[Arquivo!] Pura matemática, física, química, etc.: problemas de treinamento do cérebro não relacionados ao comércio de qualquer forma - página 426

 

Eu não consegui encontrar a fórmula. Na escola, costumávamos sair de situações como essa - não me lembro como. Mas era algo muito simples. Sim, ficando velho...

Ah, bem, aqui está a fórmula - no Mile-Roo responde a^x±a^y=a^x-(1±a^(y/x)). Só que isso não nos dá nada :(

 

X/60 é o comprimento da parede Z.

E então você tem que jogar fora as paredes comuns de alguma forma :)

 
Richie:
A propósito, Rambler e Yandex parecem ter falido.


De fato!

Qualquer coisa vai falhar em tarefas como esta!

 

X=2*Z*(A^2+A)

Todos nós esquecemos amigavelmente que A deve ser natural. Mas esta é a segunda. A primeira deriva da forma original de resolver a equação quadrática: você tem que encontrar o quadrado completo. Mas parece que os alunos da quinta série não sabem como fazer isso de qualquer maneira, exceto os mais inteligentes.

X/(2*Z) = A^2 + A = ( A + 1/2 )^2 - 1/4

Por isso, A é calculado.

P.S. E então procedemos da nota da Richie: "todos os materiais gastos foram para fazer uma grade". Isto significa que a paridade é absolutamente precisa, ou seja, não há mais nenhum excedente. Em caso afirmativo, o que pode ser dito sobre X/(2*Z)? Ainda não sei, acho eu. Oh, bem, sim, é natural também.


 

Sim. É isso mesmo, temos que encontrar uma solução para a quinta série. E eles também não conhecem equações quadráticas. a solução provavelmente deveria estar no espírito do raciocínio.

Ou é realmente algum tipo de problema das Olimpíadas para os inteligentes.

 

Uma solução para a quinta série. Pensemos sobre isso.

O que nós temos? AA é o número de células. Z é o comprimento do lado do quadrado de uma célula. X é o medidor de pagone de fio.

Raciocínio.

Para calcular a quantidade total de X você tem que adicionar o comprimento das barras horizontais ao comprimento das barras verticais. A primeira coisa que chama sua atenção é o fato de que há mais uma haste horizontal do que A. O mesmo vale para as hastes verticais. O número total de barras é (A+1)+(A+1). Agora você precisa encontrar o comprimento de uma haste. Será igual a A*Z. No total:

Х=((А+1)+(А+1))*(А*Z).

X=(2A+2)* (A*Z)

X=2A*AZ + 2*AZ

X=2Z*(A~2+A)

X/2Z=A~2+A

A~2 + A - X/2Z = 0

Uma equação do segundo grau. Não é um problema para a quinta série. Na época soviética, o discriminante era ensinado tanto na 7ª como na 8ª série. Parece que a solução para a quinta série não vai funcionar.

Vamos tentar uma abordagem diferente. Quanta haste será necessária para 1 célula e quantas células no total?

Calcule a linha inferior. A primeira grade utilizará 4Z de haste (perímetro da grade). A segunda e todas as células subseqüentes - barras 3Z (um lado do quadrado já está construído pela célula anterior). Como temos células A, a primeira fila levará 4Z + (A-1)*3Z varas.

Considere a segunda fila. A primeira célula levará 3Z de haste. O segundo e cada um dos subseqüentes leva 2Z de barras. Assim, para a segunda fila temos 3Z+(A-1)*2Z

Da mesma forma, cada linha sucessiva exigirá uma haste = 3Z+(A-1)*2Z. No total, o número total de barras será igual a:

X= [4Z + (A-1)*3Z]+[(4Z + (A-1)*3Z)*(A-1)] Vamos tentar simplificar.

X= [4Z + 3Z - 3Z] + [4Z + 3Z - 3Z]*(A-1)

X= [4Z + 3Z - 3Z] + [4Z - 4Z + 3*(A~2)*Z - 3AZ - 3AZ + 3Z]

X= 4Z + 3Z - 3Z + 4Z - 4Z + 3*(A~2)*Z - 3AZ - 3AZ + 3Z

X=(4Z - 3Z - 4Z + 3Z) + (3AZ + 4AZ -3AZ - 3AZ) + 3*(A~2)*Z

X=AZ + 3Z*(A~2)

X=AZ + 3Z*A*A

X=AZ(1+3A)

X/Z= A(1+3A)

X/Z = A+3*A~2

Novamente chegamos à equação quadrática 3A~2 + A - X/Z = 0

 

Um amigo me pediu uma vez para pensar sobre um problema com os sábios. Aqui está o texto do problema.

"Um sábio disse a dois outros sábios A e B: 'Eu concebi dois
números naturais. Cada uma delas é maior que uma, mas a soma delas é menor que
cem. Para o sábio A, vou agora dizer - em confidência de B - o produto destes
e ao sábio B direi, em confidência de A, a soma dos números. Depois disso
ele lhes pediu que adivinhassem os números. A e B tinham
o seguinte diálogo

R: "Não consigo adivinhar os números".
B: "Eu sabia de antemão que você não conseguia identificar os números".
R: "Então eu conheço os números".
B: "Então eu sei.

Que tipo de números o homem sábio evocou"?

Será que alguém já resolveu este problema e como? Eu resolvi então.... :)

 

drknn, cálculos tão longos e complicados - para os alunos da quinta série, até os olímpicos? Eu não acredito :)

Mas o problema da ValS é mais interessante.

 
ValS:

Um amigo me pediu uma vez para pensar sobre um problema com os sábios. Aqui está o texto do problema.

Quais são os números com que o homem sábio se deparou"?

Será que alguém já resolveu este problema e como? Eu resolvi então.... :)


A primeira coisa que me vem à mente é que o sábio disse aos dois oponentes o mesmo número = 4. O produto de 2 e 2 dá 4 e a soma também é 4. Não há restrição rígida na condição de que os números originalmente concebidos fossem diferentes. Ele poderia ter pretendido X = dois e Y = dois.
 
Se ambos forem 4, os números são determinados sem ambigüidade e por qualquer um dos sábios de uma só vez, sem conversa.