Matemática pura, física, lógica (braingames.ru): jogos cerebrais não relacionados com o comércio - página 143

 
Mathemat:

Outra tarefa espantosa sobre megamooks e invasores:

(5) Uma centena de megabrain tinha tampas com números da gama 1...100 colocados nas suas cabeças, não necessariamente diferentes para todos. Por exemplo, a todos eles pode ser dado um limite com o número 7, ou metade deles pode ser dado um limite com o número 20, e a outra metade com o número 10. O principal não é menos de 1 e não mais de 100. Depois disso, foram todos colocados em círculo. Cada megabrain vê 99 números na cabeça dos outros, mas não na sua própria cabeça. Depois disso, todos escrevem um número de 1 a 100 num pedaço de papel - o suposto número no seu boné. Comunicar e espreitar não é permitido ;) Serão todos soltos se pelo menos um adivinhar o seu número. Que estratégia devem seguir se quiserem ter a garantia de serem libertados? (Os megamooks poderiam ter acordado previamente a estratégia.

Comentário: Depois de colocarem as tampas (considerem que aconteceu instantaneamente), os megamooks não transmitem qualquer informação uns aos outros. Eles apenas observam e contam e depois escrevem os seus números.



2 Mathemat: por favor afixar "decisões" dadas ou tomadas por "moderadores"...
Porquê? A julgar pelos problemas e respostas, cheira como uma seita de "moderadores" de um site comercial - um exemplo simples: posso provar que o problema acima referido não tem solução. O que é que levaram lá?
Quando estudava, discutia frequentemente com professores (pelo menos um doutor em ciências), e quando tinha a certeza da sua correcção fui estupidamente a Belotserkovsky e ele arranjou um conselho, onde ganhei algumas vezes... E para onde irá se o "moderador" estiver errado?
 

moby_dick: Судя по задачам и ответам пахнет сектой самоуверенных "модераторов" коммерческого сайта - простой пример: могу доказать что вышеприведённая задача решения не имеет. А что приняли там?

[...] quando tinha a certeza de que tinha razão, fui a Belotserkovsky e ele marcou uma consulta onde ganhei algumas vezes...

Vá em frente, adoraria ler as suas provas. Estou 100 por cento seguro da minha. Fui à escola #18, se já ouviram falar dela.

Frequentou uma escola de física?

A julgar pelas tarefas e respostas, cheira a uma seita de "moderadores" auto-referentes de um site comercial.

Há isso, estou disposto a admitir. Por vezes não tomam "decisões" totalmente informadas, eu próprio as vi com os meus próprios olhos. No entanto, nem todos são assim, existem tipos bastante objectivos.

Mas quanto à orientação comercial... Duvido muito. Estão activamente à procura de fontes de financiamento.

 
Mathemat:

Mais uma vez, ou não leu com atenção:

Comentário: não se aplicam considerações de continuidade do terreno. Brainiac pode muito bem revelar-se extremamente robusto na elevação - como uma função Dirichlet, por exemplo (esta função não é contínua em nenhum ponto).



Não usei "considerações de continuidade de alívio" - se não se pode dividir o Brainiac em quadrados arbitrários, então existem muitas soluções não contínuas, por exemplo \\\\\\\\\ (quadrados de 45g).
Só utilizei a ausência de restrições na partição dos quadrados, o que no problema correcto equivale a arbitrariedade...
 
moby_dick: Não usei "considerações de continuidade de alívio" - se não se pode dividir Brainiac em quadrados arbitrários, então existem muitas soluções não planares, por exemplo \\\\\\\\\ (quadrados de 45g).
Só utilizei a ausência de restrições à quadratura, o que no problema correcto equivale a arbitrariedade...

Há um esclarecimento dos moderadores, que não escrevi aqui: a praça em questão está situada num avião, ou seja, num mapa. Não se encontra na superfície do terreno.

E segundo: a afirmação do carácter do problema é sobre qualquer quadrado, e não sobre um quadrado de tamanho atribuído.

 
Mathemat:

Continue, adoraria ler a sua prova. Estou 100 por cento seguro da minha. Fui à escola número 18, se já ouviram falar dela.

Foi à phstech? Sim.

A prova é muito simples: o número no boné de todos pela condição nada tem a ver com os números dos outros, por isso, supondo que alguém tenha calculado o seu número, o ocupante só precisa de rebobinar o tempo e mudar este número para qualquer outro número e ninguém o pode avisar, o que leva a uma contradição...
 
moby_dick: A prova é muito simples: o número no boné de todos é por convenção sem relação com os números dos outros, portanto, supondo que alguém calculou o seu número, o ocupante só precisa de rebobinar o tempo e mudar esse número para qualquer outro número e ninguém o pode avisar, o que leva a uma contradição...

Tem a premissa errada: pensa de alguma forma que alguém é obrigado a calcular o seu número com precisão. Isto não é de todo necessário. O importante é que o número calculado e o número real coincidam em pelo menos uma pessoa que nem sequer o conhece.

E segundo: quem lhe disse que o ocupante pode rebobinar o tempo?

 
Mathemat:

Tem a premissa errada: pensa de alguma forma que alguém é obrigado a calcular o seu número com precisão. Isto não é de todo necessário. O importante é que o número calculado e o número real coincidam em pelo menos uma pessoa, que nem sequer tem conhecimento disso.

E segundo: quem lhe disse que o ocupante pode rebobinar o tempo?



Esse é o "pelo menos um" de que estava a falar... não importa se pode rebobinar ou não, o importante é que, se rebobinar, terá de mudar todo o megaalgoritmo para o infinito - isto é uma contradição, o que significa que não há algoritmo (ao contrário do primeiro mega-verão onde há uma ligação entre números)...
Por alguma razão, parece-me que estás a ser afastado da matemática.
 
moby_dick: o que significa que não há algoritmo (ao contrário dos problemas de primeira mega-soma onde há uma ligação entre números)...

Demasiado categórico.

É pura matemática, sem trapaças e sem recuos. Colocar as tampas e pronto, está feito. A seguir, as mega-moscas funcionam - e os ocupantes já não podem influenciar os acontecimentos.

A solução já foi publicada aqui. Posso repeti-lo especialmente para si.

Nota: aqui está uma fórmula mais precisa:

calc(n) = (n - S_n) mod 100 + 1.

E da penúltima frase retire a frase "a soma deles modulo 100".

Procure o erro.

 
Mathemat:

Demasiado categórico.

É pura matemática, sem trapaças e sem recuos. As tampas são colocadas e pronto, está feito. A seguir, as mega-moscas funcionam - e os ocupantes já não podem influenciar os acontecimentos.

A solução já foi publicada aqui. Posso repeti-lo especialmente para si.

Nota: aqui está uma fórmula mais exacta:

calc(n) = (n - S_n) mod 100 + 1.

E da penúltima frase retire a frase "a sua soma modulo 100".



Agora compreendi o valor deste ramo - se me faltasse a emoção do comércio e do póquer, poderia argumentar a favor do dinheiro... :))
Cuidado, você é demasiado categórico e tal jogador pode ser encontrado - pergunte aos moderadores se eles o apoiarão...
 
moby_dick: Agora compreendo o valor deste fio - se me faltasse a emoção do comércio e do póquer, podia-se apostar dinheiro... :))
Tenha cuidado, pode ser encontrado demasiado categórico a si e a tal jogador - pergunte aos moderadores, se eles o apoiarão ...

Já apoiada: a tarefa é cristalizada na primeira tentativa. E nos comentários para aqueles que a resolveram, alguém postou também a mesma solução.

Encontrou um erro definitivo no meu raciocínio - ou vai continuar a filosofar? Bem, é de alguma forma indecoroso para um licenciado de um departamento de física, argumentando com o próprio Belotserkovsky...

E, a propósito, e a topografia de Brainiac? Há uma solução disponível para um aluno do 6º ou mesmo do 8º ano. Não há matéria superior.