Interessante e bem-humorado (política e história proibidas) - página 49

 
Sergey Golubev:

Multiplicador alemão Rudi Hurzlmeier



é Vasya dos 3 bogatyrs
apenas 2 lombadas e com chifres - prontas para o inverno

 

A neurolinguista Tatiana Chernigovskaya sobre as surpresas do cérebro, do subconsciente e da psique

A professora Tatiana Chernigovskaya, doutora em Biologia e Filologia, chefe do Laboratório de Pesquisa Cognitiva da Universidade Estadual de São Petersburgo, dá palestras interessantes e úteis sobre o cérebro, a consciência e o inconsciente, a psique, a inteligência artificial, o pensamento, etc. Às vezes, eles se entregam a declarações verdadeiramente sensacionalistas e assustadoras sobre os segredos insondáveis e as surpresas de nosso computador mais poderoso. Alguns são simplesmente impossíveis de se acreditar.

  1. O cérebro é uma coisa misteriosamente poderosa, que, por alguma razão, chamamos erroneamente de "meu cérebro". Não há absolutamente nenhuma base para isto: cuja questão é uma questão à parte.
  1. O cérebro toma uma decisão 30 segundos antes que uma pessoa se dê conta da decisão. 30 segundos é uma quantidade enorme de tempo para a atividade cerebral. Então quem toma a decisão no final: o homem ou seu cérebro?
  1. Um pensamento realmente assustador - quem é realmente o dono da casa? Há muitos: o genoma, o tipo psicossomático, uma série de outras coisas, incluindo receptores. Eu gostaria de saber quem é a entidade decisória? Ninguém sabe nada sobre a mente subconsciente, é melhor fechar o assunto imediatamente.
  1. Devemos levar o cérebro a sério. Afinal de contas, isso nos engana. Pense em alucinações. Uma pessoa que os vê não pode ser convencida de que eles não existem. Eles são tão reais para ele quanto o copo sobre esta mesa é para mim. Seu cérebro está mexendo com sua cabeça, dando-lhe todas as informações sensoriais de que a alucinação é real.

Então, que razão você e eu temos que acreditar que o que está acontecendo agora é real e não dentro de nossa alucinação?

  1. Para evitar que você seja dilacerado por dentro, você precisa falar para fora. É para isso que servem os confessores, namoradas e terapeutas. Uma lasca, se não for retirada a tempo, lhe dará envenenamento por sangue. As pessoas que se calam e guardam tudo para si não estão apenas em sério risco psicológico ou mesmo psiquiátrico, mas também em risco somático. Qualquer profissional concordará comigo: tudo começa com uma úlcera estomacal. O corpo é um só - tanto psiquismo quanto corpo.
  1. As pessoas têm que trabalhar com a cabeça, isso salva o cérebro. Quanto mais estiver ligado, mais tempo será salvo. Natalia Bekhtereva escreveu um artigo científico "The Smart Live Long" pouco antes de partir para o mundo melhor.
  1. A descoberta não pode ser feita de acordo com o planejado. É verdade, há uma adição essencial: eles vêm para mentes preparadas. A mesa de Mendeleev não era um sonho para seu cozinheiro. Ele trabalhou nele por muito tempo, seu cérebro continuou pensando, e ele simplesmente "clicou" em seu sonho. Eu digo: a mesa de Mendeleev ficou terrivelmente farta da história e decidiu aparecer para ele em toda a sua glória.
  1. As pessoas têm atitudes erradas, elas pensam que, por exemplo, um chef é pior que um maestro. Isso não é verdade: um chef brilhante brilhará mais que qualquer maestro, estou lhe dizendo como um gourmet. Compará-las é como comparar azedo e quadrado - a questão é mal interpretada. Todos são bons em seu lugar.
  1. Sempre assusto a todos que o tempo não está muito distante quando a inteligência artificial se realizará como uma espécie de individualidade. Nesse momento, terá sua própria agenda, seus próprios motivos, seus próprios objetivos, e eu lhes asseguro que não entraremos nesse sentido.
  1. Só porque o cérebro foi parar em nosso crânio não nos dá o direito de chamá-lo de "meu". É incomparavelmente mais poderoso do que você. "Você está dizendo que o cérebro e eu somos diferentes?" - você pergunta. A resposta é sim. Não temos poder sobre o cérebro, ele toma suas próprias decisões. E isso nos coloca em uma posição muito delicada. Mas a mente tem um truque: o cérebro toma todas as decisões por si só, em geral, faz tudo sozinho, mas envia um sinal a um homem: "Não se preocupe, você fez tudo isso, a decisão foi sua".
  1. Pagamos um grande preço pela existência de gênios. Os distúrbios nervosos e mentais estão em primeiro lugar no mundo das doenças, estão começando a superar o câncer e as doenças cardiovasculares, o que não é apenas um horror e pesadelo geral, mas, entre outras coisas, uma carga dinâmica muito grande para todos os países desenvolvidos.
  1. Nascemos com um computador muito poderoso em nossas cabeças. Mas programas têm de ser instalados nele. Alguns programas já estão nele e alguns precisam ser baixados e você tem que continuar baixando-os durante toda sua vida até morrer. Está bombeando o tempo todo, você está mudando o tempo todo, você está reconstruindo.
  1. O cérebro não é apenas uma rede neural, ele é uma rede de redes, uma rede de redes de redes. O cérebro tem 5,5 petabytes de informação - são três milhões de horas de visualização de vídeo. Trezentos anos de visualização contínua!
  1. O cérebro não vive como a cabeça do professor Dowell em um prato. Tem corpo - orelhas, mãos, pés, pele, por isso se lembra do sabor do batom, lembra o que significa "calcanhar comichão". O corpo é uma parte imediata dele. O computador não tem esse corpo.
  1. A capacidade de obter uma educação de alta classe pode se tornar um privilégio elitista, disponível apenas para os "iniciados". Recordemos a sugestão de Umberto Eco em seu romance "O Nome da Rosa" de que somente aqueles que são capazes, que estão prontos para perceber conhecimentos complexos, deveriam ser permitidos na Biblioteca. Haverá uma divisão entre aqueles que são capazes de ler literatura complexa e aqueles que lêem sinais, que pegam informações da Internet desta forma recortada. Será cada vez mais afastada.
 

República Tcheca Praga, Estação Ferroviária Central, agora mesmo:

República Tcheca Praga, Estação Ferroviária Central, agora mesmo

 
Por que eu costumava lutar tanto para encontrar música e não sabia sobre o iTunes? Como se tornou fácil usar música agora!
 

Natal na Flórida hoje

 

Natal em Trafalgar Square, Londres (há uma hora)

 
Sergey Golubev:

Natal em Trafalgar Square, Londres (há uma hora)

Que Natal? Há uma hora atrás? Você já tentou olhar o calendário?
 
Yuriy Asaulenko:
Que Natal? Há uma hora atrás? Você já tentou olhar o calendário?

A foto sobre o Natal foi tirada há uma hora.

-------------

Ainda não estou comemorando - ainda é cedo.

É meu aniversário ao meio-dia da noite de Ano Novo! Então ninguém me dá nenhum presente... Todos estão comemorando o Ano Novo... não no meu aniversário...

 
Yuriy Asaulenko:
Que Natal? Há uma hora atrás? Você já tentou olhar o calendário?

Eles têm algo (alguns eventos históricos) ligado àquela árvore de Natal ali (não lembram o quê, mas tratam a árvore de Natal naquela praça como um evento real ali).

PS. leia - eles dizem que a tradição de uma árvore de Natal na praça foi retomada em 1947 após a Segunda Guerra Mundial com uma árvore de Natal da Noruega, que era um símbolo do início da vida pacífica.

 
Sergey Golubev:

Eles têm algo (alguns eventos históricos) a ver com esta árvore de Natal (não se lembram do quê, mas tratam a árvore de Natal nesta praça como um evento real).

Bem, agora está mais perto, seja Robin Hood ou King Arthur.