[Arquivo!] Pura matemática, física, química, etc.: problemas de treinamento do cérebro não relacionados ao comércio de qualquer forma - página 569

 
DmitriyN:

Acontece o seguinte: se, por exemplo, a ISS tivesse a mesma taxa angular de rotação que a Terra, ela cairia para a Terra.


A velocidade angular da Terra não importa para o ISS
 
moskitman:
à sua altura atual? Sim.

Peixes, e o que obviamente salva a terra de cair no sol é a velocidade angular do sol.
 
DmitriyN:

Acontece o seguinte: se, por exemplo, a ISS tivesse a mesma taxa angular de rotação que a Terra, ela cairia para a Terra.


Não, não o faria. Existem satélites geoestacionários - pairando sobre um ponto da Terra. Não faz diferença para os satélites (ou melhor, força gravitacional) se a terra está girando ou não.
 
Integer:

Eles estão pairando a uma altitude de 40.000 km e o ISS é muito mais baixo.

----

PS: Altura máxima calculada da tubulação de aço (no limite de resistência do aço - 400 MPa) - será de cerca de 5 km. Não há força suficiente para alcançar o espaço. O tubo provavelmente deveria ter a forma piramidal.

 
DmitriyN:

PS: Calculada a altura máxima de um tubo de aço (a um limite de resistência do aço de 400 MPa) - seria de cerca de 5 km.

Agora todos apressados na direção de nanotubos de carbono. Refiro-me aos fãs de todo tipo de coisas como canos, elevadores para o espaço e assim por diante. :)
 
DmitriyN:

O tubo provavelmente deveria ter a forma de uma pirâmide.

Eu sabia. Será que o Mosquito sugeriu isso?
 
DmitriyN:

Eles estão pairando a uma altitude de 40.000 km e o ISS é muito mais baixo.

----

PS: Altura máxima calculada da tubulação de aço (no limite de resistência do aço - 400 MPa) - será de cerca de 5 km. Não há força suficiente para alcançar o espaço. O tubo provavelmente deveria ter a forma piramidal.

hmmm... Escrevi anteriormente - li as obras de Tsiolkovsky - ele deu cálculos de elevadores espaciais lá... talvez você encontre algo útil....
 
Mischek2:
Eu sabia. Mosquito o recomendou?
Yeesh).
 
Aleksander:
hmmm... Escrevi anteriormente - li as obras de Tsiolkovsky - ele deu cálculos de elevadores espaciais lá... talvez você encontre algo útil....
Onde? Não consegui encontrá-lo. Eu gostaria de ler as fontes, não sobre ele.
 
DmitriyN:

Eles estão pairando a uma altitude de 40.000 km, enquanto o ISS é muito mais baixo.

...

27.000 km, e estritamente acima da linha do Equador. O desalinhamento com o plano de rotação da Terra é chamado de rolamento diurno do satélite geoestacionário. Para um observador no hemisfério norte, o satélite está ligeiramente acima e abaixo do horizonte, dependendo da hora do dia, mas sempre no mesmo azimute para o sudeste ou sudoeste.