O mercado é um sistema dinâmico controlado. - página 345

 

Fórum sobre comércio, sistemas automatizados de comércio e testes de estratégia comercial

O mercado é um sistema dinâmico controlado.

Oleg avtomat, 2018.07.20 22:09

Nem por isso. Neste caso, o segundo partido (visto como um único jogador ou como uma coalizão) é o ambiente externo, cuja oposição é expressa indiretamente através de erro de controle.

Em termos de teoria de jogo, é necessário identificar a estratégia oposta
du = Au + Bv
dv = Cu + Dv.
É possível fazer tal estimativa. Mas isso tem que ser feito, novamente, através do erro de controle (incoerência).

Você já deu algum passo nessa direção?


Durante muito tempo tive este problema na minha cabeça, mas ele não me pegou bem... Mas agora, graças a Aleksey Nikolayev, está amanhecendo em mim. Vou direto ao assunto. Vejamos o que vem daí.

 
Leia atentamente a teoria do jogo. Ela só funciona quando a estratégia do adversário não é alterada (as regras do jogo ainda mais), e para múltiplos jogadores muitas vezes não há solução alguma.
 
Maxim Dmitrievsky:
Leia atentamente a teoria do jogo. Ela só funciona quando a estratégia do adversário não é alterada (as regras do jogo são ainda mais), e muitas vezes não há nenhuma solução para a pluralidade de jogadores.

Há sempre uma solução - leia-se até o equilíbrio de Nash. É claro que as estratégias mistas nem sempre fazem sentido, mas em nosso caso pode ser encontrado.

Além disso, o TS é sobre o jogo com a natureza (meio ambiente) - há, ao contrário, um problema de escolha entre a abundância de soluções (qual exatamente a relação de risco e ganhos para otimizar). Na verdade, a otimização do Expert Advisor é um exemplo do problema desta área.

 
Maxim Dmitrievsky:
Leia atentamente a teoria do jogo. Ela só funciona quando a estratégia do adversário é imutável (as regras do jogo ainda mais), e para múltiplos jogadores muitas vezes não há solução alguma.

Forex é um jogo com a cauda de um tigre. Se você tomar o mercado como um jogo, você está destinado a encontrar o rosto do tigre. Ninguém vai jogar um jogo tão arriscado com o mercado. Você joga isso fora de sua cabeça. O mercado é regido por leis econômicas. Em um mercado normal, a fim de descrever adequadamente a fórmula de lucro, é necessário considerar 17 variedades reais e virtuais de preço, estimar, usando dados reais, o volume virtual máximo do mercado e um coeficiente que leve em conta a oferta e a demanda de um determinado produto. Se um deles não for levado em conta, você nunca alcançará a igualdade de lucro de acordo com esta fórmula e a fórmula óbvia como a diferença entre a renda e todos os tipos de custos fixos e variáveis. Nos mercados financeiros, a tarefa de determinar esses parâmetros de mercado é complicada, mas, indiretamente, eles podem ser estimados e ter um efeito positivo.

Eu sugeri muitas vezes à Oleg que a idéia de gestão de mercado deveria ser abandonada. A administração e o mercado são dois conceitos mutuamente exclusivos, eles são antípodas. Se o mercado pode ser administrado, então ele não é mais um mercado.

 
Aleksey Nikolayev:

Há sempre uma solução - leia-se até o equilíbrio de Nash. É claro que as estratégias mistas nem sempre fazem sentido, mas em nosso caso pode ser encontrado.

Além disso, o TS é sobre o jogo com a natureza (meio ambiente) - há, ao contrário, um problema de escolha entre a abundância de soluções (qual exatamente a relação de risco e ganhos para otimizar). Na verdade, a otimização do Expert Advisor é um exemplo do problema desta área.

O equilíbrio de Nash é apenas para jogos determinísticos com resultados conhecidos. Tudo mais é uma simples otimização e não sei como (e por que) a teoria do jogo deve ser aplicada ali.

 
Maxim Dmitrievsky:

O equilíbrio de Nash é apenas para jogos determinísticos com resultados conhecidos. Tudo o mais é otimização comum e como (e por quê) envolver a teoria dos jogos que eu não conheço.

Se a idéia inicial de qualquer estudo for defeituosa, a otimização não resolverá o problema. É necessário primeiro formular uma idéia plausível, de alguma forma relacionada ao mercado, e depois desenvolvê-la gradualmente.

 
Yousufkhodja Sultonov:

Se a idéia inicial de qualquer pesquisa for falha, então a otimização não resolverá o problema. É necessário primeiro formular uma idéia plausível que esteja de alguma forma relacionada ao mercado, e depois desenvolvê-la gradualmente.

E por que qualquer coisa deve ser formulada, se tudo foi formulado por várias gerações de comerciantes. Não há muito mais a se pensar, exceto seus próprios novos derivados.

 
Maxim Dmitrievsky:

por que formular algo quando tudo foi formulado há muito tempo por várias gerações de comerciantes. Não há muito mais a ser feito, exceto seus próprios novos derivados

Nome, os principais pontos de vista do mercado, que foram formulados há muito tempo por várias gerações de comerciantes. De modo geral, elas não existem, e é por isso que os comerciantes estão com problemas.

 
Yousufkhodja Sultonov:

Cite as visões de mercado mais importantes formuladas por várias gerações de comerciantes há muito tempo. Eles estão em grande parte ausentes, e é por isso que os comerciantes estão com problemas.

Na teoria dos jogos, pelo que me lembro, a economia é vista como um leilão com tudo o que ela implica. Não há outros modelos ali. A arbitragem (estatística) como uma ineficiência temporária e um caminho para a eficiência do mercado é a estratégia mais comum formulada.


 
Maxim Dmitrievsky:

O equilíbrio de Nash é apenas para jogos determinísticos com resultados conhecidos. Tudo o mais é otimização comum e como (e por quê) envolver a teoria dos jogos, não sei.

Eu realmente não entendo sua terminologia. Por exemplo, um jogo estocástico(o equilíbrio de Nash existe) é ou não determinístico para você? Se todas as jogadas em um jogo são não determinísticas (completamente aleatórias), então esse jogo naturalmente não pertence ao reino da teoria do jogo. Mas no mercado, me parece, nem todos os movimentos são aleatórios.

Novamente, mesmo no caso dos jogos da natureza não há "apenas otimização" - uma mudança no critério de otimização pode mudar drasticamente a estratégia ótima e não há como selecionar este critério de forma única. Em um jogo com humanos, as coisas são muito mais complicadas.

A teoria dos jogos permite construir modelos de incerteza que surgem não devido ao acaso cego (como no teórico), mas devido à oposição de outras pessoas. Aqui está um artigo que compara estes tipos de incerteza. O autor parece ter uma boa compreensão dos jogos e dos mercados.