[Arquivo!] Pura matemática, física, química, etc.: problemas de treinamento do cérebro não relacionados ao comércio de qualquer forma - página 296

 
Mathemat писал(а) >>

Os ambientalistas protestaram contra o alto volume de extração de madeira. O presidente da empresa madeireira os tranquilizou da seguinte forma: "Há 99 por cento de pinheiros na floresta. Somente os pinheiros serão cortados, e a porcentagem de pinheiros permanecerá quase a mesma - 98%. Que parte da floresta foi reservada para o corte?

Mathemat, bem, finalmente eles começaram a colocar problemas que eu posso resolver sobriamente :)))
Sim, presidente astuto e ambientalistas estúpidos :))))
 
E o primeiro, Richie?

Três corredores A, B, C correram a corrida de 100 metros várias vezes. Quando os resultados foram contados, verificou-se que A venceu B em mais da metade das corridas, B venceu C em mais da metade das corridas, e C venceu A em mais da metade das corridas. Isto poderia acontecer? (do livro de problemas da Steingauz)
 
Sim, conte o número de divisores, por enquanto. Até o momento, não creio que sua conclusão seja justificada ou potencialmente útil.
Tudo o que sabemos sobre os corredores é o que diz o problema. Provavelmente, todos os três.
 

Eu escrevi um programa para calcular o número de divisores:
-
Dim koldelitVsego As Long
Dim koldelitChisla As Long
Dim i As Long
Dim ii As Long

-

Private Sub Command1_Click()
koldelitVsego = 0
For i = 1 To 2002
koldelitChisla = 0
For ii = 1 To i
If ((i / ii) - Int(i / ii)
) = 0 Then koldelitChisla = koldelitChisla + 1 'If = 0 then divide
Next ii
koldelitVsego = koldelitVsego + koldelitChisla
'Print i, koldelitChisla
Next i
Print koldelitVsego
End Sub

-
Acontece 15542 peças

 
OK. Agora vamos pensar no que conseguimos. Se o primeiro riscou 100 = 2^2*5^2 com todos os divisores (1, 2, 4, 5, 10, 20, 25, 50, 100), então o segundo, ao riscar 15 com divisores, não pode riscar 1 e 5, porque eles já se foram. Qual é então o objetivo deste programa?
 
Em um fio vizinho, Perelman, que é Yakov, foi lembrado. Ele também tinha alguns livros:
"Para os jovens matemáticos. Os Primeiros Cem Enigmas" e "O Segundo".
Talvez algo de lá venha a ser útil.
===
Encontrei este filme: Fermat's Trap.
Há quatro matemáticos fechados em uma sala, forçados a resolver estes problemas lógico-matemáticos sob a ameaça de destruição física. Se não o fizer, a morte está chegando. Brrrrrrrr.
Na verdade, é uma história de detetive. Específico.
Alguém o viu? É muito parecido com este. Você também está fazendo enigmas. No entanto, aqui não há automutilação.
 
Svinozavr >>:
Очень похоже на эту ветку. Тоже загадки отгадываете. Правда, здесь без членовредительства.

Ahem... Por que você acha que restam menos pessoas no ramo do que no início...?

 
MetaDriver >>:

Гхм.. А как ты думаешь, почему в ветке осталось меньше народу чем было вначале...?

Não fui a lugar nenhum, só não tenho tempo para fóruns agora :)))

 
alsu >>:

я кстати никуда не ушел, просто щас времени на форумы нет:)))

Onde você sai do submarino...? E quanto ao tempo, não há nenhum. :))

 
Eu pensava que Perelman não estava apenas promovendo a física para as massas, mas também a matemática.
Svinozavr, o que você diz sobre os corredores?