[Arquivo!] Pura matemática, física, química, etc.: problemas de treinamento do cérebro não relacionados ao comércio de qualquer forma - página 133

 
Mathemat писал(а) >>

A distância é igual ao dobro do raio e está fixada na fórmula, você já viu. Como isso não depende disso?

Não tem que ser o diâmetro. O caminho não pode passar pelo centro da Terra. Que a distância não seja de 12,8 mil km, mas de 7 mil km, então o tempo será semelhante.

 
Richie >>:

Не обязательно диаметру. Путь может и не проходить через центр Земли. Пусть расстояние будет не 12,8 тыс.км, а 7 тыс.км., то время будет аналогичное.

Como isso é interessante e como se encaixa com a condição de "aproximadamente do lado oposto"? Posso ter uma foto?

 

Sim, eu me lembro disso desde a minha infância. Somente então os tijolos chocariam contra as paredes. OK, podemos assumir que eles são espelhados e que não há fricção.

Alsu, o buraco pode conectar Moscou e Vorkuta diretamente, mas o momento ainda será o mesmo. A razão é que o seixo não voará em direção ao centro da Terra, mas deslizará "ao longo do guia".

 
alsu >>:

Это как так интересно и как согласуется с условием "примерно на противоположной стороне"? Можно с рисунком?


Isto não está mais no lado oposto

Sobre a superfície 9,8

Na metade do caminho 0

A fórmula para a mudança da superfície para a metade do caminho é a mesma em ambos os casos

 
Mathemat >>:

Ну да, это я помню еще с детства. Только тогда кирпич будет соударяться со стенками. Ладно, можно считать, что они зеркальные, а трения никакого нет.

alsu, отверстие может соединять напрямую Москву и Воркуту, но время все равно будет таким же.



 
alsu >>:
Если все же учесть трение об воздух и стенки и принять его, скажем, пропорциональным скорости, то получим еще один член в нашем дифуре, из-за чего кирпич не долетит до противоположного конца, а будет совершать затухающие колебания вокруг центра планеты, и в пределе зависнет там на веки вечные:)

... e a energia de movimento do tijolo, igual (se sua massa=1kg) a cerca de 1/2*m*g0*R = 30,9 megajoules, seria usada para aquecer a rocha e agravar o aquecimento global. Para referência, esta quantidade de calor pode converter aproximadamente 13,75 litros de água fervente em vapor :))))

 
Mathemat >>:


alsu, отверстие может соединять напрямую Москву и Воркуту,


Melhor que Sochi
 

Li algum popularizador da ciência (talvez Perelman), mas não havia ali nenhum ditador. Mas a independência em si me impressionou na época.

Em princípio, é possível resolver também o difurcador - levando em conta que o buraco pode ser inclinado.

 
Mathemat >>:

Читал какого-то популяризатора науки (может, и Перельмана), но дифурок там не было. Но сама независимость меня тогда поразила.

В принципе можно решить и дифурку - с учетом того, что дырка может быть наклонной.

acontece que, mesmo com atrito, o metrô é mais eficiente energeticamente do que viajar na superfície :))))) O que será que a administração do metrô de Moscou diria a isso quando aumentarem as tarifas de novo :))))

 

Mas Richie tem algo mais reservado para um aperitivo nesta tarefa...