Locatário - página 16

 

É interessante ver como estes parâmetros afetam o resultado:

 

Por exemplo, para nossas condições de base, em diferentes posições de válvulas, obtemos estas interessantes imagens

.


.

.

Isso é para o quadro geral...

Estamos interessados na última dependência

(perfil da fase "a-da" -- o último gráfico é um caso especial dele)

 
Mathemat:

Não funcionou muito bem. Não vou postar os cálculos aqui. Não há nada de belo neles.

Eu tentei usar a seguinte observação: 1+q-k = 1+epsilon, sendo o epsilon um valor pequeno. Depois expandi a derivada por k na série da Taylor, primeiro mantendo termos até a terceira ordem de pequenez. Então, após simplificações, obtivemos a equação cúbica. Eu descartei o menor termo de terceira ordem e tentei resolver o quadrático resultante. Eu falhei: o discriminante é positivo apenas em pequenos t.

Receio ter cometido um erro ao rejeitar o termo cúbico: embora seja um termo da terceira ordem de pequenez em epsilon, não é pequeno. Eu o tinha como segue: epsilon*epsilon*(epsilon-q)(t-1)(t-2)(t-3). Pode-se ver que para grandes pode ser bastante pequeno (mesmo que epsilon~0,01 seja uma suposição bastante realista). E não se quer resolver o cúbico.

Vamos ver o que Oleg consegue.

P.S. Assumindo epsilon*t = O(1) (ou q*t = O(1) ), você pode aproximar a função de potência por um expoente. Vamos tentar.

Há outra abordagem - sem a série Taylor, mas simplesmente pelo método tangente (Newton, acho). E também se pode chegar a uma solução analítica bastante exata.

A questão é que inicialmente as condições não contêm tempo contínuo, mas uma função de malha - ou seja, uma transformação adequada deve ser realizada primeiro. Somente então a introdução de um pequeno epsilon será válida. Estas são as propriedades das funções da malha.

A propósito, foi a tradução para a região do tempo contínuo que eu lidei no primeiro passo para resolver o problema, usando a transformação de Laplace na cadeia discreta --frequências-tempo. Para ser mais exato: também por isto...

 

Portanto, o objeto de nossa análise posterior é a função

.

 
Mathemat:

E eu não quero resolver o cúbico.

Alexey, eu nunca vi uma expressão analítica para as raízes de uma equação cúbica (exceto para casos parcialmente simplificados). Você não tem tal expressão? Assim como para uma equação quadrática: x1=b/2+SQRT()... etc. Afixe isso se você o conhece. Eu não encontrei nada na Internet. Lembro-me da escola, que existe até mesmo uma representação das raízes através de funções harmônicas!

Há outra abordagem - sem a série Taylor, mas simplesmente pelo método tangente (Newton, eu acho). E também se pode chegar a uma solução analítica bastante exata.

É realmente possível obter uma solução aproximada em forma analítica desta maneira? Nunca ouvi falar disso. Muito interessante, eu gostaria de ver um exemplo do método.

Vamos para o estúdio!

Sim, você fala sobre a solução obtida para as grandes t. Isto também é de interesse prático como um caso de depósito "não matável". O que você conseguiu para obter uma aproximação? Talvez seja possível uma transição limite para t->inf. Então poderemos obter expressão analítica para a porcentagem de pagamento ótima, k, em função de apenas um parâmetro q - valor dos juros acumulados. Este seria um ótimo resultado.

avtomat:

A questão é que as condições iniciais não contêm tempo contínuo, mas uma função de malha - ou seja, uma conversão deve ser feita primeiro. Somente então a introdução de um pequeno epsilon seria válida. Estas são as propriedades das funções da malha.

A propósito, foi a tradução para a região do tempo contínuo que eu lidei no primeiro passo para resolver o problema, usando a transformação de Laplace na cadeia discreta --frequências-tempo. Para ser mais exato: incluindo este...

Oleg, por que você acha que a expressão analítica obtida acima para a soma dos meios deriváveis não é marginal para o tempo contínuo? Afinal, não estipulamos o limite mínimo de intervalo (etapa) da série cronológica original (forma iterada de escrita no primeiro post do tópico). Se assim for, basta que na transição limite em dt->0 tenhamos um certo df(t) e não há contradição...

 
Neutron:

Oleg, por que você acha que a expressão analítica acima para a soma dos derivados não é o limite para o tempo contínuo? Afinal, não estipulamos especificamente uma restrição ao intervalo mínimo (etapa) da série cronológica original (forma iterada de notação no primeiro post do tópico). Se assim for, então é suficiente que na transição limite em dt->0 tenhamos um df(t ) definido e não haja contradição...

Não é assim... Tente introduzir um pequeno epsilon aqui...

Sim, não estipulamos especificamente em nenhum lugar, mas a formulação do problema em si implica implicitamente no uso de uma função de malha.

Isto significa que a correspondência estará nos nós da malha. Além disso, para as funções da malha não há pontos intermediários - apenas os nós da malha. Portanto, todas as tentativas de construir valores intermediários levarão a resultados errôneos (a propósito, estas questões pertencem ao campo da quantização de sinais). Os valores intermediários podem ser construídos aumentando a taxa de amostragem, ou seja, introduzindo novamente uma função de malha com mais nós, o que não mudará fundamentalmente a essência do fenômeno. Isto significa, em particular, que são utilizados derivativos em primeiro, segundo, etc., em vez de primeiro, segundo, etc. diferenças. Em vez de integrais -- somas. ... etc. -- este é todo um campo de estudo.

Mas há maneiras de se mover de um campo para outro e voltar novamente.

Neste caso particular de nosso problema, esta abordagem não nos convém. Portanto, a primeira coisa que temos que fazer é passar do tempo discreto para o tempo contínuo.

 
avtomat:

A questão é que as condições iniciais não são de tempo contínuo, mas uma função de malha - ou seja, uma transformação deve ser realizada primeiro.

... ou não, mas use o aparelho disponível da versão discreta da transformada Laplace, ou seja, a transformada em Z. Você não acha que seria mais simples?
 
Neutron:

Eu nunca vi uma expressão analítica para as raízes de uma equação cúbica (exceto por simplificações parciais). Você não tem um? Assim como para uma equação quadrática: x1=b/2+SQRT()... etc. Afixe isso se você o conhece. Eu não consegui encontrar nada na Internet.

A fórmula de Cardano.

Lembro-me da escola que existe até mesmo uma representação das raízes através de funções harmônicas!

A fórmula trigonométrica do Viets

 
alsu:
... Ou não para produzir, mas para usar o aparelho disponível da versão discreta da transformação Laplace, ou seja, a transformação Z. Você não acha que seria mais simples?

Esse não é o problema. Logo no início há um quadro tridimensional de "%crescimento - %rendimento - rendimento" - tudo já está calculado, e está no domínio discreto.

Agora a tarefa esportiva é apresentar tudo isso de uma forma analítica ;)