Quanto um cliente freelance paga por um EA em formato exp ou por código fonte aberto? - página 10

 
Youri Tarshecki:
Diga-me, há uma única informação no código do Windows que não pertence ao notional Bill Gates? E com que freqüência ele processa os programadores que trabalham para ele?
O código que os programadores da folha de pagamento escrevem na firma é de propriedade da firma. Está no contrato.
 

O fato de um programador escrever código não em uma empresa, mas em uma base freelance, de alguma forma muda a essência das leis da Federação Russa? Acho que não.

Isto é, o principal problema com o freelancing sobre este tópico é

As regras não estipulam quem é o proprietário do produto. Pelo menos não há menção de que as partes têm que resolver esta questão, se necessário.

2. Desenvolvedor é o termo errado. O termo correto é executor.

 
Youri Tarshecki:

Tente aplicar esta lógica a outras áreas de trabalho.

Imagine que você não é um programador, mas um designer ou arquiteto.

Por exemplo, ordeno a um arquiteto que construa uma casa com base em algum esboço. A casa é construída, o trabalho é pago, eu me mudo, e então um dia o arquiteto vem me ver e acontece que eu não sou dono da casa. O arquiteto, afinal, aplicou algum truque em sua construção e não quer que mais ninguém além de mim viva nesta casa e ainda mais para que eu a vendesse.

Você sente o absurdo? Acontece que o arquiteto aplicou "um monte de conjuntos de documentos, tais como "Definição de tarefa", "Suporte de informação", "Suporte algorítmico" e outros -- onde o produto futuro é descrito em detalhes, até a "letra" do algoritmo".

Você está simplesmente substituindo conceitos. A complexidade do trabalho, seus detalhes, seu componente intelectual, documental e algorítmico não tem nada a ver com O DIREITO DE PROPRIEDADE do produto final.

E mesmo que, de repente, enquanto trabalha em uma casa, o arquiteto aplique algo super secreto, digamos, algum tipo de sala preta para comunicações, proibida e inacessível ao proprietário da casa, ele, pelo menos, DEVE CONFIRMAR tal opção com o proprietário da casa.

Em outras palavras - se você não gostar do fato de que ao ser pago você perde a propriedade do código - então ou não trabalha em tais termos, ou patenteia suas invenções como propriedade intelectual, ou avisa o cliente sobre suas especificidades com antecedência.

Então vamos tentar olhar para isso de uma maneira diferente - com uma analogia.

O cliente encomendou a casa - exigiu todos os desenhos da casa, planos de comunicação - tudo normal e compreensível!

Mas é improvável que o cliente possa exigir que o empreiteiro forneça todos os desenhos e documentação para as ferramentas com as quais esta casa foi construída

Digamos que foi utilizada uma betoneira que o próprio empreiteiro construiu - por que o cliente precisaria de seus desenhos esquemáticos?

-------------

- meu ponto é que a biblioteca pessoal do desenvolvedor foi usada para escrever o software!

E na programação pode ser organizado - não dê o código fonte das bibliotecas (ou seja, não dê uma descrição do misturador de concreto), mas dê o código fonte da ordem (desenhos da casa e comunicações)

 
Youri Tarshecki:

Isto é, o principal problema com o freelancing sobre este tópico é

1. as regras não estipulam quem é o proprietário do produto em primeiro lugar. Pelo menos não há menção de que as partes tenham que resolver esta questão, se necessário.

2. Desenvolvedor é o termo errado. O termo correto é executor.

1. o empreiteiro obviamente não pode ser o proprietário.
 
Yuriy Zaytsev:

Então vamos tentar olhar para isso de uma maneira diferente - com uma analogia.

O cliente encomendou a casa - exigiu todos os desenhos da casa, planos de comunicação - tudo normal e compreensível!

mas é improvável que o cliente possa exigir que o empreiteiro forneça todos os desenhos e documentação para as ferramentas utilizadas na construção da casa.

Digamos que foi utilizada uma betoneira que o próprio empreiteiro construiu - por que o cliente precisaria de seus desenhos esquemáticos?

-------------

- Eu sugeriria que a biblioteca pessoal do desenvolvedor fosse usada para escrever o software!

E na programação pode ser organizado - não dê o código fonte das bibliotecas (ou seja, não dê uma descrição do misturador de concreto), mas dê o código fonte da ordem (desenhos da casa e comunicações)

Concordo, mas somente se a betoneira não estiver FORÇAMENTE envolvida na operação da casa.
 
Dmitry Fedoseev:
1. Obviamente, o executor não pode ser o proprietário.
na maioria dos casos, não pode
 
Yuriy Zaytsev:

Então vamos tentar olhar para isso de uma maneira diferente - com uma analogia.

O cliente encomendou a casa - exigiu todos os desenhos da casa, planos de comunicação - tudo normal e compreensível!

mas é improvável que o cliente possa exigir que o empreiteiro forneça todos os desenhos e documentação para as ferramentas utilizadas na construção da casa.

Digamos que foi utilizada uma betoneira que o próprio empreiteiro construiu - por que o cliente precisaria de seus desenhos esquemáticos?

-------------

- Eu sugeriria que a biblioteca pessoal do desenvolvedor fosse usada para escrever o software!

E na programação pode ser organizado - não dê o código fonte das bibliotecas (ou seja, não dê uma descrição do misturador de concreto), mas dê o código fonte da ordem (desenhos da casa e comunicações)

Sobre isto eu disse anteriormente, e outros disseram - o empreiteiro tem o direito de transferir, junto com as fontes do pedido, suas bibliotecas compiladas, a presença de suas bibliotecas no projeto, o empreiteiro deve notificar o cliente, caso contrário se recusará a executar o trabalho.
 
Yuriy Zaytsev:
na maioria dos casos não pode
No sentido de que fazer qualquer trabalho não lhe dá o direito de possuir os resultados.
 
Andrey Dik:
Mencionei isto antes e outros disseram - o contratante tem o direito de transferir suas bibliotecas compiladas junto com as fontes do pedido, o contratante deve notificar o cliente se suas bibliotecas estão presentes no projeto, caso contrário ele se recusa a fazer o trabalho.
SIM! exatamente - concordar completamente com este ponto de vista
 
Dmitry Fedoseev:
No sentido de que fazer algum trabalho não lhe dá o direito de possuir os resultados.

Eu quis dizer quando o empreiteiro trabalha em um projeto junto com o cliente e até atua como um condutor de idéias

E nesta situação, tanto o cliente quanto eu geralmente entendemos que o produto é um pouco comum.