Interessante e Humor - página 3237

 
mihailmischek:
Para as chaves, é necessário ver a referência de frequência. Talvez haja uma resposta.
Anatoli Kazharski:

12 arremessos numa oitava. Existem 7 notas de base (tons) e 5 derivadas (agudo/plano - semitons). As notas E e C não têm notas derivadas. A oitava começa com a nota Do. Após 12 passos, começa a oitava seguinte. Assim, o 13º passo será também a nota Do. As notas em dó de todas as oitavas fundem-se quando soam simultaneamente, ou seja, soam em uníssono. É o mesmo com todas as outras notas em 12 passos.

Porque é que exactamente as notas E e C não têm semitons, não sei. Exactamente da mesma forma quaisquer outras duas notas poderiam ter ausência de meios-tons na construção de designações de escalas. Talvez seja mais fácil navegar nas teclas e no quadro dos dedos desta forma? É possível ver por onde começar.

Escrevi acima: há um semitom entre E (tem uma gralha) e F, bem como entre B e C. Semitom é a frequência, não a cor das chaves.
 
 
СанСаныч Фоменко:
Como disse acima, há um semitom entre E (o seu erro tipográfico) e F, tal como há um semitom entre B e C. O semitom é a frequência, não a cor das chaves.

Não tenho nenhum erro. Estou a falar das marcações das séries sonoras. O facto de a frequência não mudar é claro.

 
СанСаныч Фоменко:
Escrevi acima: há um semitom entre E (tem uma gralha) e F, bem como entre B e C. O semitom é a frequência, não a cor das chaves

Não vou olhar, talvez tenha sido uma gralha. Mas em geral, sei como as notas são organizadas, quais são os moldes, quais são os bimoles, e quantos tons estão entre eles.

A questão é saber porquê. Porque é que as notas principais não estão uniformemente espaçadas? Porquê, porquê e para que fim é um tal truque?

 

Ou seja, poderia ter sido (fila laranja):

//---

A frequência é a mesma, mas as designações são diferentes.

 
Dmitry Fedoseev:

...

A questão é saber porquê. Porque é que as notas principais não correm de forma homogénea? Porquê, porquê e para que fim é um tal truque?

Temos de procurar quem foi o autor deste sistema. )

P.S.

Guido d'Arezzo >>>

Ao reformar a notação não mencionada, Guido introduziu os governantes (o seu número exacto na notação não é especificado). Dois deles - F e C - ele definiu como pontos de referência do passo (à semelhança das teclas posteriores), marcando-os por escrito, respectivamente, em vermelho (mais precisamente em groselha preta) e amarelo (mais precisamente em açafrão). Graças a esta inovação, o tom começou a ser notado com mais exactidão do que nos primeiros manuscritos não anuais.

Гвидо д’Ареццо — Википедия
Гвидо д’Ареццо — Википедия
  • ru.wikipedia.org
Род деятельности: Дата рождения: Место рождения: Дата смерти: Гвидо Аретинский. Рукопись из монастыря близ Аугсбурга, ок. 1100 г., ныне в Вольфенбюттеле (D-W Guelf. 334 Gud. lat., f.4r). Текст — начальная строка акростиха трактата Гвидо «Стихотворные правила» Дата и место рождения Гвидо неизвестны. Жил в бенедиктинском аббатстве Помпоза...
 
mihailmischek:
Para as chaves, é necessário consultar a referência de frequência . Talvez haja uma resposta.
Eu sei como. Um aumento de meio tom é feito multiplicando por algum factor para que, quando multiplicado por 12 vezes, se obtenha a mesma nota da oitava seguinte e a sua frequência seja duas vezes mais elevada.
 
mihailmischek:

Oh, não me venha com essa. Dimitri é honesto e muito decente. ...

 
Anatoli Kazharski:

Ou seja, poderia ter sido (fila laranja):

//---

A frequência é a mesma, mas as designações são diferentes.

Depois entre D e E é meio tom, entre A e B é também meio tom. O mesmo do outro lado.
 
mihailmischek:
Qual é o preço da pátria hoje em dia? Judas!

Um anúncio num eléctrico Kazan: "SovEt maidany tukhtAlysha". KilyasE tuhtalYsh PionerlAr urAmy".

Testemunho: Yuri Zaitsev é da rua Pioneer e não montou na Maidan.