[Arquivo!] Pura matemática, física, química, etc.: problemas de treinamento do cérebro não relacionados ao comércio de qualquer forma - página 5

 
Mathemat >>:

Figaro, ты можешь показать графическое решение?

2 Farnsworth: но ведь ответ-то - 12 или 13.


Posso perguntar por que a resposta é -12 ou 13
 
Mathemat >>:

Я понимаю, что тут надо как-то рассматривать симметричные матрицы отношений людей. Но мы договорились не выходить за элементарные категории.

Fácil.

Suponha que haja um Petya e uma classe, e deixe a classe ser composta por 2 pessoas. Isto significa que

1 <-> 2

E a segunda deve começar a ser amiga do Petya

2 <-> 1

2 <-> П


Caso contrário, a condição é violada. Adicione mais um.

3 <-> 1

3 <-> 2

3 <-> П

etc. São 24 pessoas.


Mas se adicionarmos apenas uma pessoa no início, quebramos a condição:o)

 
Por que Petya não pode ter apenas um amigo, basta explicar em linguagem simples, eu não sou fluente em termos)
 
Mischek >>:


Можно узнать почему ответ -12 или 13

Por que esta resposta é atribuída a mim? Eu tenho uma resposta diferente :o/

 
Farnsworth >>:

Почему этот ответ приписывают мне? У меня другой ответ :о/


Não estou atribuindo isso a você.

Você pode ver que foi escrito por Alexei.

 

Mischek, eu mesmo não sei por que 12 ou 13. Mas eu tenho razões para acreditar na pessoa que escreveu esta resposta.

OK, diminuindo as alternativas possíveis.

Suponha que Petya seja "24". Então, devido ao número uniforme de relações de amizade na classe, acontece que {Outros} tem a seguinte configuração: de "0" a "24" sem repetições. Portanto, temos duas pessoas "24" em nossa classe - Petya e outra pessoa. Eles são amigos de todos, exceto da pessoa "0".

Vejamos o '1', que também deve estar na classe. Ele deve ser amigo de ambos os "24". Contradição.

Até agora, excluímos 4 opções para o Petya:

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 13 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25

 

A tarefa é incorreta, eu acho. Nada complicado: número 26 objetos com números de 0 a 25 ou 1 a 26. De 0 a 25 é impossível sob as condições de "definição de amizade" - então 25 não cabe, e de 1 a 26 é impossível porque 26 amigos não podem estar entre 25 pessoas.

Não deveria haver um número zero na numeração por número de amigos, porque então há uma contradição: simplesmente não há números suficientes para números DIFERENTES.

Petya cometeu um erro.

 

Quero salientar novamente que {Outros} podem, em princípio, ter apenas duas configurações - {"0", "1",... "23", "24"} ou {"1", "2",... "24", "25"}. Isto é muito importante.

Comprovação:

"0" e "25" não podem estar presentes em {Outros} ao mesmo tempo ("25" deve ser amigo de todos, inclusive "0"). Consequentemente, um destes números deve estar ausente de {Outros}. Você pode remover um deles, eliminando esta contradição de simultaneidade, de duas maneiras possíveis (removendo "0" ou removendo "25"), e então obtemos exatamente os 25 restantes, pois antes havia 26 números possíveis - de 0 a 25.

AlexEro, a tarefa é absolutamente correta. Você deve numerar {Outros} e Petya separadamente, e só então analisar.

 
Mathemat >>:

Я хочу подчеркнуть еще раз, что у {Остальных} принципиально может быть только две конфиги - {"0","1",..."23","24"} либо {"1","2",..."24","25"}. Это очень важно.

Доказательство:

"0" и "25" не могут присутствовать в {Остальных} одновременно ("25" должен дружить со всеми, включая "0"). Следовательно, одно из этих чисел должно отсутствовать у {Остальных}. Убрать какое-то одно из них можно двумя возможными способами, мы получаем ровно 25 оставшихся, т.к. до этого было 26 чисел - от 0 до 25.

AlexEro, задача абсолютно корректна. Нумеровать нужно {Остальных} и Петю отдельно, а только потом анализировать.

Ah, é isso aí!

Então o problema deve ser entendido como "Petya tem o mesmo número de amigos que um de seus colegas de classe"? Bem, então o que é mais fácil: o problema é correto, todos eles são numerados de 1 a 25 (ou de 0 a 24), e a Petya recebe um número QUALQUER coisa de 1 a 25 (ou de 0 a 24).

 
AlexEro >>:

То есть условие задачи следует понимать как "у Пети количество друзей совпадает с одним из одноклассников"? Ну тогда чего проще: задача корректна, все они нумеруются от 1 до 25, а Пете присваиваем номер ЛЮБОЙ от 1 до 25.

Não está escrito no estado, mas é possível.

E dois: já provei que Petya não é "0", "1", "24" ou "25". Portanto, não há maneira de qualquer Petya poder ser qualquer Petya. Olhe meus cálculos, se não se importa, e me diga onde estou errado.