Matemática pura, física, lógica (braingames.ru): jogos cerebrais não relacionados com o comércio - página 144

 
Mathemat:

1. já apoiado: o problema é creditado sem rodeios na primeira tentativa. E alguém afixou a mesma solução nos comentários para aqueles que também a resolveram.

2. Encontrou um erro específico no meu raciocínio - ou vai continuar a filosofar?

1. não é um argumento. os moderadores também são seres humanos (não digamos de que tipo) e podem cometer erros.

2. eu também estou interessado em procurar um buraco na solução, e ao mesmo tempo encontrar uma solução perfeita (penso que ela existe). proponho modificar o problema:

(5++) Uma centena de mega-cérebros receberam bonés com números da gama 1...100, e não é obrigatório que todos eles tenham bonés diferentes. Por exemplo, a todos poderia ser dado um limite com o número 7 ou metade deles poderia ser dado um limite com o número 20, e à outra metade poderia ser dado um limite com o número 10. O principal não é menos de 1 e não mais de 100. Depois disso, foram todos colocados em círculo. Cada megabrain vê 99 números na cabeça dos outros, mas não na sua própria cabeça. Depois disso, todos escrevem um número de 1 a 100 num pedaço de papel - o suposto número no seu boné. Comunicar e espreitar não é permitido ;) Serão todos soltos se pelo menos um adivinhar o seu número. Que estratégia devem seguir se quiserem ter a certeza da sua libertação? Os megabrain podem acordar antecipadamente uma estratégia, mas sabendo disso, os ocupantes insidiosos estão vigilantes e ouvem cada palavra e gesto dos megabrain desde o momento em que são anunciados do próximo julgamento.

Assim, os megabrain são convidados a desenvolver uma estratégia de sobrevivência impecável que tenha em conta as escutas, ou seja, o facto de os ocupantes estarem cientes de todos os arranjos dos megabrain, e ainda assim não serem capazes de pendurar os seus bonés de uma forma deliberadamente assassina.

Comentário: depois de as tampas serem colocadas (considerar que aconteceu instantaneamente), nenhuma informação é passada entre os megamosks. Eles apenas observam e contam e depois escrevem os seus números.

 
MetaDriver: Os moderadores também são seres humanos (não digamos o que são) e são capazes de cometer erros.

Concordo. Eu próprio tenho uma "solução" que é creditada, mas que está errada. Zadacha ainda está pendurado (sobre a perseguição em três corredores). O moderador também está consciente do erro e admitiu estar desatento.

Um pouco antes, eu próprio encontrei um erro em mais um zadacha - numa solução de pontuação sobre a topografia de Brainiac. Corrigi-o para um impecável.

Proponho uma modificação à tarefa:

Os mega-cérebros podem chegar a acordo sobre uma estratégia antecipadamente. Mas sabendo disto, os ocupantes insidiosos estão atentos e a ouvir cada palavra e cada gesto dos mega-cérebros desde o momento em que são anunciados do desafio que se avizinha.

Assim, os megabrain são convidados a desenvolver uma estratégia de sobrevivência impecável que tenha em conta as escutas, ou seja, o facto de os ocupantes estarem cientes de todos os arranjos dos megabrain, e ainda assim não serem capazes de pendurar os seus bonés de uma forma conscientemente assassina.

A solução também funciona para o caso em que os ocupantes sabem exactamente o que os MMs acordaram.

Os Megamosks não trocam qualquer informação uma vez colocadas as tampas (o que acontece instantaneamente). Sem gestos, inclinações, braços e pernas a abanar, olhares com significado ou qualquer outra coisa. Basta olharem um para o outro e contar.

 
Mathemat:

Concordo. Eu próprio tenho uma "solução" que conta, mas que está errada. A tarefa ainda hoje se arrasta (sobre a perseguição em três corredores). O moderador também está consciente do erro e admitiu estar desatento.

Um pouco antes, eu próprio encontrei um erro em mais um zadacha - numa solução de pontuação sobre a topografia de Brainiac. Corrigi-o para um impecável.

A solução também funciona para o caso em que os ocupantes sabem exactamente o que os MMs acordaram.

Os Megamoskis não trocam qualquer informação depois de colocarem as tampas (o que acontece instantaneamente). Sem gestos, inclinações, braços e pernas a abanar, olhares significativos ou qualquer outra coisa. Basta olharem um para o outro e contar.

Mas agora o moby_dick tem uma oportunidade de procurar antíteses "ficionais" para os ocupantes. :)
 
MetaDriver:
Eu sim (já procurei), mas agora o moby_dick tem a oportunidade de procurar a antítese "filosófica" para os ocupantes, no caso de a encontrar... :)
Não vou encontrá-lo... A solução foi testada por mim "frontalmente". O algoritmo funciona sempre.
 
Mathemat:

E não estou a dizer isso, leia-o com atenção.

S_0 é a soma de todos os números reais no modulo caps 100. Cada um deles é reduzido em 1.

Experiência real: existem 5 MMs no total, são escritos com números de 1 a 5 (não necessariamente diferentes). Digamos 2, 4, 4, 4, 4, 2.

Megamoski nos seus cálculos fazem estes números desta forma: 1,3,3,3,1.

S_0 = 1+3+3+3+3+1 = 11 mod 5 = 1. Este número é desconhecido de todos.

MM #0 (no cap 2) escreve (0 - 10) mod 5 + 1 = 0 + 1 = 1.

MM #1 (no cap 4) escreve (1 - 8) mod 5 + 1 = 3 + 1 = 4.

MM #2 (no cap 4) escreve (2 - 8) mod 5 + 1 = 4 + 1 = 5.

MM #3 (no cap 4) escreve (3 - 8) mod 5 + 1 = 1.

MM #4 (no cap 2) escreve (4 - 10) mod 5 + 1 = 5.

Como vemos, o segundo MM (com o número #1) tem um acerto directo.

Não percebo onde +1 é S_0 ou apenas sempre +1 como na fórmula? Penso que o segundo, mas então como é que S_0 se aplica?

P.S. Tenho-o +1 sempre

 
Avals: Não percebo onde +1 é S_0 ou apenas sempre +1 como na fórmula? Parece ser o segundo, mas então como é que S_0 se aplica?

S_0 não se aplica, ninguém o sabe. É apenas necessário explicar a solução. S_n é aplicado, ou seja, a soma dos números vistos pelo nth megamask. Naturalmente, tendo em conta a subtracção de um de todos eles. No exemplo, S_n é o segundo número que tem um sinal de menos.

A solução parece realmente impossível - mas apenas no início, até se aperceber que ninguém tem de adivinhar o seu número (o que parece ser realmente impossível).

P.S. Há outro semelhante, vou publicá-lo aqui assim que puder.

 
moby_dick:
A prova é muito simples: o número no boné de todos por convenção não tem nada a ver com os números dos outros, portanto, supondo que alguém tenha calculado o seu número, o ocupante só precisa de rebobinar o tempo e mudá-lo para qualquer outro número e ninguém o pode avisar, o que leva a uma contradição...

Não se olha para um ponto simples - ao alterar um dos números, altera-se as respostas dos megabrain (porque pelo mesmo algoritmo eles farão um cálculo diferente).

Ninguém avisa ninguém. Todos agem de acordo com o seu algoritmo pessoal, dependendo dos números visíveis

 
moby_dick:
Prove que se o seu Expert Advisor determinar correctamente a direcção da tendência, então o parâmetro TP externo não tem sentido...

Prove (a si próprio primeiro) que pode dar uma definição precisa de

  1. "tendência"
  2. "direcção da tendência".
  3. "Determina correctamente a direcção da tendência".

... E abrir um novo tópico para discutir o problema do take profit. As pessoas vão chegar até si, tenho a certeza.

 
alsu:

... e abrir um novo tópico para discutir o problema do take profit. As pessoas serão atraídas por si, tenho a certeza.

Não se preocupe, vamos abri-lo, vamos abri-lo em grande :)))




 
DmitriyN: Não se preocupe, vamos abri-lo, vamos abri-lo tão mal :))
És realmente qualquer coisa, Dima.