Interessante e Humor - página 4867

 
Valeriy Yastremskiy:

Em super pequeno, super grande, perto de zero, e além de super grande ou perto de muito espantoso)

Caça ao YEGGOs, ZGGOs e outros?

Se alguém se lembrar http://epizodsspace.airbase.ru/bibl/tehnika_-_molodyoji/1986/1/put.html
 
transcendreamer:

...

P.P.S. A possibilidade de existirem conjuntos imensuráveis é, claro, assustadora, sim...

Tudo é relativo. A humanidade não conhece nem a profundidade nem a altura, mas vê-se a si própria como o centro do universo. Isto também é ridículo da minha torre do sino.

E o BW e 13,5 mil milhões de anos é uma piada ridícula para os filisteus. É um blip no universo.

 
Uladzimir Izerski:

Tudo é relativo. A humanidade não conhece nem a profundidade nem a altura, mas vê-se a si própria como o centro do universo. Isto também é ridículo da minha torre do sino.

E o BW e 13,5 mil milhões de anos é uma piada ridícula para os filisteus. É um piscar de olhos no universo.

Eu também me oponho à visão antropocêntrica.

 
Valeriy Yastremskiy:

Em super pequeno, super grande, perto de zero, e além de super grande ou perto de muito espantoso)

números transfinitos e à sua volta também.


e paradoxos em geral surgem porque não são suficientemente precisos

que tem sido evidente desde Russell.

os paradoxos mostram apenas imperfeição dos axiomas escolhidos (linguagem, conceitos) ou limitação da sua aplicabilidade

 

embora alguns autores, como Maurice Kline, tenham escrito sobre a crise da matemática.

há uma vaga sensação de desconforto de que a matemática sendo extremamente precisa e formal é incapaz de explicar não só o mundo mas até a si própria 😁

Espero realmente que isso não seja verdade porque seria um fiasco fenomenal de todo o Logos.

e então não teremos outra escolha senão confiar na intuição ou fazer a teurgia caldeia 😃

 

Como será que os animais contam as suas crias?

Ficam muito preocupados se mesmo um estiver em falta.

 
Uladzimir Izerski:

Como será que os animais contam as suas crias?

Ficam muito preocupados se mesmo um estiver em falta.

Lembro-me de uma experiência a ser realizada. Os corvos podem contar (até 6-7, penso eu) quantas pessoas entraram na cabana e quantas saíram, e se há alguém dentro, respectivamente.

Também foi relatado algures que os animais podem contar com o número normal de crias de uma dada espécie.

 
JRandomTrader:

Lembro-me de uma experiência a ser realizada. Os corvos podem contar (até 6-7, penso eu) quantas pessoas entraram na cabana e quantas saíram, e se há alguém dentro, respectivamente.

Também foi relatado algures que os animais podem contar com o número normal de crias de uma dada espécie.

Quando era criança costumava ver um gato a ficar excitado e começar a procurar quando entrava um gatinho à socapa.

Fi-lo por mimo, claro, mas foi interessante de observar. Na altura, tinha cerca de oito anos de idade.

 
transcendreamer:

Comentarei um pouco mais tarde, mas em suma, o paradoxoO paradoxo Banach-Tarsky refere-se apenas à formalização pura da teoria do conjunto, mais exactamente à forma de formalização, não vamos recusar a matemática por causa dela 😀 a teoria ingénua do conjunto foi enterrada há muito tempo, mas concordo, que provavelmente as descobertas futuras podem abrir uma ligação entre a matemática pura e a física, idealmente chegaremos à teoria matemática do universo, conjunto finito, pode até ser a unidade, mas não creio que Solovyov e o modelo cosmista russo sejam a única escolha, o problema actual, como muito claramente apontado, é a indutividade da linguagem, não temos qualquer possibilidade de nos basearmos na própria existência, neste sentido os conceitos ficam sempre um pouco pendurados no vácuo, confiando apenas num conjunto de postulados, ou a descrição estritamente formal do mundo é impossível em absoluto 😕🙁 e é evidente que a filosofia clássica que tenta separar-se do escolasticismo acaba por ser apenas o próprio escolasticismo puro, mas a filosofia é uma tentativa de sair da prisão do círculo vicioso...

P.S. A propósito, uma coincidência surpreendente que os Oráculos Caldeus foram citados numa seita ontem.... Vejo-o como uma espécie de sinal 😃

P.P. S. a possibilidade de conjuntos imensuráveis é, claro, assustadora, sim...

Só queria dizer que a aporia do Zeno só pode ser resolvida gerando nova aporia, tanto mais assustadora) Hilbert disse que ninguém nos expulsaria do paraíso construído por Cantor, mas acontece que existe e nunca existiu nenhum paraíso) Excepto que podemos postular que a nossa localização é o paraíso)

O principal problema é a impossibilidade de separar o ontológico do linguístico no processo de cognição. Tal como foi com Aristóteles no seu Organon, assim continua até hoje nos textos modernos mais avançados sobre lógica e teoria de conjuntos. Talvez a filosofia analítica moderna possa de alguma forma resolver este problema, uma vez que deixou de negar a importância da metafísica.

 
Aleksey Nikolayev:

Só queria dizer que as aporias do Zeno só podem ser resolvidas gerando novas aporias, ainda mais assustadoras) Hilbert disse que ninguém nos expulsará do paraíso construído por Cantor, mas acontece que não há paraíso e nunca houve) Excepto que podemos postular que a nossa localização é o paraíso)

O principal problema é a impossibilidade de separar o ontológico do linguístico no processo de cognição. Tal como foi com Aristóteles no seu Organon, assim continua até hoje nos textos modernos mais avançados sobre lógica e teoria de conjuntos. Talvez a filosofia analítica moderna possa fazer algo sobre este problema, uma vez que deixou de negar a importância da metafísica.

concordo plenamente