[Arquivo!] Pura matemática, física, química, etc.: problemas de treinamento do cérebro não relacionados ao comércio de qualquer forma - página 136

 

Atire duas moedas. Se duas águias saírem, lance outra terceira.

Quantos rabos em média estarão sobre a mesa após cada rodada com esta estratégia?

// Não há pegada, duas ou três moedas sobre a mesa após cada rodada. Nós contamos, anotamos o resultado e depois outra rodada. E assim por diante.

 

A segunda é mais difícil.

Lançar dois dados. Se você conseguir um duplo (dois números iguais de dados), lance outro.

Quantos pontos estão sobre a mesa em média após a rodada?

Segunda pergunta a este problema: se adicionarmos o número de dados na tabela ao número de pontos, obtemos X. Qual é o valor médio de X ?

 

1/4*0 + 1/4*1 + 1/4*1 + 1/4*0.5 = 5/8. Isso são rabos.

 
Mathemat >>:

Откуда, откуда... из Перельмана, не знаете, что ли...

Просто это, похоже, чуть ли не первая задачка здесь от Richie, которая так мощно всколыхнула общественность. Ну, конечно, не считая задачи о какашках.

Ну понятно, что плотность в центре Земли побольше, и это будет влиять на движуху. Остальное типа температуры, давления на кирпич не действует.


Então você acha que o momento será "um pouco diferente" ?
 
Acho que já adivinhei o tijolo, os fusos horários aqui!
 
Mathemat >>:

1/4*0 + 1/4*1 + 1/4*1 + 1/4*0.5 = 5/8. Это решек.

Erm... não é assim que funciona para mim. Temos cinco resultados:

1. cauda = 2.

2. = 1

3. = 1

4. = 0

5. = 1

Na média, p=1.

Quem está certo?

 
ChachaGames >>:
Я кажись догадался про кирпич, часовые пояса вот!

!!!!!!!! -))))))

 
MetaDriver >>:

Кто прав?

Hee hee. Ambos estão errados. Eu menti totalmente, é claro, mas Lech também estava mentindo.

A fórmula correta é: 1/4*2 + 1/4*1 + 1/4*1 + 1/4*0.5 = 1/2+5/8 = 9/8.

// Vou contar os cubos amanhã. É isso aí. Obrigado.....

 

Sim, 9/8. Minha esposa me jogou fora ao frio por um refrigerante, mas ela conseguiu o que queria, não me deixou pensar bem. Durante a caminhada, percebi a algaraviada que eu tinha escrito.

O engraçado é que também há algo que me confunde. Por que o heads-up (OR) e o tails-up (RO) contam como resultados diferentes? Bem... parece-me que assim é; ainda não conheço nenhum outro argumento :)

Quero dizer, por que não: 1/3*2 (duas caudas) + 1/3*1 (cabeças e caudas) + 1/3*0,5 (duas cabeças e metade das caudas) = 7/6?

Ou seja, parece que as provas não são modeladas como um lançamento simultâneo de duas moedas, mas um lançamento independente de cada uma "com um leve atraso" para de alguma forma distinguir entre as seqüências OR e RO.

A realidade prova este "atraso virtual": se 10 telhas são jogadas simultaneamente, do ponto de vista do lançador há apenas 11 resultados (de 0 a 10 caudas), que parecem ser igualmente prováveis porque para ele são atômicos, indivisíveis. Entretanto, um terver sofisticado nos falará imediatamente do esquema de Bernoulli, segundo o qual a probabilidade de 0 caudas é muito menor que 1/11, a probabilidade de 5 caudas é a maior, e 10 caudas é novamente muito baixa.

Há outro ponto: a seqüência RRRRRRR é igual a RO, embora a primeira tenha 10 caudas e a segunda tenha 5. A probabilidade desigual de 10 e 5 caudas só surge porque a seqüência com 10 caudas é única, ou seja, é rara, enquanto as seqüências com 5 caudas são numerosas, 10*9*8*7*6/5! = 252, ou seja, não são nada raros.

 

Que tal o calor?

Aqui está um problema simples:

Dois recipientes idênticos são colocados em dois queimadores idênticos ao mesmo tempo. Um tem 1l, (N1) o outro tem 0,5l (N2) de água com a mesma temperatura. No momento em que o meio litro ferve, outro meio litro de água da temperatura original (pré-aquecimento) é derramado ali. Os queimadores são apagados. Em qual navio a temperatura será mais alta?