Interessante e Humor - página 4868

 
Esta é a segunda vez que vejo uma imagem estranha. Tenho duas canecas do mesmo tamanho em casa - ambas de 450 gramas. Coloco a cerveja em ambos, deito-lhes água a ferver por cima. Após 15-20 minutos, quando está bem fermentado, verto açúcar (a mesma quantidade em ambas as chávenas), mexo-o, provo-o. Ironicamente, a temperatura numa caneca de cerâmica é VITAMENTE MAIS BAIXA do que numa caneca de aço inoxidável. Parece que o inoxidável é um metal - a transferência de calor é mais elevada do que a cerâmica, o chá nele deve arrefecer mais rapidamente, mas de alguma forma arrefece mais rapidamente em cerâmica. É por isso:
 
Vitaly Murlenko:
Esta é a segunda vez que vejo uma imagem estranha. Tenho duas canecas do mesmo volume em casa - ambas de 450 gramas. Coloco a cerveja em ambos, deito-lhes água a ferver. Após 15-20 minutos, quando está bem fermentado, verto açúcar (a mesma quantidade em ambas as chávenas), mexo-o, provo-o. Ironicamente, a temperatura numa caneca de cerâmica é VITAMENTE MAIS BAIXA do que numa caneca de aço inoxidável. Parece que o inox é um metal - a transferência de calor é mais elevada do que a cerâmica, o chá nele deve arrefecer mais rapidamente, mas de alguma forma arrefece mais rapidamente em cerâmica. É por isso:

Deve medi-lo com um termómetro e depois tirar conclusões. Qual a diferença que fará para um tangível)

 
Vitaly Murlenko:
Esta é a segunda vez que vejo uma imagem estranha. Em casa tenho duas canecas com o mesmo volume - ambas de 450 gramas. Coloco a cerveja em ambos, deito-lhes água a ferver. Após 15-20 minutos, quando está bem fermentado, verto açúcar (a mesma quantidade em ambas as chávenas), mexo-o, provo-o. Ironicamente, a temperatura numa caneca de cerâmica é VITAMENTE MAIS BAIXA do que numa caneca de aço inoxidável. Parece que o inox é um metal - a transferência de calor é mais elevada do que a cerâmica, o chá nele deve arrefecer mais rapidamente, mas de alguma forma arrefece mais rapidamente em cerâmica. É por isso:

É a própria caneca de metal que queima os lábios. As pessoas habituam-se instintivamente a beber elas próprias líquidos quentes para não queimar as áreas mais sensíveis - os lábios e a laringe. Muitas pessoas bebem água que acabou de ser fervida sem dor. Tente segurar tal água numa caneca de metal nas suas mãos. Portanto, esta é uma sensação subjectiva.

 
Vitaly Murlenko:
Esta é a segunda vez que vejo uma imagem estranha. Em casa tenho 2 canecas com o mesmo volume - ambas de 450 gramas. Coloco a cerveja em ambos, deito-lhes água a ferver. Após 15-20 minutos, quando está bem fermentado, verto açúcar (a mesma quantidade em ambos), mexo, provo. Ironicamente, a temperatura numa caneca de cerâmica é VITAMENTE MAIS BAIXA do que numa caneca de aço inoxidável. Parece que o inox é um metal - a transferência de calor é mais elevada do que a cerâmica, o chá nele deve arrefecer mais rapidamente, mas de alguma forma arrefece mais rapidamente em cerâmica. É por isso:

Para além da condutividade térmica, a capacidade térmica também desempenha um papel. E mesmo que a cerâmica tenha uma menor gravidade específica, a sua massa é muito mais elevada, o aço inoxidável é fino.

 
Penso que um termómetro é mais fiável do que os seus lábios, não é?)
 
Eis outro mistério sobre o mesmo assunto: fervo água num bule de Tefal e despejo-a num bule de leite-creme. Se eu tocar no bico Tefal na borda de vidro do bule, deixa uma marca derretida no plástico Tefal! É aqui que não posso oferecer qualquer explicação plausível.
 
JRandomTrader:
Outro enigma sobre o mesmo tema: Fervo água num bule de Tefal e despejo-a num bule de leite-creme. Se eu tocar no bico Tefal até à borda de vidro do bule, o plástico Tefal deixa uma marca derretida! É aqui que não posso oferecer qualquer explicação plausível.

É preciso fazer experiências com metal, madeira e plástico. Quanto mais variedade, mais fiável é o resultado).

 
Vitaly Murlenko:
Esta é a segunda vez que vejo uma imagem estranha. Tenho duas canecas do mesmo tamanho em casa - ambas de 450 gramas. Coloco a cerveja em ambos, deito-lhes água a ferver. Após 15-20 minutos, quando está bem fermentado, verto açúcar (a mesma quantidade em ambas as chávenas), mexo-o, provo-o. Ironicamente, a temperatura numa caneca de cerâmica é VITAMENTE MAIS BAIXA do que numa caneca de aço inoxidável. Parece que o inoxidável é um metal - a transferência de calor é mais elevada do que a cerâmica, o chá nele deve arrefecer mais rapidamente, mas de alguma forma arrefece mais rapidamente em cerâmica. É por isso:

Não me lembro exactamente, mas li algures que o chá deve ser preparado por não mais do que dois minutos. Depois conserva tanto o sabor como o aroma do chá. Se a preparar durante mais de 5 minutos, toda a amargura, odor e cor desagradáveis sairão. Se gosta de beber veneno, continue a experimentar a temperatura...

 
JRandomTrader:
Eis outro mistério sobre o mesmo assunto: fervo água num bule Tefal e despejo-a num bule de leite-creme. Se eu tocar no bico Tefal na borda de vidro do bule, deixa uma marca derretida no plástico Tefal! Aqui não posso oferecer qualquer explicação plausível.
O vapor do bule Tefal aquece a borda do bule)
 
JRandomTrader:
Eis outro mistério sobre o mesmo assunto: fervo água num bule de Tefal e despejo-a num bule de leite-creme. Se eu tocar no bico Tefal na borda de vidro do bule, deixa uma marca derretida no plástico Tefal! Aqui não posso oferecer qualquer explicação plausível.
O vapor do bule Tefal aquece a borda do bule)