Interessante e Humor - página 4557

 
Vasiliy Vilkov:

Quem se lembra de uma tal maravilha tecnológica?

Pode caber numa disquete 15 segundos de vídeo com resolução de 320x240 ou 1 minuto com resolução de 160x112. A taxa de bits, a qualidade do som e a taxa de estrutura permanecem inalteradas.
Vídeo: MPEG1, 25 fps, bitrate é variável.
Áudio: MPEG-1 Camada de áudio I, mono, 32 kilobits por segundo.

Existe uma palavra tal como disquete?

Não existe tal palavra.

Não, existe tal palavra se não acredita em mim, vamos perguntar à avó Eduardo)

Lembro-me de um amigo me trazer uma disquete e ele perguntou com um sorriso: Sabe quanto pode colocar nesta disquete? E ele anunciou orgulhosamente: 1,4 Megabytes. E isso depois de disquetes de 5,5" com 560 kilobytes.

E depois foi-me oferecido um HDD de 1 gigabyte, pensei que valia o preço de um pequeno avião. Mas fiquei tranquilo e felizmente comprei um. Mas a alegria não durou muito tempo. Em breve havia 8, 20 e mais gigabytes. E o meu "aviãozinho" tornou-se um brinquedo. É uma pena...

 
Alexey Viktorov:

Lembro-me de um amigo me trazer uma destas disquetes e perguntar com um sorriso: Sabe quanto é que cabe nesta disquete? E ele orgulhosamente anuncia: 1,4 megabytes. E isso depois de disquetes de 5,5" com 560 kilobytes.

E depois foi-me oferecido um HDD de 1gb, pensei que valia o preço de um pequeno avião. Mas fiquei tranquilo e felizmente comprei um. Mas a alegria não durou muito tempo. Em breve havia 8, 20 e mais gigabytes. E o meu "aviãozinho" tornou-se um brinquedo. É uma pena...

os verdadeiros "old-timers" usados para descarregar a partir de cassetes de cassetes

e também a cópia através de gravador de cassetes.

 
transcendreamer:

Em França, os jihadistas parecem ter usado um chat de jogos de playstation ou algo parecido

Sim, uma possibilidade. Também pode fazer voice-overs através de servidores de jogos.

 
transcendreamer:

os verdadeiros veteranos estavam a descarregar as fitas cassetes

e a cópia sobre um gravador, também.

Também tive de utilizar cassetes. Mas não por muito tempo.

 

Em 1984 tinha um mini computador pessoal DEC (Digital Equipment Corporation) PDP-11 em funcionamento, processador de 16 bits, memória de 56 Kbytes, 15" ou 16" HDD de 5GB de tamanho de ar condicionado, visor alfanumérico. A minha primeira linguagem de programação foi assembler. O processador tinha uma arquitectura surpreendentemente bela, a programação em assembler foi um prazer. Apenas o Motorola 68K, que tinha o primeiro Apple Mac, era melhor. Depois o marketing conquistou o bom senso e agora temos o Intel x86. Mas, na maioria das vezes, tem-nos a nós.

Nesse mesmo ano recebi em casa um Sinclair ZX80 num processador Zilog Z80 (uma extensão do Intel i8008), o antecessor do ZX81 Spectrum. Este último tinha um blip nas minhas mãos. E o Sinclair QL (Quantum Leap) num Motorola 68008, com um cartucho de microcassete integrado controlado por software, estava prestes a ser lançado. Tinha sido um sonho meu. Mas Sinclair morreu, e isso não aconteceu.

Em breve havia um PC profissional soviético "DVK" com um disquete 8" no trabalho, e em casa um Electronica BK0010 e um leitor de cassetes. Escrevi um leitor/gravador de cassetes áudio para o DVK em formato BK0010. O disco rígido no trabalho veio primeiro com um IBM PC XT.

Em casa durante algum tempo houve um Amiga 500 (se não estou em erro) com o mesmo Motorola 68K. E no meu comprei um i286 ou i386 no início dos anos 90, não me consigo lembrar, com um HDD de 20GB. Nessa altura, os PCs eram disquetes de 3,75". Utilizámos condutores especiais e disquetes quase duas vezes mais rápidos e a capacidade aumentou.

Apareceram todos os tipos de meios de comunicação, mas não criaram raízes. A Sony em particular destacou-se com os seus padrões de propriedade. Mini-discos, cartões de memória. Para além da Sony, ninguém os utilizou. Depois vieram os cartões SD, depois o MicroSD, e depois disso, já sabe. Esta é a evolução dos media na minha prática. Eu diria mesmo que na minha vida pessoal.

 
Alexey Viktorov:

Lembro-me de um amigo me trazer uma destas disquetes e perguntar com um sorriso: Sabe quanto é que cabe nesta disquete? E ele orgulhosamente anuncia: 1,4 megabytes. E isso depois de disquetes de 5,5" com 560 kilobytes.

E depois foi-me oferecido um HDD de 1 gigabyte e pensei que custasse tanto como um pequeno avião. Mas eu fiquei tranquilo e comprei um com prazer. Mas a alegria não durou muito tempo. Em breve havia 8, 20 e mais gigabytes. E o meu "aviãozinho" tornou-se um brinquedo. É uma pena...

Eu ainda tenho um disco de 40Mb de raridade... ))) Nem sequer me lembro do nome dessa interface. O meu filho, quando era pequeno, queria desfazê-lo e ver o que estava dentro. Eu não o deixei, disse que o venderíamos a coleccionadores mais tarde. Há também um disco ATA paralelo de 20 GB à volta.

Lembro-me também de grandes discos com SM1420. Usei-os como engenheiros electrónicos para fazer antenas de TV com amplificadores e vendi-os com sucesso no mercado de rádio e eles apanharam a Finlândia. Por isso, sou mais velho, mais jovem ))))

 
Edgar:

Em 1984 tinha um mini computador pessoal DEC (Digital Equipment Corporation) PDP-11 em funcionamento, processador de 16 bits, memória de 56 Kbytes, 15" ou 16" HDD de 5GB de tamanho de ar condicionado, visor alfanumérico. A minha primeira linguagem de programação foi assembler. O processador tinha uma arquitectura surpreendentemente bela, a programação em assembler foi um prazer. Apenas o Motorola 68K, que tinha o primeiro Apple Mac, era melhor. Depois o marketing conquistou o senso comum e agora temos o Intel x86. Mas, na maioria das vezes, tem-nos a nós.

Nesse mesmo ano recebi em casa um Sinclair ZX80 num processador Zilog Z80 (uma extensão do Intel i8008), o antecessor do ZX81 Spectrum. Este último tive um blip nas minhas mãos. E o Sinclair QL (Quantum Leap) num Motorola 68008, com um cartucho de microcassete integrado controlado por software, estava prestes a ser lançado. Tinha sido um sonho meu. Mas Sinclair morreu, e isso não aconteceu.

Em breve havia um PC profissional soviético "DVK" com um disquete 8" no trabalho, e em casa um Electronica BK0010 e um leitor de cassetes. Escrevi um leitor/gravador de cassetes áudio para o DVK em formato BK0010. O disco rígido no trabalho veio primeiro com um IBM PC XT.

Em casa durante algum tempo houve um Amiga 500 (se não estou em erro) com o mesmo Motorola 68K. E no meu comprei um i286 ou i386 no início dos anos 90, não me consigo lembrar, com um HDD de 20GB. Nessa altura, os PCs eram disquetes de 3,75". Utilizámos condutores especiais e disquetes quase duas vezes mais rápidos e a capacidade aumentou.

Apareceram todos os tipos de meios de comunicação, mas não criaram raízes. A Sony em particular destacou-se com os seus padrões de propriedade. Mini-discos, cartões de memória. Para além da Sony, ninguém os utilizou. Depois vieram os cartões SD, depois o MicroSD, e depois disso, já sabe. Esta é a evolução dos media na minha prática. Eu diria mesmo que na minha vida pessoal.

Nos anos 90 produzimos cartões Sinclair às centenas e vendemo-los por 600 RUR, quando 250 RUR era considerado um bom salário). Tivemos uma oficina onde as raparigas as soldaram. Era um tempo dourado, os lojistas.

 

Um pouco de humor para o dia. Existem 3-4 fotografias para o gato de Trishkin ))



 


.

 
Alexey Viktorov:

Tive também de utilizar cassetes. Mas não por muito tempo.

Já alguma vez usou um destes?


É uma máquina fixe - ainda está em tubos de rádio.