[Arquivo!] Pura matemática, física, química, etc.: problemas de treinamento do cérebro não relacionados ao comércio de qualquer forma - página 535

 
TheXpert:
Não. Esta é a única figura sem uma característica distintiva.
Obrigado, pessoal. Vou pensar sobre isso. O Exército no trabalho me ensinou a não pensar. Apenas fazendo. E fazer isso.
 
Consegui! O maior número de características em comum.
 
Esta já foi decidida! Não é realmente bonito, no entanto. Então, sabendo a resposta, encontrei uma mais bonita (bastante rápida e iminente)
10*(х^2)+5(y^2)-2xy-38x-6y+41=0
3*(x^2)-2(y^2)+5xy-17x-6y+20=0
 

as raízes só são válidas, esqueci de dizer.

 

Bem, já não é mais tão interessante. O anterior era melhor.

Este sistema pode ser resolvido através da discriminação do sistema, sem muitos problemas (mas não me lembro como).

 

Neutron:

По сюжету утверждается, что для установления контакта с любым жителем планеты, в среднем, достаточно шести человек первый из которых является твоим знакомым, второй - знакомым первого и т.д. Это так называемая теория шести рукопожатий.

MetaDriver:

Bem, vamos nos divertir um pouco. Afinal de contas, é sexta-feira. :)

O que devemos decidir analiticamente? Verificaremos e estimaremos a razoabilidade da teoria (que é mais fácil) ou procuraremos "amigos concretos no sexto grau" (o que é mais difícil, pois é necessário fazer algo como um banco de dados).

E desliguei a Internet na sexta-feira e fui para a sauna (que possuo) para prepará-la para o sábado. No sábado começou... De qualquer forma, só agora é que estou lentamente me tornando consciente de mim mesmo no local de trabalho.

Quanto à tarefa proposta, não progredi um centímetro na resolução da mesma. Parece mais razoável obter uma confirmação teórica, a regra dos seis apertos de mão.

Vejo o seguinte esquema: Que haja um sistema de coordenadas retangulares bidimensionais no plano. Nos nós da grade coordenada há pessoas idênticas com o mesmo perfil gaussiano de distribuição de densidade de probabilidade de ter um conhecido dependendo da distância do nó, ou seja, é um análogo de "círculo de conhecidos". O integral do gaussiano bidimensional deve dar o número total de conhecidos para um determinado nó. Deixe este número para todos os acenos é o mesmo e igual a N.

Então você tem que criar uma condição para detectar o familiar a uma distância do nó R. De alguma forma...

 

Uma árvore comum, com seis ramos desde o início, depois cinco cada um.

1

2                     3                      4                      5                      6                      7

7 8 9 10 11           12 13 14 15 16         17 18 19 20 21         22 23 24 25 26         27 28 29 30 31         32 33 34 35 36

A representação gráfica é um favo de mel.

 

Uma tentativa de uma estimativa aproximada.

Há cerca de 25 anos, como parte de um exercício cerebral, eu me sentei para escrever uma lista de meus conhecidos. Escrevi cerca de duzentas pessoas e depois parei quando descobri que o critério não era claro.

Se eu tivesse começado a escrever sobre pessoas que não conheço muito bem, eu teria escrito o mesmo número de pessoas. Mas eu não sou uma pessoa particularmente sociável. Antes pelo contrário.

Fiquei muito surpreso então, quando comecei a escrever a lista pareceu-me que chegaria a 40 pessoas no máximo... :)

Mas vamos supor que o "cidadão comum" conhece menos pessoas. Que seja, por exemplo, 150. (Que a figura seja "levemente" subestimada).

Além disso, suponha-se que meu "círculo de conhecidos" com cada um de meus conhecidos se sobreponha em 50%. (A estimativa de sobreposição é exagerada. Penso que o valor real é de 30%, no máximo).

Isso deixa 75 "novos conhecidos" por etapa de iteração de cada conhecido da etapa anterior.

Assim, com cada aperto de mão temos uma expansão do círculo como uma função de potência de 75. A calculadora diz 75^6 = 177.978.515.625. Há cerca de 7.000.000.000 de pessoas vivendo na Terra.

Mesmo levando em conta a distribuição desigual dos meus (e não apenas) conhecidos sobre a Terra, é preciso admitir que a "teoria dos seis" é bastante razoável, e possivelmente com excesso de seguro. :)

--

Um pouco mais de raciocínio. O habitat dos meus familiares definitivamente não é distribuído de acordo com Gauss. Olhando em volta, observo estruturas semelhantes em outras. Algo como forex, com caudas obviamente grossas.

Eu posso escrever uma lista de vinte ou trinta pessoas que conheço de fora da cidade com bastante facilidade. Estas são apenas pessoas com quem conheci/travessei caminhos pessoalmente. Os conhecidos ausentes na Internet não contam.

Além disso, além dos estrangeiros de fora da cidade russa, há cerca de oito ou dez estrangeiros.

Com tal estrutura de distribuição de conhecidos por território, me parece que as distâncias nas iterações são superadas com bastante facilidade.

--

 

Logicamente.

Você pode escrever uma identidade: N^6=7*10^9, onde N é o número médio de conhecidos em uma grande amostra. Portanto, N=exp{10/6*ln(10)}=46 pessoas. Cada um de nós pode dar até cinqüenta novos amigos. Soa mais ou menos bem. Não foi uma tarefa difícil. Obrigado, MetaDriver.

Integer:

O gráfico é um favo de mel.

Você pode explicar a solução com mais detalhes?

 

Aqui está outro problema que eu consegui resolver e se alguém tem uma solução pronta, vamos comparar:

Precisamos encontrar fórmulas para determinar de forma única os coeficientes a,b e c de uma equação com duas incógnitas pelo método Gaussiano MNC, se a matriz necessária e sem limites de dados brutos sobre os valores de Y for conhecida com valores correspondentes de X e Z :

Y = a + bX + cZ