O mercado é um sistema dinâmico controlado. - página 152

 
alsu:
Bem, eu não sei, funciona para mim, fino ou fino. Quanto a mim, tudo é bom, não direi estritamente, mas na ciência aplicada moderna, "provar" é mais como "convencer". Eu me convenci, outros ainda estão indecisos)) Em outras palavras,

Diga-me, ainda que esquematicamente, o que funciona e como funciona, e à luz do tópico do fio.
 
yosuf:
Não é permitido contar - é publicidade, e é proibido. ...

Amanhã as crianças vão perguntar,

visitando-nos pela manhã:

"Pais, o que fizeram estes

candidatos a doutoramento"...

Responderemos a nossos filhos

A verdade, eles se importam:

O espantoso está próximo, mas é proibido! (c)VSV
 
paukas:

Amanhã as crianças vão perguntar,

visitando-nos pela manhã:

"Pais, o que fizeram estes

candidatos a doutoramento"...

Responderemos a nossos filhos

A verdade, eles se importam:

O espantoso está próximo, mas é proibido! (c)VSV
100 libras para você por este impulso. (os descendentes pagarão)
 

É um erro muito grande pensar que alguém está apertando um botão e controlando o mercado, e isto leva a um mal-entendido do fenômeno.

Este é um simples sistema aberto para cozinhar batatas em uma panela em um fogão elétrico, mas é o primeiro passo em direção a uma UDS.

.

Mas vamos dar um passo adiante.

Considere um sistema automático de controle de temperatura ambiente. Este é um sistema de ciclo fechado. Os elementos dinâmicos nele são os mesmos, diferindo apenas em valores de parâmetros - também tem um aquecedor - uma caldeira, e há um objeto de controle inercial - uma sala aquecida. O regulador é mais complicado agora, mas isso não importa. É necessário adicionar um par de termômetros - dentro e fora de casa

Este é um sistema estabilizador. O trabalho do sistema é manter a temperatura ambiente dentro de tolerâncias muito apertadas de +/- 0,5 °C, dentro de uma ampla faixa de temperatura de dezenas de graus fora. O sistema determina por si só quando o aquecimento deve ser ligado e quando deve ser desligado. Este é um exemplo de uma UDS mais complexa.

(Não menciono aqui as sutilezas, limitações, etc.)

O papel humano aqui é definir a temperatura ambiente desejada, estabelecer a meta. Isso é tudo. O sistema faz o resto.

(Manutenção, reparos programados e outras operações auxiliares são outra questão)

.

Farei mais tarde um exemplo de funcionamento e processos em tal sistema. -- agora estou doente, meus ossos estão baleados, meus dentes doem... ...pontos dolorosos.

Portanto.

Qualquer geladeira, tanto industrial quanto doméstica, que todos possuem, também opera de acordo com o mesmo esquema - lembre-se, como ela liga e desliga sozinha, mantendo a temperatura definida em uma câmara frigorífica.

 
joo:

de jeito nenhum
não é bem assim, sim
 
alsu:
Não é bem a mesma coisa, sim.
No sentido de que resolver um problema linear é metade da batalha, você ainda tem que considerar a não-linearidade.
 
avtomat:

O diagrama acima de cozimento de batatas em uma panela em um fogão elétrico é o sistema aberto mais simples, mas dá a primeira idéia de uma UDS.



Para manter a conversa sobre a temperatura ótima de cozimento das batatas).

 

Suponhamos que tomamos medidas da temperatura da água na panela a cada minuto enquanto as batatas estavam fervendo, e as traçamos em um gráfico:

.

Vamos fazer a pergunta:

Podemos determinar a partir dos dados de saída disponíveis qual foi o sinal de controle que levou a esses dados reais?

 
sergeyas:

Para manter a conversa na temperatura de cozimento ideal para as batatas).

Bem, porque não ;)) Podemos acoplar um sistema de controle ideal ao nosso sistema de cozimento de batatas.
 
avtomat:
Bem, porque não ;)) Ao nosso sistema de cozimento de batatas podemos facilmente anexar um sistema de ótimo controle...
Mais cedo ou mais tarde, você só terá que trazer a conversa precisamente para encontrar o ótimo na determinação do sinal de controle...;)