Matemática pura, física, lógica (braingames.ru): jogos cerebrais não relacionados com o comércio - página 198

 
VNIK: Deve haver aqui um truque extra, uma vez que a condição inicial é demasiado vaga:
Sem truques. "Alguns deles ardem" deve ser entendido como significando que nem todos eles ardem (ou mesmo todos se extinguem).
 

Até agora, vejo que se trata de uma sequência: todas as outras velas em fila estão acesas, excepto

  • uma não iluminada.
  • dois em fila não acesos
  • três em fila sem luz (bem, é fácil mudar o estado da vela do meio)
  • e quatro em fila sem luz
Existe uma solução, resta apenas formulá-la claramente.

 

Uma análise da força bruta de todas as combinações é a primeira fase de reflexão. Uma análise aparentemente exaustiva é possível, mas é difícil chamar bela a uma solução deste tipo.

Existe uma solução muito curta e mesmo, pode-se dizer, elegante sem qualquer tentativa. Tente olhar para as propriedades da própria operação mágica.

 

Abaixo está a solução do meu moderador para o problema da pesagem (não na primeira tentativa). Apagá-lo-ei dentro de algumas horas.

/deletado por mim/.

Outro problema:

Existe um tabuleiro de xadrez comum com 4 cavaleiros na diagonal principal (campos h1, g2, f3, e4). É necessário dividir o tabuleiro em 4 peças iguais, com a mesma forma, de modo a que cada uma tenha um cavaleiro. Cada peça deve ser ligada (consiste de uma peça).

O peso é 4. O problema está aqui.

Tente resolvê-lo sem ataque informático, apenas com o seu cérebro.

Задачи, загадки, логические игры [Игры разума] икф
  • www.braingames.ru
Есть обычная шахматная доска, на которой стоят по главной диагонали 4 коня (поля h1, g2, f3, е4). Требуется разделить доску на 4 равные, одинаковые по форме части таким образом, чтобы в каждой было по одному коню. Каждая часть должна быть связной (состоять из одного куска).
 
Mathemat:

Há 13 velas no castiçal mágico, dispostas em círculo. Algumas delas estão acesas. A magia é que se se acender ou apagar uma vela, duas velas vizinhas também mudarão o seu estado: as não acesas acender-se-ão e as acesas apagar-se-ão. É sempre possível conseguir que todas as velas ardam ao mesmo tempo?

Peso - 3. A tarefa está aqui.

O problema resume-se à variante: todas as velas menos uma queimadura. Depois é fácil.
 
Mathemat:

Provar que, numa única pesagem, é impossível. Zadachas deste tipo em braingames.ru devem ser justificados - a menos que seja especificamente declarado que não é necessário provar a minimalidade.

Ou mostrar como pode ser feita uma única pesagem. Não pode certamente passar sem pesagem :)

Peço desculpa por não ter respondido mais cedo(alguém fortemente preocupado com a política pensou que as ligações ao vídeo com Venediktov e Bykov são demasiado políticas).

Sim, é de facto garantido distinguir 2 grupos de bolas iguais em número mas diferentes em peso com a ajuda de 1 pesagem (provavelmente não é necessário dar uma prova).

 
Mathemat:

Abaixo está a solução do meu moderador para o problema da pesagem (não na primeira tentativa). Vou apagá-lo dentro de algumas horas.

/deletado por mim/.


Exactamente, já não vale a pena. :)
 
barabashkakvn:
O problema resume-se a obter a opção: todas as queimaduras de velas, excepto uma. Então é simples.
O problema é resolvido de forma elementar. Na primeira fase é necessário obter 1 queimadura e 12 velas extintas, depois é resolvido em 4 movimentos.
 
Contender:
O problema é resolvido de uma forma elementar. O primeiro passo é conseguir 1 queimadura e 12 velas extintas, depois é resolvido em 4 movimentos.

Mostre-me como tirar uma vela acesa de três velas seguidas :)

É possível passar sem as fases preliminares.

Não é necessário reduzir o problema à decomposição algorítmica das subtilezas do arranjo das velas, o que leva a uma vela acesa. Não seria bonito e é pouco provável que seja convincente.

É suficiente encontrar uma única operação "complexa" que resolva todos os problemas de uma só vez. Esta é uma grande pista.

 
Mathemat:

Mostre-me como obter uma queima de três em fila :)


É preciso dar a volta em círculo.