Locatário - página 15

 
Ainda não consigo nada de bom lá fora, é muito trivial. Quero checar novamente, estou escrevendo do escritório.
 
Neutron:

Olá a todos!

Tenho permissão para usar um depósito de rublos X0 durante t meses. Todo mês é depositada uma porcentagem fixa q do valor atual do depósito X. Estou autorizado a retirar uma porcentagem k da conta a cada mês, mas não excede o valor de q.

Portanto, a tarefa é maximizar a quantidade de dinheiro retirado durante um período de t meses. Parece óbvio que retirar todos os juros acumulados q todo mês não é a melhor opção, pois neste caso o depósito não cresce e com menos carga na conta, a quantia eventualmente retirada pode ser maior... Por outro lado, o valor de k não deveria ir a zero, porque neste caso o valor retirado também iria a zero. Aparentemente, a verdade está em algum lugar no meio. Mas onde exatamente?

Ajude-me a resolver este problema de forma analítica em geral.

P.S. Eu não coloquei nenhum problema não relacionado ao comércio, porque o tópico proposto está relacionado a este último.

Cito deliberadamente todo o correio pelo respeitado Neutron, para que minha proposta possa ser comparada com os ToR.

"Estou autorizado a retirar uma certa porcentagem k a cada mês da conta, que não excede o valor de q".

A porcentagem k não excede q, mas pode muito bem ser variável. Isto torna o problema extremamente complicado, mas o torna muito mais interessante. É um problema de cálculo de variações. Este é o problema que eu vou resolver.

 
Mathemat:

Cito deliberadamente todo o posto pelo respeitado Neutron'a para que minha conclusão possa ser comparada com os ToR.

"Estou autorizado a retirar mensalmente uma certa porcentagem k da conta, que não excede o valor de q".

A porcentagem de k é inferior a q, mas pode muito bem ser variável. Isto torna o problema extremamente complicado, mas o torna muito mais interessante. Este é o problema do cálculo de variações. Este é exatamente o problema que eu vou resolver.

Alexei!

Bravo.

Isso mesmo. Como a exigência de fluxo de cache, proporcional a qualquer coisa, a qualquer momento, é artificial...

Realmente, se isto, algo não é uma curva universal...

;)

 
A curva universal é um expoente ou o quê?
 
Mathemat:
a curva universal é um expoente ou o quê?

Sim...

Mas a chave do problema, me parece, é que existem vários deles (as curvas).

e somente se o "mais jovem" estiver à frente do "mais velho" é que o fã-mulher estará.

Infelizmente, todo o exemplo é sem desconto de fluxo, o que (descontar) mata qualquer esforço.

Mas! para um primeiro jogo em que a %% dia ou 15 minutos de peso é às vezes ;) - há soluções.

Com interesse incondicional, estou seguindo o ASUTP.

;)

 
joo:

A menos, é claro, que seja para o esporte, sim.

Vou ter que tirar minha humilde licença.

PS Os métodos ACS propostos pela avtomat também são métodos de otimização numérica, se, é claro, eu o entendo corretamente.

Sim ;)

Vá em frente. O problema é interessante.

Os métodos numéricos já o resolveram, mas eu quero separá-lo ;)

 
Mathemat:

Cito deliberadamente todo o posto de Neutron'a respeitado, de modo que minha proposta possa ser comparada com os ToR.

"Estou autorizado a retirar mensalmente uma certa porcentagem k da conta, que não excede o valor de q".

A porcentagem de k é inferior a q, mas pode muito bem ser variável. Isto torna o problema extremamente complicado, mas o torna muito mais interessante. Este é o problema do cálculo de variações. Este é exatamente o problema que eu vou resolver.

Concordo, é mais interessante. Mas o problema original não é tão simples quanto parece à primeira vista.

O truque está escondido no feedback.

 
Sorento:

com um interesse incondicional no ACSPS.

;)

com certeza ;)

 

Vamos continuar...

.

Na etapa anterior, a função

determinando a quantidade de retiradas acumuladas ao longo do tempo.

.

Vamos reescrevê-lo da seguinte forma

e tratar as quantidades de entrada como parâmetros.

 

Não funcionou muito bem. Não vou postar os cálculos aqui. Não há nada de belo neles.

Eu tentei usar a seguinte observação: 1+q-k = 1+epsilon, sendo o epsilon um valor pequeno. Depois expandi a derivada por k na série da Taylor, primeiro mantendo termos até a terceira ordem de pequenez. Então, após simplificações, obtivemos a equação cúbica. Eu descartei o menor termo de terceira ordem e tentei resolver o quadrático resultante. Eu falhei: o discriminante é positivo apenas em pequenos t.

Receio ter cometido um erro ao rejeitar o termo cúbico: embora seja um termo da terceira ordem de pequenez em epsilon, não é pequeno. Eu o tinha como segue: epsilon*epsilon*(epsilon-q)(t-1)(t-2)(t-3). Pode-se ver que para grandes pode ser bastante pequeno (mesmo que epsilon~0,01 seja uma suposição bastante realista). E não se quer resolver o cúbico.

Vamos ver o que Oleg consegue.

P.S. Assumindo epsilon*t = O(1) (ou q*t = O(1) ), você pode aproximar a função de potência por um expoente. Vamos tentar.

Há outra abordagem - sem a série Taylor, mas simplesmente pelo método tangente (o método de Newton, acho). E uma solução analítica bastante exata também pode ser obtida.