Matemática pura, física, lógica (braingames.ru): jogos cerebrais não relacionados com o comércio - página 215

 
Mathemat:

Sim. O pequeno cubo pode ser colocado no seu rabo, de modo a que nem uma única gota esteja dentro :)


É uma pena o rabo, os cubos são demasiado pesados, podem ser esmagados).
 
sanyooooook:
É uma pena, os cubos são demasiado pesados, podem ser esmagados).
São apenas 5 quilos cada. Mas com tal densidade, a espessura da parede é tal que é mais provável que seja cortada.
 
Mathemat:

Os fabricantes dos cubos fizeram magia e fizeram cubos com a substância de diferentes magnetars (uma ervilha pesa na região de 100 milhões de toneladas). Por conseguinte, embora as suas paredes sejam muito finas, pesam seriamente - bem, não um bilião de toneladas,

Oh, meu, és um chato, já mataste duas soluções de trabalho. Só porque "só uma pode estar certa"? Os ímanes não estavam no estado, tenho todos os movimentos anotados!

;)

Embora eu esteja disposto a admitir que, sendo todas as outras coisas iguais, a solução mais simples é quase sempre preferível.

--

Da falsificação que surge quando se clica em "mais detalhes" neste post, eu gosto do problema:

"Provar que a soma de dois números primos consecutivos, começando com o número 3, se decompõe em pelo menos três multiplicadores primos (possivelmente idênticos). "

A prova é simples e bela, embora no início o problema parecesse ser um "problema teórico super complicado". :)

 
MetaDriver: "Provar que a soma de dois números primos consecutivos, a partir do número 3, se decompõe em pelo menos três factores primos (possivelmente idênticos). "
Bem, sim, simples e de bom gosto, ao mesmo tempo. Eu gostei.
 
Mathemat:

Um problema para os programadores (o peso do problema é 4):

Um megabrain num texto muito longo precisa de substituir todas as letras "A" por "B" e todas as letras "B" por "A". O editor de texto permite que um conjunto arbitrário de caracteres seja substituído por outro em todo o texto. Por exemplo, a substituição de "AA"->"BSAA" fará com que a corda "AAAAAL" se torne "BSAABSAAL". Como é que ele executa a tarefa?

FAQ (a partir do sítio web):

A solução para o problema apenas me chocou com a sua imprevisibilidade (embora eu esteja bastante aberto a outras soluções). Comecei a resolvê-lo há um par de anos, após o que desapareci dos Jogos da Mente durante um ano e meio. Há uns dias voltei a olhar para ela, e há cerca de 24 horas enviei a solução a um moderador. Ainda não recebi uma resposta, mas estou 100% certo de que está correcta. O algoritmo é testado num conjunto de caracteres de teste, não foram encontrados erros.

1. A -> ABA

2. B -> A

3. AAA -> B

Por favor, verifique o conjunto de caracteres de teste.

 
barabashkakvn:

1. A -> ABA

2. B -> A

3. AAA -> B

Não, isso não vai funcionar. Após o passo 2 não restarão quaisquer caracteres B, todos os caracteres A. E após o passo 3 quase todo o texto será substituído por B, excepto um ou dois caracteres A deixados no final.

P.S. Diz-se que pelo menos uma parte da expressão de substituição deve ter pelo menos dois caracteres. Caso contrário, será um desastre - que foi o que lhe aconteceu depois do passo 2.

 
barabashkakvn:

1. А -> АБА

2. Б -> А

3. ААА -> Б 

Mathemat:

Não, não o fará. Depois do passo 2 não restarão quaisquer caracteres B, serão todos A's. E depois do passo 3 quase todo o texto será substituído por B's, sem contar com um ou dois A's no final.
P.S. Diz-se que pelo menos uma parte da expressão de substituição deve ter pelo menos dois caracteres. Caso contrário será como uma catástrofe - que é o que lhe aconteceu depois do passo 2.

0) CAPTCHA BARREL SPOILSPORT AANÁLISE
1) KABAPCHABA BOCHKABA PORTIANKABA ABAABANABALIZ
2) CAAPCHAA AOCHCAA PORTJANCAA AAAAAAAAAAAALIZ
3) CBCHRB AOCHKB PORTIANKB BBNBLIZ
 
barabashkakvn:
0) CAPTCHA KEG PORTJANKA ABAABALISE
1) KABAPCHABA BARREL PORTJANKABA ABAABANABALISE
2) KAAAPCHAA AOCHKAAA PORTCANKAAA AAAAAAANAALISE
3) CBPCB AOCHKB PORTJANKB BBNBLIZ

Retirar todos os símbolos excepto A e B, será mais fácil. Eles não estão envolvidos na substituição de forma alguma. Aqui está um conjunto de testes:

 
Mathemat:

Não, isso não vai funcionar. Após o passo 2 não restarão quaisquer caracteres B, todos os caracteres A. E após o passo 3 quase todo o texto será substituído por B, sem contar com os um ou dois caracteres A que restam no final.

P.S. Diz-se que pelo menos uma parte da expressão de substituição deve ter pelo menos dois caracteres. Caso contrário, será um desastre - que foi o que lhe aconteceu depois do passo 2.

Se tomarmos a BA como ponto de partida, então

BBA

AAAA

BA

em vez de AB.

P.S. 3 não é permitido)

 
Eh, foi uma boa tentativa. Mas, infelizmente... Vamos procurar.