[Arquivo!] Pura matemática, física, química, etc.: problemas de treinamento do cérebro não relacionados ao comércio de qualquer forma - página 61

 
Farnsworth писал(а) >>

Por convenção, a igualdade de velocidades é mantida em todos os momentos, e esta "proibição" de avançar. O truque é que para satisfazer a condição do problema, é preciso aplicar alguma força (não importa o que aconteça). Pela simples razão de que se você não fizer isso, a velocidade do avião em relação ao solo não dependerá de forma alguma da velocidade do transportador. As rodas simplesmente girarão mais rápido e, como resultado, a condição não se manterá.

Como corretamente percebido pela Mathemat - a condição é incorreta (pode-se especular sobre velocidades lineares - mas as condições não) e dentro dessa incorreção aparecem soluções diferentes e como conseqüência - apelidos diferentes :o)

Eu marquei em preto o que é correto. Vermelho - o que está errado. Se você não vai ficar indignado, vai entender minha explicação.

Antes de mais nada, aqui está um exemplo. Imagine que você tenha espremido um lápis entre as palmas das mãos. Agora sua tarefa é mover sua mão esquerda para baixo e sua mão direita para cima, mas exatamente na mesma velocidade. Todas as velocidades são relativas ao seu nariz. Você acha que pode mover sua mão esquerda para baixo. Veja se é possível. Como pode fazer isso, se o movimento de sua mão direita compensa 100% pelo movimento de sua mão esquerda?

Sergey, você está absolutamente certo de que se você não pode ignorar o atrito e a massa das rodas neste problema, então a resposta é ambígua. Mas mesmo neste caso, eu posso resolvê-lo e obter a condição de decolagem. Ele conterá como parâmetros a força de impulso da aeronave, o coeficiente de atrito no trem de pouso, a massa e as dimensões geométricas das rodas. Eu não quero fazer isso, é claro, mas é uma chatice. Portanto, vamos tentar lidar com uma situação em que não há atrito no chassi e o momento de inércia das rodas é zero.

Portanto, se o asfalto da pista estiver de pé, o ponto de contato da roda com o solo é estacionário - há atrito com o solo. Quando o avião começa a acelerar, as rodas giram, mas a cada momento o ponto de contato com o solo ainda está parado. Daí a relação entre a velocidade angular das rodas e a velocidade da aeronave. Isso está claro? Você se opõe?

Por que o avião acelera? Porque o impulso dos motores está atuando sobre ele. E o que impede que o avião acelere? Se ignorarmos o atrito no sistema de chassi e a inércia das rodas, então NÃO!

Agora imagine que o avião está com os motores desligados, mas o asfalto (transportador) está se movendo em direção a ele. O que você acha que o avião vai fazer? Você ficará surpreso - NOTHING ! Pela mesma razão. Não há atrito, não há inércia nas rodas, portanto nenhuma força será transmitida para o avião a partir do transportador que poderia movê-lo. Será estacionário e as rodas estarão girando à velocidade do transportador.

Agora tudo o que resta fazer é combinar os dois processos. Como resultado, o avião decolará como se nada tivesse acontecido, o transportador se moverá em sua direção com a mesma velocidade crescente em relação ao solo e as rodas girarão com dupla aceleração.

Se você entender e concordar com isso, você concordará que a força do atrito no trem de aterrissagem e a inércia das rodas das aeronaves modernas pode impedi-lo de decolar sob condições descritas somente se o avião estiver doente, tiver tração fraca e não quiser voar.

 
Farnsworth >>:

а почему он не едет у Вас с включенным двигателем, при этом обутый в шасси, а не в ботинки? Обычно, если не включают тормоз (такая штука устанавливается на шасси, очень полезная), то самолет начинает потихоньку ехать.

quem é quem? ))))

 
Farnsworth писал(а) >>

mas por que não está indo com o motor ligado, mas com o trem de pouso ligado e não com as botas calçadas? Normalmente, se você não ligar o freio (tal coisa montada no trem de pouso, muito útil), o avião começa a andar devagar.

Farnsworth, porque não vai, não consigo entender. E vai. Se o motor desenvolve o impulso necessário para isso, ele desliza em relação ao solo, e em relação à pista, ele desliza ainda mais rápido. Mas a velocidade circunferencial de suas rodas é igual à velocidade da correia - essa é a condição do problema.

 
Yurixx >>:

Почему все же самолет разгоняется ? Потому, что на него действует сила тяги двигателей. А что препятствует самолету ? Если мы пренебрегли трением в системе шасси и инертностью колес, то НИЧЕГО !


Há também a força da inércia da própria aeronave (tem massa e acelera - ou seja, a aceleração é diferente de zero) e o arrasto do ar (isto se não considerarmos o movimento em um vácuo). Mas tem pouco efeito - se a aeronave estiver em movimento (sem considerar o movimento da esteira transportadora) - significa que todas as forças de arraste são superadas, ou seja, o vetor de forças resultante não é zero.

Boa sorte.

 
Yurixx >>:

Выделил корень всего. Спор вокруг кпд возник из-за неправильного его определения. кпд = отношению полезной работы ко всей работе. Для кондиционера, который потребляя мощность 1квт дает комнате 1.5квт, полезная (т.е. переносимая извне) мощность составляет 0.5квт. Остальное - это потребляемая им мощность электроэнергии, которая в конечном счете преобразуется в тепло (как например у обычной нагревательной спирали). Поэтому для кондиционера кпд = 0.5/1.5 = 1/3. Больше единицы (в данном случае) кпд мог бы быть только если бы обеспечивал 2квт.

Т.о. ты абсолютно прав, коэффициент всегда меньше 2 и кпд всегда меньше 1.

Não, não é. Na refrigeração, há um parâmetro chamado eficiência. Não tem nada a ver com eficiência. Eficiência é a relação entre a quantidade de calor no circuito do refrigerador sendo aquecido e a entrada de energia (não confundir com energia!). Este parâmetro pode ser de 1 a... um.... teoricamente, tanto quanto você quiser. Sua magnitude depende diretamente da diferença de temperatura entre os circuitos frio e quente, e tende a, deixe-me dizer com clareza, a um número muito grande quando as temperaturas dos circuitos são equalizadas. É por isso que o vapor da carne no freezer faz com que a saída de calor no condensador se espalhe. Inversamente, quanto maior a diferença de temperatura entre os circuitos, maior a queda de eficiência, tendendo para 1. Ou seja, a liberação de calor tende então à quantidade de energia gasta. Em qualquer caso, a eficiência e a eficácia são parâmetros categoricamente diferentes. Um refrigerador também tem uma eficiência, mas é calculado de forma ligeiramente diferente do que um simples motor térmico. É tudo para se acreditar - estudei o assunto uma vez.

 
Richie писал(а) >>

Mas, você escreveu que é uma solução, pode liberar energia térmica ao resfriar. É aí que você não está totalmente certo. Ao resfriar, ele não dá energia, ele a retira do ambiente externo. Ele o devolveria se estivesse aquecendo. A energia interna da solução é maior, portanto não tem outra escolha senão resfriar para retirar energia do ambiente externo.

Richie, você tem aqui algum tipo de problema de balanço de energia térmica.O corpo que absorve energia (não importa de onde venha) fica quente. E o que o dá é o resfriamento.

Se fosse como se estivesse escrito em vermelho, seria um pedaço de bolo para aquecer na geada - despir-se e desfrutar. :-)

 
Yurixx >>:
...

Yuri, você ficará surpreso, mas eu entendo tudo isso, até simplifiquei significativamente o problema para você escrevendo um pouco mais cedo no mesmo posto, a mesma conclusão - que a velocidade da esteira transportadora não afetará a decolagem. As rodas vão girar mais rápido. Eu tenho escrito sobre isso o tempo todo e não discuti nada. A direção das forças, sua natureza - acredite-me, tenho uma boa idéia :o). Mas todo este tempo eu estava falando de algo completamente diferente, de uma condição não muito correta, (não de um lápis). Talvez eu tenha entendido mal de alguma forma. Se você me explicar exatamente esta condição, mais precisamente sua possibilidade de ocorrência - eu ficarei grato.


Qualquer aumento na velocidade da esteira transportadora - (quantitativamente eu poderia estar errado, desculpe) duplica a velocidade de rotação do trem de pouso, e isto acontece instantaneamente (lembre-se - eu não estou nem discutindo com isso). É mais ou menos justo. Como fazer cumprir a condição de igualdade das velocidades de rotação da banda e do chassi? (Lembro a vocês, ao que ambos chegamos - a rotação da roda é sempre maior que a velocidade da correia).


PS: sobre sua realização teórica, ainda não falo.

 
Richie >>:

Farnsworth, Почему не едит то, не могу понять. Едит. Если двигатель развивает тягу необходимую для этого, то едит относительно земли, а относительно полосы едит ещё быстрее. А вот окружная скорость колёс у него равна скорости движения ленты - это условие задачи.

Na verdade, era uma piada.


para xeon

Não sou vingativo, mas releio os troncos.

:о)

 
VladislavVG писал(а) >>

Há também a força da inércia da própria aeronave (tem massa e acelera - ou seja, a aceleração é diferente de zero) e o arrasto do ar (isto se não considerarmos o movimento em um vácuo). Mas tem pouco efeito - se a aeronave estiver em movimento (sem considerar o movimento da esteira transportadora) - significa que todas as forças de arraste são superadas, ou seja, o vetor de forças resultante não é zero.

Boa sorte.

"A força da inércia da própria aeronave" não existe na natureza. E o arraste do ar, enquanto a aeronave ainda está em contato com o solo, pode ser negligenciado - muito pequeno devido à baixa velocidade da aeronave.

 
Yurixx писал(а) >>

Richie, você tem aqui algum tipo de problema de balanço de energia térmica. O corpo que absorve energia (não importa de onde venha) fica quente. O que o dá é o resfriamento.

Se fosse como se estivesse escrito em vermelho, seria um pedaço de bolo para aquecer na geada - despir-se e desfrutar. :-)

Você está apenas misturando os corpos. A energia interna de uma solução é maior do que a de seus componentes individuais, água e sal. Portanto, quando o sal se dissolve, ele esfria. A massa das substâncias é a mesma, mas a energia da solução é maior, de modo que, para que a solução se forme, ela tem que absorver essa energia de algum lugar. E ele só pode absorvê-lo por resfriamento. A energia virá do ambiente externo.