradas.

A segunda opção pode acontecer para dois casos (generalizados). Quando ambas as bolas coloridas da primeira pesagem em cada copo são ou pesadas ou leves. Por (2.2) determinamos com uma única pesagem (grupo ' e grupo '), qual é a pesagem pesada e qual é a leve.


Guarde as suas dúvidas para si. Censurado

Sem ofensa significava...

Opção 1.1 Eu sugeri em privado. o início está errado.

 

Obrigado pelas felicitações, rapazes, mas a verdade vem primeiro!

Em resumo: dois ou três?

Se dois, dá-me um diagrama, como eu próprio sei por três.

 
TheXpert: Há também um terceiro caso - verde pesado e azul claro. Não é tida em conta.

Certo obrigado, então o segundo ramo da solução diverge em três opções (a opção c é adicionada)


E a segunda pesagem será organizada a partir das mesmas bolas que a primeira, mas num arranjo diferente. Como resultado, após a segunda pesagem teremos uma das três respostas, pela qual podemos reconstruir a posição das bolas na primeira pesagem, e conhecendo a bola pesada desde a primeira pesagem (a pesada verde) podemos determinar o peso das outras.


Vladon: sem ofensa significava...
Não me sinto ofendido, e você não está zangado )
 

Andrei, qual é a sua solução para as três bolas (apenas a disposição inicial para cada pesagem é suficiente)?

Há uma opinião de que existem várias soluções.

 
Mathemat:

Andrei, qual é a sua solução para três bolas (apenas a disposição inicial para cada pesagem é suficiente)?

Não tenho uma opção :) a solução acima parece estar correcta.

______________

E feliz aniversário :) Mais problemas de puzzle interessantes para si e para os resolver a todos.

 
TheXpert:

Não tenho uma opção :) a solução acima parece ser a correcta.

______________

E feliz aniversário :) Desejo-lhe muitos problemas interessantes de puzzle e que os resolva a todos.

Obrigado, Andrew.

Receio ter de afixar aqueles que não resolvi mais vezes. Mas resolva-as urgentemente (não gosto de ler as soluções dos outros se eu próprio não as tiver resolvido)!

P.S. Resolveu o 53 problema?