O mercado é um sistema dinâmico controlado. - página 203

 

Alexei, você mesmo o disse. Deus não joga dados. Não há necessidade de simplificar o óbvio.

 
MetaDriver: De modo geral, Korzybski e Bateson & Company fizeram uma boa tentativa de orientar o pensamento científico na direção certa. Em termos de "como pensar" sobre estas coisas. E como eles podem ser descritos.

Você quer dizer isto:

Sabemos agora definitivamente que a antiga questão de saber se a mente é imanente ou transcendente pode ser resolvida em favor da imanência. Esta resposta é mais econômica com relação às entidades explicativas do que qualquer resposta que se incline para a transcendência, portanto, tem pelo menos um apoio negativo ao princípio da Navalha de Occam.

?

 
tara:

Alexei, você mesmo o disse. Deus não joga dados. Não há necessidade de simplificar o óbvio.

Eu penso nele melhor do que isso. Acho que é só isso que ele faz. // E ele quase sempre vence. ;) ;)

// E a propósito - ele também tem uma lâmina de barbear. Muito mais perigoso e impiedoso. -- Sobrevivência.

 
Mathemat:

Você quer dizer isto:

?

Isso também. Bateson tem repetidas vezes explicitado e demonstrado a não-localidade da mente e, ao mesmo tempo, sua inseparabilidade da matéria. Mente (Espírito) / Matéria -- uma distinção artificial (inventada). As pessoas são tão malandros: primeiro inventam abstrações - para separar os fenômenos do universo fenomenológico; depois os nomeiam - para a conveniência da comunicação (antes que este lugar seja grande, mas depois...); depois começam a acreditar neles como elementos da realidade (supostamente realmente existentes no mundo fenomenológico); depois começam a escrevê-los com letras maiúsculas (para dar peso a suas noções favoritas); e depois começam a opor-se a eles para que se torne mais conveniente dividir-se em equipes, chicoteando infiéis sobre suas cabeças com Palavras Fortes (para começar)... etc. :)

Sobre a não-localidade cibernética da mente (experimentada por alguns profetas como a Deidade Onipresente?), e sobre o fundo desta distinção estável (mas infundada) entre Mente e Matéria, é (imha) melhor descrito aqui: FORMA, Matéria e DIFERENÇA

 
MetaDriver:

Sobre isso também. Bateson tem repetidamente mastigado nos dedos e demonstrado a não-localidade da mente e, ao mesmo tempo, sua inseparabilidade da matéria. Mente (Espírito) / Matéria -- uma distinção artificial (inventada). As pessoas são tão malandros: primeiro inventam abstrações - para separar os fenômenos do universo fenomenológico; depois os nomeiam - para a conveniência da comunicação (antes que este lugar seja grande, mas depois...); depois começam a acreditar neles como elementos da realidade (supostamente realmente existentes no mundo fenomenológico); depois começam a escrevê-los com letras maiúsculas (para dar peso a suas noções favoritas); e depois começam a opor-se a eles para que se torne mais conveniente dividir-se em equipes, chicoteando infiéis sobre suas cabeças com Palavras Fortes (para começar)... etc. :)

Em geral, a não-localidade cibernética da mente (experimentada por alguns profetas como a Deidade Onipresente?), bem como o pano de fundo desta distinção estável (mas infundada) entre Mente e Matéria, é melhor descrita (imha) aqui: FORMA, Matéria e DIFERENÇA


Tenho algumas perguntas:

O que você vai fazer com tudo isso? Qual é seu objetivo local? Vaguear sem rumo nas mangas intermináveis de sua consciência enquanto arrasta outras pessoas não é particularmente interessante. Embora... Talvez sejam as endorfinas por causa de uma auto-satisfação emocional banal. )))

Seus motivos são egoístas ou você pensa/vê que é para o bem comum (altruísmo) ? Para o bem comum, suas tentativas são patéticas demais. Afinal, uma formiga não pode mover uma montanha só por enterrar sua testa nela. O que uma formiga tem que fazer para atingir seu objetivo?

P.S. >>> Nada, pode ser uma causa ou provar o contrário. ))

 
Mathemat:

1. somente representações quântico-mecânicas são um modelo do mundo.

2. Slava, você mesmo já viu a realidade? A humanidade ainda não viu nada além de modelá-lo.


Alexei, neste caso, o passado e o futuro são subjetivos. Tantas pessoas/modelos quantos os passados). É como os eruditos cegos apalpando um elefante de diferentes ângulos. Uma diz uma árvore, outra uma cobra uma terceira algo mais. Mas era um elefante, não um monte de possibilidades diferentes.

A falta de dados e qualidade dos modelos de previsão não é realidade (realidade subjetiva no extremo). Portanto, o passado são os dados obtidos por receptores, sensores, etc. A mesma gravação de vídeo, por exemplo. Quando se começa a tirar conclusões/modelagem a partir desta gravação, é realmente uma teia de possibilidades. imha :)

 
MetaDriver: De qualquer forma, sobre a não localização cibernética da mente (que alguns profetas chamam de Deidade Onipresente?) e sobre as razões desta divisão estável (mas sem fundamento) do observável em Mente e Matéria é (imha) melhor descrita aqui: FORMA, FONTE E DIFERENÇA

Muito interessante, sim. Se pensarmos na Mente como algo relacionado com a criação (a criação de diferenças significativas que fazem a diferença).

Entretanto, seu exemplo de um homem cego com uma bengala não é nada convincente:

A cana é o condutor ao longo do qual as transformações de diferença são transmitidas.

A cana é um condutor ao longo do qual não são transmitidas transformações de diferença, mas vibrações mecânicas comuns. Sua transformação em transformações de diferença (se excluirmos audição, visão, cheiro) começa exatamente a partir da pele dos dedos, nos quais os "sensíveis" - nervos - estão localizados localmente.

Para que a cana possa transmitir transformações, a criatura deve ter sido localizada precisamente na cana. Não é: a cana não é um organismo vivo, mas um organismo morto. E tem apenas um pleroma.

Talvez a razão seja outra coisa:

Sob a influência do LSD eu, como muitos outros, experimentei o desaparecimento da separação entre o eu e a música que eu estava ouvindo.

Se eu tivesse tomado LSD, eu poderia ter sentido o mesmo. Mas até agora eu não tenho conhecimento de tal experiência.

Em resumo, Bateson ainda não me convenceu. Mas entendo que em meados dos anos 50 e até cerca de 70 pessoas ficaram fascinadas pela cibernética e atribuíram-lhe muitas possibilidades que não eram características da mesma. Eu mesmo li uma vez vários tratados populares-filosóficos sobre temas quase cibernéticos.

P.S. Ainda mais simples: Bateson escreve a cana para o mundo da criatura apenas com o argumento de que ela é mantida por um ser humano. Isto é provavelmente uma violação da Navalha de Occam, afinal de contas :)

Nãoé muito interessante vagar sem rumo nas mangas sem fim de sua consciência, arrastando outros junto com você. Embora... Talvez sejam as endorfinas por causa de uma auto-satisfação emocional banal. )))
Endorfinas, o que mais... todos os drogados por aqui.
 
Mathemat:

...

Endorfinas, o que mais... todos os drogados estão aqui.

Não apenas aqui, mas em todos os lugares. ) Afinal, a auto-satisfação emocional é precisamente o incentivo para atingir o objetivo. Então eu me pergunto, qual é o objetivo?

A experiência do LSD é interessante, mas não responde às perguntas que não são respondidas (ou são muito pouco óbvias e enterradas muito profundamente). O LSD apenas abre a porta para mais dessas questões. Acho que você só pode obter respostas às perguntas interagindo com o mundo, e não apenas raciocinando/pensando sobre ele.

Se o raciocínio/pensamento não tem nenhum propósito, então tudo está claro. A única explicação então para toda essa perambulação é a busca por um propósito.

 
Avals: Alexei, neste caso, o passado e o futuro são subjetivos. Tantas pessoas/modelos quantos os passados). É como os eruditos cegos apalpando um elefante de diferentes lados. Uma diz uma árvore, outra uma cobra uma terceira algo mais. Mas era um elefante, não um monte de possibilidades diferentes.

A falta de dados e a qualidade dos modelos de previsão não é de forma alguma uma realidade (realidade subjetiva ao extremo). Portanto, o passado são os dados obtidos por receptores, sensores, etc. A mesma gravação de vídeo, por exemplo. Quando se começa a fazer conclusões/modelagem com base nesta gravação, é realmente uma teia de possibilidades. imha :)

Vamos, Slava, eu estava apenas imaginando e tentando sugerir que tudo isso não é uma realidade subjetiva, mas uma realidade objetiva.

O colapso da função das ondas na mecânica quântica, segundo a interpolação de Copenhague, há muito foi reconhecido como uma realidade objetiva (dentro deste modelo do mundo).