[Arquivo!] Pura matemática, física, química, etc.: problemas de treinamento do cérebro não relacionados ao comércio de qualquer forma - página 51

 
Richie >>:

ЗАДАЧА на засыпку №2 (очень простая):

-

В теплоизолированный сосуд насыпали 1 кг поваренной соли, потом присыпали 1 кг ментола, потом присыпали 1 кг снега. Содержимое сосуда хорошо перемешали. Вопрос: Как изменится температура содержимого сосуда через несколько минут?

Eu estudei química inorgânica há muito tempo. Há alguns sais que, quando dissolvidos na água, se sua concentração for suficientemente alta, baixam a temperatura em 30 graus (reação endotérmica). Parece que o salitre pertence a tais sais (é maravilhosamente solúvel na água, várias vezes melhor que o sal de mesa).

Não sei o que o mentol tem a ver com tudo isso, mas toda a mistura provavelmente ficará seriamente fria, ou seja, se transformará em gelo salgado com um forte sabor de mentol.

Aqui, no terceiro parágrafo, diz até mesmo sobre o sal comum.

Mas não há nenhum paradoxo especial neste problema: é apenas a dissolução trivial do sal na água.

 

OK, vou responder a segunda pergunta, mas deixe o "público" pensar por enquanto.

Yurixx escreveu corretamente, a temperatura de congelamento da mistura diminui, mas ele está errado em que a mistura de sal e neve aquece. Não aquece, esfria. Ao esfriar, ele absorve energia do ambiente externo. Tal mistura tem um ponto de congelamento mais baixo. Tente misturar 50g de sal com 50g de neve em um copo, a temperatura da mistura será muito mais baixa depois de um tempo. Quanto ao mentol - não tem efeito em nada.

 
Mathemat писал(а) >>

Eu estudei química inorgânica há muito tempo. Existem sais que, quando dissolvidos na água, se dissolvidos em uma concentração suficientemente alta, baixam a temperatura em 30 graus (reação endotérmica). Parece que o salitre pertence a tais sais (é maravilhosamente solúvel na água, várias vezes melhor que o sal de mesa).

Não sei o que o mentol tem a ver com tudo isso, mas a coisa toda deve congelar, pois vai esfriar seriamente.

Aqui, no terceiro parágrafo, diz até mesmo sobre o sal comum.

Sim, você está certo. As pessoas geralmente pensam que o sal derrete a neve, mas acaba por esfriá-la. O salitre também se refere a tais substâncias e, por exemplo, o fixador para revelar materiais fotográficos (tiossulfato de sódio) e muitas outras substâncias. A maioria deles são de fato muito solúveis em água.

 
Talvez os problemas devam ser interessantes, intrigantes e não como os bilhetes de exame.
 
Richie >>:

Под скоростью шасси вы понимаете окружную скорость колёс шасси? Почему же не взлетит?

Jesus, por que você e Yuri são tão espertos!? Eu nem me ofendo com as porcarias que você escreveu. Mas você terá que responder pelo MAI! :о) Faça certo - ele não decolará. Por uma razão simples - leia a declaração do problema. Eu não sei como implementar tecnicamente estas condições, mas não decolará. Está escrito nas condições. A única maneira de encontrá-los é manter o avião no lugar, e para isso, a esteira transportadora tem que girar com uma aceleração tremendamente alta. Eu não me lembro exatamente de todos os cálculos (e nem vou repeti-los), mas a aceleração da esteira transportadora deve somar a dois, três km/seg^2. Não me lembro, talvez menos, talvez até um pouco menos.


Em teoria, esta variante não voa. Praticamente - é impossível verificar, por causa da falta do transportador necessário.

Se você não consegue entender - simplesmente lembre-se, esta condição - não voa :o)

Há várias variantes deste problema, esta variante não voa. Se a velocidade do transportador fosse igual à velocidade do avião, então sim, facilmente, não haveria problema algum. Mas leia a declaração do problema. É isso aí! Honestamente, estou farto. Boa sorte ao inventar uma máquina do tempo. É melhor não entrar aqui, é como uma droga. É como um assassino do tempo e para que serve?


PS: Yuri, eu não esperava tal imbecil de você. Sinceramente - eu não esperava isso.

 

Com intriga? Não há problema:

Pergunta: Um aquecedor pode consumir 1 kW de eletricidade e ainda produzir 1,5 kW de calor?

 
Farnsworth писал(а) >>

Se a velocidade do transportador fosse igual à da aeronave

Você se referia às velocidades da roda do trem de pouso e da correia?

Deixe-me lembrá-lo da condição:

-

Swetten escreveu >>
Uma aeronave (a jato ou hélice) está em pé em uma pista com uma cobertura móvel (como um transportador). O pavimento pode se mover contra a direção de decolagem do avião, ou seja, em direção a ele. Possui um sistema de controle que monitora e ajusta a velocidade da pista de modo que a velocidade das rodas da aeronave seja igual à velocidade da pista.

Pergunta: a aeronave seria capaz de se espalhar sobre este cinto e decolar?

-

Se a velocidade do transportador fosse igual à da aeronave, ele ficaria parado e nunca decolaria.

 
Richie >>:

С интригой? Нет проблем:

Вопрос: Может ли отопительный прибор потреблять 1 кВт электроэнергии, а выделять при этом 1,5 кВт тепла?

É claro que pode. Você pega uma lâmpada potente de kilowatt, enrosca-a em um balde de lenha e liga-a à rede elétrica. Ele tirará exatamente um quilowatt da rede elétrica. Todo o sistema irá gerar mais, pois a madeira também estará queimando.

 
Mathemat писал(а) >>

É claro que pode. Você pega uma lâmpada potente de kilowatt, enrosca-a em um balde de lenha e liga-a à rede elétrica. Ele tirará exatamente um quilowatt da rede elétrica. E todo o sistema vai dar mais, porque a madeira também estará queimando.

Peço desculpas pela formulação imprecisa da pergunta. Sem lenha. Sem incêndio, gás, carvão, urânio, etc. Conectamos o aparelho na tomada, ele consome 1kW e dá 1,5kW de calor.

 
Richie >>:

С интригой? Нет проблем:

Вопрос: Может ли отопительный прибор потреблять 1 кВт электроэнергии, а выделять при этом 1,5 кВт тепла?


Sim