[Arquivo!] Pura matemática, física, química, etc.: problemas de treinamento do cérebro não relacionados ao comércio de qualquer forma - página 15

 
Yurixx >>:

Дело в том, что при этой разметке (а она подчиняется только одному принципу - у всех разное число друзей, и потому достаточно общая) Петя вообще не участвует. Он является одним из 26 учеников, абсолютно равноправным с остальными. В результате получается, что у всех не может быть разное число друзей - ряд от 1 до N-1 невозможно пронумеровать последовательно N разными числами (это в финале доказательства). Поэтому у двух учеников количество друзей должно совпадать. И эти два ученика находятся рядом в центре ряда. Так и получается, что Петя должен быть одним из этих двух. Только в этом случае все остальные имеют разное число друзей. Любые другие разметки не смогут удовлетворить этому условию.


Se qualquer "Pedro" tem o mesmo número de amigos que seu vizinho (não correspondendo ao seu número em ordem), ou seja, +1 mais ou 1 a menos do que o layout triangular "deveria" ter, QUE TODOS os outros "Pedro" também têm 1 amigos a mais (ou menos). Veja? Ao equiparar Petya com seu vizinho, você deve imediatamente subtrair (ou acrescentar) UM de outra pessoa - e isto IMEDIATAMENTE viola a triangularidade daquela matriz e a condição do problema em um só lugar.

Eu não gostei deste "Petya" de uma só vez.

O problema é um lixo.

A "solução" no link é uma bobagem.

Muito bem, Mathemat, por colocar o problema e sacudir seus miolos.

 
AlexEro писал(а) >>

Eu gostaria de poder ler algo significativo sob esse apelido, por uma vez. Tudo que você faz é beicinho e blá, blá, blá, blá.

Antes de escrever algo, é uma boa idéia aprender a entendê-lo. Bem, pelo menos a condição do problema. A 7ª série não é tanto assim.

 
AlexEro >>:

Да, это почти так.

Если читать условие задачи ЮРИДИЧЕСКИ - то у Пети МОЖЕТ быть равное с одним другим число друзей.

Я же говорил - эта задача некорректна - при ЛЮБОМ прочтении условий. Я пожалуй могу ДОКАЗАТЬ это, причём разными способами. Но не буду..... пока.


Todos já se foram há muito tempo.

Troque seus pneus carecas

 
Mischek, o público ainda não descobriu a fórmula.
 
Yurixx >>:

Хоть бы раз прочесть под этим ником что-нибудь содержательное. Одно только надувание щек и бла-бла-бла.

Прежде чем что-то писать, неплохо было бы научиться понимать. Ну хотя бы условие задачки. 7-й класс - это ведь не так уж много.

Informativo? Por favor: O problema começa assim: "Petya, um aluno de uma família disfuncional, comeu alguns cogumelos alucinógenos e de repente disse a seu professor de matemática que notou....." continua lendo da página 1.

 

AlexEro, você ainda não quer entender que a condição "há outro na classe com o mesmo número de amigos que o de Peter" não precisa ser acrescentada às condições do problema. Ela decorre das condições do problema enquanto o resolve. Mesmo meus esforços (eu provei que Petya não é nem (0) nem (25)) o admitem.

Mas é claro, antes de provar que Petya é (12) ou (13), ambos devem ser apresentados explicitamente.

 
Mathemat >>:

AlexEro, ты так и не захотел понять, что условие "в классе есть еще один с таким же числом друзей, как у Пети" добавлять к условиям задачи не нужно. Оно вытекает из условий задачи в процессе ее решения. Даже мои потуги (я доказал, что Петя - не (0) и не (25)) уже позволяют это понять.

Но, безусловно, перед доказательством того, что Петя является (12) или (13), нужно оба эти варианта предъявить явно.

Não sei o que significa "surgir das condições do problema no processo de sua solução". Nunca encontrei tal coisa, e já quebrei tais "truques - desculpas no decorrer da investigação" mais de uma vez nos tribunais. "Os mais astuciosos perdem primeiro". O criador de problemas acha que é muito inteligente e acha que sua frase lavou os olhos do solucionador (em qualquer empresa real, tal criador de problemas teria um olho negro para tais truques lingüísticos).

Bem, então eu afirmo que das mesmas condições do problema se segue que Petya é amigo de TODOS os 25 de seus colegas de classe. Caso contrário, como ele poderia "perceber" quem é e não é amigo de quem - para cada colega de classe, inclusive as meninas? Diz "notado".

Você insiste em examinar as condições legais do problema? Sim? Bem, então me responda, como Petya poderia "notar" isso, do que não ter TODOS os 25 de seus colegas de classe como amigos.

Como?

 
AlexEro >>:

Ну тогда я утверждаю, что из тех же условий задачи СЛЕДУЕТ, что Петя дружит СО ВСЕМИ 25 одноклассниками.

AlexEro, isto é matemática, não um processo judicial. Como ele descobriu isso é irrelevante para o problema da matemática. Por exemplo, o professor da classe foi instruído de cima para descobrir. E a professora da classe é a mãe de Petya. Isso é possível?

Ou dito de outra forma: você trabalha em algum lugar, em uma equipe. É difícil notar que Seryoga é amigo de Vasya, sem ser amigo de ambos?

Em segundo lugar, a relação de amizade pode ser substituída por qualquer outra relação simétrica e não-transitiva. Eu o sugeri: "A conheceu B na discoteca do clube da tia Masha". Então, não será tão tenso quanto com a amizade.

E finalmente, apresentar a solução, na qual Petya é amigo de todos. É claro, para que as condições do problema não sejam violadas.

 

Mathemat, há muito tempo que eu queria lhe perguntar. O que este Petya tem a ver com Forex em geral? Você começou esta linha por alguma razão, não foi?

Quais são suas conclusões?

 

Nenhuma. O tema foi criado para nada. O título do tópico diz em preto e branco: "Matemática Pura".