Interessante e Humor - página 3236

 
Andrey F. Zelinsky:
Nem mesmo um ursinho de peluche acreditaria nisso.

Por favor, não o faça. O Dmitry é honesto e muito decente. Era uma vez um professor de informática que, milagrosamente, entrou no fórum. Pediu dinheiro para lhe dar o código de um programa escrito num açaime como amostra sobre o assunto que ensina.

Dima afixou-o imediatamente de graça. Mas o professor revelou-se também um tipo decente, e tentou pagar-lhe de volta. Foi agradável de observar.

Não é isso, seu Bolkonsky. Um exemplo da concorrência mais imunda do serviço local.

 
Dmitry Fedoseev:

Sei sobre diies (também sei sobre bimoles), mas estão espaçados de forma desigual. Há um tom inteiro entre C, D e E, e meio tom entre E e F. Qual é o significado deste sistema?


Regra de ouro: há sempre um meio tom entre quaisquer teclas de piano. Entre o branco e o preto, meio tom. Entre os dois brancos: E-fa e C-do, também meio tom.
 
Dmitry Fedoseev:
Se estiver a ficar pedrado, use algo mais agradável, como o agárico de mosca ou algo que ocorre naturalmente, caso contrário pareceria que está a cheirar a droga.

O facto de poder mastigar as teclas brancas de um piano para o fazer é a sua própria experiência.

Eu não como agárico de mosca. Vocês é que se divertem... agárico de mosca, droga, piano.

 
СанСаныч Фоменко:
Regra de ouro: Sempre meio tom entre quaisquer teclas de piano. Entre o branco e o preto, meio tom. Entre os dois brancos: E-fa e B-do, também meio tom.
Essa é realmente a questão - porquê?
 
Andrey F. Zelinsky:

Que se pode mastigar as teclas brancas de um piano para o fazer, foi o primeiro a dizer-me.

E eu não como agárico de mosca. És tu que te divertes - agárico de mosca, droga, piano.

Bolkonsky, é da tundra?
 
Um homem pequeno, careca e idoso, Alexander Yablochkin(amigo de Georgiy Daneliya, realizador do filme "Afonya" - nota "Escolhido")era alegre, animado e muito apreciado pelas mulheres. Até conhecer a sua Laura de olhos azuis, ele era conhecido como um "coração-robô". Lora Yablochkin venerava-o e brilhava quando ele falava sobre ela. Laura também amava Sashenka (como ela o chamava) e eles viviam bem juntos. Os Yablochkins eram pessoas hospitaleiras, e eu visitei-os frequentemente na sua casa em frente ao Mosfilme. A pequena sala a que chamaram "sala de estar" (Yablochkin fez um apartamento de dois quartos a partir de um apartamento de um quarto) estava tão cheia que agora não consigo compreender como é que todos nós conseguimos encaixar ali. Tudo o que me lembro é que era muito divertido.

Sasha morreu no portão no dia em que era suposto entregarmos o quadro a Sizov. Mostrou o seu passe e desmaiou. Tinha 59 anos de idade.

Enterrámos Alexander Yefremovich no cemitério de Vostryakovskoye. As pessoas adoravam Yablochkin e muitas pessoas vieram despedir-se dele. Os directores, com quem Yablochkin trabalhou, filmaram uma orquestra. O caixão foi colocado perto da sepultura em bancadas especiais.

Havia parentes, parentes e um rabino de pé nas proximidades. "O Mosfilme era contra o rabino, mas os parentes insistiram.


O rabino era pequeno, muito velho, cerca de noventa anos, usando um chapéu preto e um casaco preto ligeiramente gasto, óculos redondos de metal, com o nariz azulado. Era o fim de Novembro, soprava um vento frio, até a neve tinha caído. O Rebbe estava a ficar azul e a tremer. Ofereci-lhe o meu lenço; ele recusou, dizendo que não era apropriado.

Pessoas espalhadas à volta das sepulturas, e a orquestra posicionou-se um pouco afastada, junto à vedação. Savely Ivaskov, o maestro adjunto do estúdio, que estava encarregue do funeral, combinou com o maestro da orquestra que ele lhe daria um sinal de mão sobre quando começar a tocar.

Depois ficou no fim da sepultura e disse ao rabino:
- Prossiga, Pai.
- Rebbe", a Irmã Yablochkina corrigiu-o.
- Rebbe.


O rabino inclinou-se para a sua irmã e começou a esclarecer algo sobre um pedaço de papel.

- Muito bem, Padre, comece! Está frio, as pessoas estão frias", disse Iwaskow com ressentimento. (Mais do que qualquer outra pessoa, opôs-se ao padre judeu).

O rabino olhou para ele, suspirou, e começou a recitar a oração de réquiem em yiddish. E quando chegou aos seus parentes, cantou em russo:

- E a sua irmã Maria, e o seu filho Grisha, e a sua filha Lora. (Laura era muito mais nova do que o seu marido).

- Pai!" interrompeu Ivaskov e acenou com a mão de forma negativa.

Imediatamente o hino da União Soviética foi tocado.

Em choque, o Rebbe estremeceu, escorregou e quase caiu - consegui apanhá-lo de surpresa. O chão estava gelado e muito escorregadio.

- Pára, pára!" gritou Ivaskov. - Quem está lá perto - detenha-os!

A orquestra ficou em silêncio.

- Ruben Artemovich, o sinal não era para si! - Iwaskow gritou ao maestro.

E disse à sua irmã para explicar ao camarada quem era quem. Maria disse ao rabino que Grisha não é um filho, mas um sobrinho e que Laura não é uma filha, mas uma esposa. Ele acenou com a cabeça e começou a cantar novamente. E quando chegou aos parentes, cantou aquela Irmã Maria, sobrinho de Grisha e a filha de Grisha, Laura.

- Bem, pára, pára!" - Ivaskov acenou de novo com a mão. - Quantas vezes?!

E o hino recomeçou.

- Pare com isso! Parem a música! - Iwaskow gritou.

A orquestra ficou em silêncio.

- Ruben Artemovich, o sinal será de duas mãos para si! - Iwaskow gritou ao maestro. - Com duas mãos! - Ele voltou-se para o rabino: - Pai, peço desculpa, compreendes russo? Pode dizer em linguagem humana que a cidadã Lora Yablochkina não é uma filha mas sim uma esposa?! Cônjuge, estás a perceber?!

- Eu compreendo.

- Portanto, prestemos atenção! Afinal, não é bonito, é um funeral!

O rabino recomeçou e quando chegou ao lugar perigoso fez uma pausa e cantou muito claramente:
- Irmã - Maria, sobrinho - Grisha. E não uma filha! - ele olhou triunfantemente para Ivaskov por cima dos seus óculos. - E a mulher do sobrinho de Grisha é a cidadã Laura Yablochkina!
- Oh, yo! - O Iwaskow rugiu.


Escorregou e voou para a sepultura. Ao cair, acenou com ambas as mãos.

E mais uma vez soou o hino da União Soviética.

E depois não nos pudemos conter. Sasha, perdoa-me! Mas eu também me ri. Disse que o seu género favorito era a tragicomédia. Este é o género em que o seu funeral foi realizado.

Quando chegar a altura de eu ir, quero mesmo ir pelo mesmo caminho. Sem ficar doente e de repente, sem torturar ninguém. E que no meu funeral o povo também vai chorar e rir.

Do livro de Georgi Danelia "The Toastmaster Drinks to the Bottom".
 
Dmitry Fedoseev:
Bolkonsky, é da tundra?

Acabei de lhe dizer que não mastigo agárico de mosca - que tipo de pergunta provocadora é essa suposta ser?

Presumo que se mastigar teclas brancas de piano e perguntar se consegue mastigar as pretas - digo-lhe logo de seguida, estou profundamente fora de contacto - percebo, não sou estúpido, estou em retirada, é urgente, não estou a interromper.

 
Dmitry Fedoseev:

Sei sobre diies (também sei sobre bimoles), mas estão espaçados de forma desigual. Há um tom inteiro entre C, D e E, e meio tom entre E e F. Qual é o objectivo deste sistema?

Se se pegar numa guitarra, todas as notas (major e diieses) seguidas passam por um meio tom. A questão é, porque é que existe um tom inteiro entre algumas das notas principais (uma transversal na guitarra) e cerca de meio tom (lado a lado na guitarra)?

12 arremessos numa oitava. Existem 7 notas básicas (tons) e 5 derivadas (agudo/plano - meios tons). As notas E e C não têm notas derivadas. A oitava começa com a nota Do. Após 12 passos, começa a oitava seguinte. Assim, o 13º passo será também a nota Do. As notas em dó de todas as oitavas fundem-se quando soam simultaneamente, ou seja, soam em uníssono. É o mesmo com todas as outras notas em 12 passos.

Porque é que exactamente as notas E e C não têm semitons, não sei. Exactamente da mesma forma quaisquer outras duas notas poderiam ter ausência de meios-tons na construção de designações de escalas. Talvez seja mais fácil navegar nas teclas e no quadro dos dedos desta forma? É possível ver de onde começar a contar.

 
Para as chaves, é necessário consultar a referência de frequência . Pode haver aí uma resposta.
 
Andrey F. Zelinsky:

Acabei de lhe dizer que não mastigo agárico de mosca - que tipo de pergunta provocadora é essa suposta ser?

Presumo que se estiver a mastigar teclas brancas de piano e a perguntar se consegue mastigar as pretas, estou profundamente fora de contacto -- percebo, não sou estúpido, estou em retirada, é urgente, não estou a interromper.

É por isso que estou a perguntar. Não há agáricos de mosca na tundra.