O mercado é um sistema dinâmico controlado. - página 149

 
Paukas, como sempre, vira-se contra o tolo. Mas um tolo astuto, com uma pitada de mais batatas. E este ainda nem sequer está cozido. De qualquer forma, vamos continuar...
 
Vinin:

Se você olhar (pense sobre isso), é sobre outra coisa inteiramente

Trata-se sempre de uma coisa. É uma questão de dinheiro.
 
paukas:

Trata-se sempre de uma coisa. É uma questão de dinheiro.
Aí vem o primeiro obstáculo, quanto são as batatas hoje em dia?
 
avtomat:

Você está usando propositadamente tal bom fogão no exemplo, e um fogão elétrico tão medíocre?

(Tenho medo de realmente perder seu ponto de vista. )

 
solar:

Você está usando propositadamente tal bom fogão no exemplo, e um fogão elétrico tão medíocre?

(Tenho medo de realmente perder seu ponto de vista. )

Temos que procurar o cão enterrado pelo Automat
 

Tivemos uma fumaça, rimos, brincamos... Vamos continuar com nossas delícias culinárias.

.

Deixe-me lembrar que conseguimos fazer um diagrama estrutural de nosso sistema de cozimento da batata:

.

o setter retira um dos valores possíveis do conjunto de valores admissíveis

e as funções de transferência (TF) dos elementos:

aquecedor elétrico

pote

.

Agora tudo está pronto para ferver batatas. Entretanto, antes de iniciar o processo de cozimento propriamente dito, é útil ver como o pote com água e batatas se comporta em diferentes modos de aquecimento, ou seja, em diferentes posições do regulador.

 

avtomat

Qual é o seu tópico de interesse?

 
Este exemplo vem à mente o tempo todo ao cozinhar o jantar. Muitas vezes eu controlo a tampa, mas é um regulador ineficaz - se você a abre um pouco, ela pára de ferver, se você a fecha um pouco, ela ferve e espumas. Você precisa de afinação fina). Na minha opinião, controlar a tampa é como negociar sobre o preço (a tampa é um parâmetro secundário, e o preço é um parâmetro secundário).
 
Recordar que a temperatura ambiente, e com ela a temperatura inicial do aquecedor e a temperatura da panela com água e batatas, é de 15 °C

Vamos ver como o fogão aquece e a panela aquece em diferentes modos:

.

0 -- "desligado".



.

1 -- 90 °C


O tempo de aquecimento até a temperatura alvo de 90 °C (entrando na zona de +/- 5 %) é ≈ 13 minutos
.

2 -- 100 °C


O tempo de aquecimento até 100 °C (chegada dentro de +/- 5%) é ≈ 13 minutos
.

3 -- 110 °C


O tempo de aquecimento até a temperatura máxima possível de 100 °C é de ≈11 minutos. A temperatura alvo de 110 °C não é alcançável para uma panela com água e batatas.
.

4 -- 120 °C


O tempo de aquecimento até a temperatura máxima possível de 100 °C é de aproximadamente 9 minutos. A panela de água e batatas não pode atingir a temperatura definida de 120 °C.
.



.

Agora que você já resolveu tanto o fogão elétrico quanto a panela, agora você pode ferver as batatas.

 

Bem, está na hora de ferver as batatas. Coloque a panela na panela. Ligue o fogão ao calor máximo (r=4).

Sabendo que a água ferverá em cerca de dez minutos, podemos ir à TV para ver as notícias.

Em dez minutos vamos para a cozinha e olhamos, a água está fervendo. Assim, reiniciamos o aquecimento e, para isso, giramos o botão para a posição r=1.


Após alguns minutos, a fervura se acalma e, após mais alguns minutos, a fervura se torna muito fraca. Assim, adicionamos calor girando o regulador para a posição r=3 (no 15º minuto). A ebulição é restaurada gradualmente, e muito rapidamente. Nós olhamos, e as batatas estão quase prontas. Portanto, vamos ajustar o aquecimento de volta para r=1. Aqui estamos distraídos por algumas notícias na TV. Tendo voltado à cozinha em cinco minutos (25º minuto), vemos que a água não está fervendo, mas as batatas já estão prontas. Portanto, desligamos o fogão r=0. As batatas devem ser retiradas e a água drenada, mas depois a campainha toca, um vizinho entra, nós fumamos por cinco minutos....