[Arquivo c 17.03.2008] Humor [Arquivo até 28.04.2012] - página 345

 
Farnsworth:

Muito certo, mas a lógica também é obter o máximo conhecimento a partir de um mínimo de informação de base.

O prefácio dizia assim: não invente nada de novo, leve-o como está. Aqui é suficiente aplicar a lógica formal (a regra de formação do teorema inverso: se A => B, então não-B => não-A).

Curiosamente, não é fácil passar num teste sem lógica formal.

 

Graças a este exercício único, sem conhecer nenhuma linguagem de programação, você pode se sentir como um verdadeiro programador-profissional!

Para este exercício, você vai precisar:
- dois participantes;
- Um relógio (de preferência com um cronômetro);
- Um pedaço de papel em branco;
- Uma caneta (esferográfica ou hélio, mas uma caneta é importante).

Um dos participantes será o "Cliente" (o Empregador) e o outro será o "Contratante" (o Programador).

"O 'Cliente' recebe um relógio e um voto, o 'Contratante' recebe papel e uma caneta.

Início do exercício:
O "Cliente" leva 10 minutos e dá a tarefa ao "Contratante":
"Desenha-me uma menina bonita, por favor".
Então, enquanto o "fazedor" desenha, de pé "sobre sua alma", expressa os seguintes desejos para o desenho:

0:30 - Deixe-a ter uma espada na mão.
1:00 - Uma espada de duas mãos que ela segura com as duas mãos!
1:30 - E, por outro lado, dar-lhe um ultra-som.
2:00 - Deixe-a ser uma viajante cansada, sentada para descansar.
2:30 - Sobre a espada ela se inclina, descansando, então.
3:00 - Que ela esteja vestindo um manto que se desenvolve ao vento!
3:30 - ...E um traje de banho.
4:00 - E um terno de armadura!
4:30 - Não... um uniforme!
5:00 - Livre-se da capa, ela não combina com o uniforme.
5:30 - Deixem-na ficar ousadamente na ponte do cruzador espacial!
6:00 - Por que ela tem uma espada? Livre-se dessa coisa velha. E transforme o ultra-som em um detonador!
7:30 - Seus cabelos estão soprando ao vento... por causa da beleza.
7:00 - O detonador não parece estar bem... guarde-o.
Ela é até mesmo a capitã deste navio, ela não precisa de um detonador!
7:30 - Ela precisa de um boné de capitão! E o cabelo dela arrancado ordenadamente para trás sobre sua cabeça!
8:00 - E ela precisa sentar-se na cadeira do capitão!
8:30 - O belo, austero e extraordinariamente corajoso capitão de um navio pirata...
9:00-- Não, um esquadrão da frota de batalha da Federação Galáctica!
9:30 -...Estendendo o dedo, dando ordem para mudar de rumo...

Após 10 minutos, o "Cliente" faz o trabalho do "Contratante", examina-o criticamente e dá sua impressão:
"Não era nada disso que eu queria! Onde está o seu conselheiro de confiança? Por que ela não tem uma arma de serviço? E em geral, por que ela é tão pouco atraente e dura? Eu pedi uma garota bonita! E há tantos rabiscos no desenho... Você é um mau programador, eu não deveria ter vindo até você... Eu não vou pagar por tal hack"!

 
Mathemat:

O prefácio dizia assim: não invente nada de novo, leve-o como está. Aqui é suficiente aplicar a lógica formal (a regra de formação do teorema inverso: se A => B, então não-B => não-A).

Curiosamente, sem uma lógica formal, o teste é bastante difícil de passar.

É assim que as coisas são, não estou discutindo. É exatamente onde está a própria linha do raciocínio. Por convenção, assumimos que pode soprar bolhas por alguma razão. A natureza da suposição/inferência que eu dei é exatamente a mesma.

Taki leu-o. O teste é realmente bom. Só que eu não passei - na mosca, eu respondi 79%.

 
 
gumgum:


Estes são desenhos animados franceses, muito bons, há várias dúzias deles, baixe ou melhor compre o dvd, você não vai se arrepender
 

xxxx: as ações que são feitas através da força devem ser consideradas não naturais e, portanto, indesejáveis?
oooh: escreva seu curso e não se lamente

 

 
Farnsworth: Exatamente onde está a linha de raciocínio.

Acho que você mesmo escreveu que "a lógica ainda está obtendo o máximo conhecimento a partir da informação mínima de base". Essa é a linha.

Não há informações adicionais. Portanto, aplique a lógica formal e não se preocupe com isso.

 
Mathemat:

Acho que você mesmo escreveu que "a lógica ainda é obter o máximo conhecimento a partir da menor informação de base". Essa é a linha.

Não há informações adicionais. Portanto, aplique a lógica formal e não se preocupe com isso.

Esqueci de acrescentar - crível. E esta credibilidade e inequivocidade nem sempre é credível e inequívoca. :о) Você verifica a lógica formal através do raciocínio, e acaba limitando toda inferência à aplicabilidade.

PS: Eu não sou.