Matemática pura, física, lógica (braingames.ru): jogos cerebrais não relacionados com o comércio - página 105

 
TheXpert: Também não é assim. Desde o momento em que a neve cai até ao momento do despejo (assumindo que o despejo é instantâneo), o carrinho é também ligeiramente travado por fricção.

Correcto. Mas este efeito é o mesmo para ambas as carroças, por isso considere que não há qualquer efeito. Isto é o que eu chamei pressão dinâmica.

Se a neve aumentar a massa do carrinho a uma velocidade alfa = dm/dt, então o megamotor deve gerar uma força reactiva alfa*v dirigida para trás. Tem de ejectar a neve constantemente, a uma velocidade constante. Daí a força reactiva.

Aqui v é a velocidade do carrinho.

 
Mathemat:

Se a neve aumenta a massa do carro a uma velocidade alfa = dm/dt, então o megamotor deve gerar a força reactiva alfa*v dirigida para trás. Tem de ejectar a neve constantemente, a uma velocidade constante. Daí a força reactiva.

Sinceramente, não compreendo o seu raciocínio.
 
Mischek: A neve trava o carrinho quando cai, mas quando se desprende dele, não o faz.

O verde está certo.

O azul está errado: também o trava, o bastardo.

 
TheXpert: Sinceramente, não compreendo o seu raciocínio.

Que o tempo dt tenha passado. Nesse tempo a neve aumentou a massa do carrinho em dm = alfa * dt = dm/dt * dt. Assumimos que a neve cai sobre o carro, aumentando a sua massa à velocidade alfa. A massa do carrinho cresce de acordo com a lei m(t) = m_0 + alfa*t (se a neve não for despejada).

O impulso do carrinho não mudou. A fricção mudou, mas ligeiramente.

O megamotor pega numa massa de neve dm e atira-a perpendicularmente ao movimento. Devido ao facto de o carro estar a avançar a velocidade v, o megamosk está a lançar o impulso dp = v*dm - para o mesmo tempo dt.

Assim, lança impulso dp = v*alpha*dt no tempo dt.

Assim, ao empurrar o carrinho para trás, cria uma força reactiva igual a dp/dt = v*alpha e dirigida já contra o movimento. Considere que o megamotor não é uma pessoa, mas uma bomba que varre a neve do carrinho.

Está claro agora?

 
Mathemat:


O azul está errado: ele também a está a atrasar, o bastardo.

Noooo (((( não o abranda
 
Mischek:
Noooo (((( não abranda
Eu também costumava pensar assim, mas Andrei convenceu-me. E depois o moderador braindumps.ru convenceu-me indirectamente ao fazer uma pergunta inocente sobre a conservação do momentum.
 
Mathemat:
Eu também pensava assim antes, mas Andrew convenceu-me. E depois, por uma indirecta dica, o moderador braingames.ru convenceu-me ao fazer uma pergunta inocente sobre a conservação da dinâmica.

Andrei ? Está confuso.

Se não vejo ou não entendo alguma coisa, vou acreditar na sua palavra, o moderador do jogo, mas é assim.

 
Mathemat:
Eu também costumava pensar assim, mas Andrei convenceu-me. E depois, por uma indirecta dica, o moderador braingames.ru também me convenceu ao fazer uma pergunta inocente sobre a conservação do momentum.

Lavagem ao cérebro...

Vamos a um vácuo. Um carro espacial voa. Depois, ao raptá-lo, divide-se ao meio. As carroças filhas (iguais em massa) são repelidas perpendicularmente ao movimento.

A velocidade é reduzida para metade? ;-)

 
MetaDriver:

Megabrain...

Vamos para um vácuo. Uma carroça espacial voa. Depois divide-se ao meio por rapto. As carroças filhas (iguais em massa) são repelidas perpendicularmente ao movimento.

A velocidade diminuiu para metade? ;-)

Estás a dizer algo de errado, Volodya.

Atira-se uma beata de cigarro (não, não uma beata, mas um seixo - para não voar de volta e bater no olho da sogra) do carro estritamente perpendicular ao trânsito (está a conduzir a cem quilómetros por hora). Irá voar para a frente ou não? Ou irá atingir o solo sem avançar um centímetro no trânsito?

Estou a falar estritamente da componente da velocidade da neve que é co-axial ao movimento do carrinho. E estou a argumentar que a neve também vai voar ao longo do movimento do carrinho.

Se não vejo ou não entendo alguma coisa, aceito a sua palavra, aceito a palavra do moderador deste jogo, mas é assim.

Se o impulso do carrinho não mudar quando a neve for atirada, então a neve terá de ser atirada um pouco para trás. Isto é quando a neve no sistema ligado ao solo (estacionário) voará estritamente perpendicular à trajectória.

 
Mathemat:


Estou a falar estritamente da componente da velocidade da neve que é co-direccional para o movimento do carrinho. E eu defendo que a neve também voará ao longo do movimento do carrinho.

A questão é essa, e a velocidade do carrinho não vai diminuir.