Matemática pura, física, lógica (braingames.ru): jogos cerebrais não relacionados com o comércio - página 107

 
fyords: Consequentemente, o lançamento em si não tem qualquer efeito sobre a velocidade. Resta examinar a própria neve.

E tem. Tanto na velocidade como, mais importante ainda, na dinâmica.

Se considerar que o carrinho viaja lentamente, o vector A será muito pequeno.

A neve é despejada pouco a pouco, de forma diferente, mas continuamente. O efeito acumula e torna-se finito.

 
Mathemat:

Funcionará, uma vez que é um megamotor, irá funcionar. Caso contrário, o movimento seria estúpido e ainda mais difícil de descrever.

O princípio é que o megamotor lança uma parte da dinâmica para a frente. Assim, retira um pouco do impulso ao carrinho. Assim, o seu ímpeto diminui. E isso é modelado pela força de travagem reactiva criada pelo trabalho do megamotor. É apenas a força de recuo.

Então, qual é o problema dos carrinhos de flores no vácuo? Recorde a pergunta.

Uma carroça espacial voa (com velocidade V). Em seguida, ao brotar, divide-se ao meio. As carroças filhas (iguais em massa) são repelidas perpendicularmente ao movimento (com velocidade microscópica v).
A velocidade é reduzida para metade?

 
MetaDriver:

Então o que é que se passa com os carrinhos de florescimento no vácuo? Lembra-me da pergunta.

Uma carroça espacial voa. Depois, ao brotar, divide-se ao meio. As carroças filhas (iguais em massa) são repelidas perpendicularmente ao movimento.
A velocidade diminui para metade?

Não, não tem. As carroças voam mais longe num ângulo (não 180), mas as suas velocidades na direcção do movimento são as mesmas de antes. Lei de conservação do momentum.

Onde arranjou o duplo?

 
Mathemat:
E tem. Tanto na velocidade como, mais importante ainda, na dinâmica.

Bem, como é que isso me afecta. Ou sou estúpido, ou os esquis não se estão a mexer.

O exemplo da arma - a bala sai perpendicularmente ao movimento, mas como a sua velocidade é muito superior à velocidade do carrinho, o vector de movimento resultante da bala será quase perpendicular.

 
fyords: O exemplo da arma - a bala sai perpendicularmente ao movimento, mas como a sua velocidade é muito superior à velocidade do carrinho, o vector de movimento resultante da bala será quase perpendicular.
Não temos uma bala, temos neve a cair lentamente. E está igualmente a ser lentamente varrido de volta.
 
Mathemat:

Não, não tem. Os carrinhos voam mais longe num ângulo (não 180), mas as suas velocidades na direcção da viagem são as mesmas de antes. Lei de conservação do momentum.

Onde obteve o dobro disso?

Bem, cada metade perdeu metade do seu impulso. Isso é estritamente de acordo com a sua lógica.
 
Mathemat:
Não temos uma bala, mas neve que cai lentamente. E está igualmente a ser lentamente varrido de volta.

OK, que seja neve, mas quando damos aceleração à SNOW, não desperdiçamos o PULSE do carrinho, porque o vector de aceleração é perpendicular ao movimento. Desde que não importa para onde a neve vai voar, o principal é que no ponto de descolamento da pá, ela voará para o lado onde a pá lhe deu (a neve) ímpeto.

Certo?

 
fyords:

OK, que seja neve, mas quando damos aceleração à SNOW, não desperdiçamos o PULSE do carro, porque o vector de aceleração é perpendicular ao movimento. O principal é que, no ponto de separação da pá, a neve voa para a direcção onde a pá lhe deu (a neve) impulso.

Certo?

Bem, foi você que desenhou o quadro. No sistema ligado à terra. Certo? Vai dizer-me para não acreditar nos meus olhos?

Embora não importa onde a neve voa, o principal é que no ponto de separação da pá, ela voa para o lado onde a pá lhe deu (a neve) o impulso.

No sistema associado ao carrinho, a neve voará para longe estritamente perpendicular ao carrinho. Num sistema ligado ao solo, voará ao lado do carrinho e afastar-se-á até atingir o solo.

Está "você" bem?

Bem, cada metade perdeu metade do seu impulso, estritamente de acordo com a sua lógica.

Está a inventar algo. Eles não perderam nada.

Estou apenas a falar da parte do impulso que está na direcção do movimento. O que acontece estritamente perpendicular a ela não tem qualquer interesse para mim.

No caso da sua cosmotelega, é muito simples: o impulso é conservado, pelo que ambas as partes voarão mais na direcção do movimento original, mas voarão separadas. Mas o vector do impulso total do sistema permanecerá o mesmo.

Acredite em mim, também não cheguei a essa conclusão por nada. É uma testemunha: resisti no início.

 
Mathemat:

Bem, foi você que o pintou. Num sistema ligado à terra. Não o fez? Vai então dizer-me para não acreditar nos meus próprios olhos?

"Está 'em si' bem?

Não há problema.

No sistema ligado ao carrinho, a neve seria perpendicular ao carrinho. Num sistema ligado ao solo, voará ao lado do carrinho e afastar-se-á até atingir o solo.

Aí está, a verdade.
 
fyords: Aí está, a verdade.

Nem tudo. Estou presa. Mas primeiro é preciso pelo menos alguém que compreenda o raciocínio dado anteriormente (ou que argumente o ponto):

Que o tempo dt tenha passado. Durante este tempo a neve aumentou a massa do carrinho em dm = alfa * dt = dm/dt * dt. Assumimos que a neve cai sobre o carro, aumentando a sua massa à velocidade alfa. A massa do carrinho cresce de acordo com a lei m(t) = m_0 + alfa*t (se a neve não for despejada).

O impulso do carrinho não mudou. A fricção mudou, mas ligeiramente. Voltará atrás, pois a massa do carrinho permanecerá a mesma quando a neve for despejada.

Agora o megamotive pega na mesma massa de neve dm e atira-a perpendicularmente ao movimento para o mesmo tempo dt.. Devido ao facto de o carro estar a avançar com velocidade v, o megamotor lança impulso dp = v*dm - ao mesmo tempo dt.

Assim, lança um impulso dp = v*alpha*dt no tempo dt. Estou apenas a falar da componente orientada para o movimento. A que velocidade ele atira a neve perpendicular ao movimento - mesmo à terceira velocidade cósmica - não me interessa nada.

Assim, ao empurrar o carrinho para trás, cria uma força reactiva igual a dp/dt = v*alpha e dirigida já contra o movimento. Considere que um megamotor não é uma pessoa, mas uma bomba que varre a neve do carrinho.