Matemática pura, física, lógica (braingames.ru): jogos cerebrais não relacionados com o comércio - página 15

 
Mathemat:

Andrei tem-na, ele conhece bem a física.

Mike, porque são eles compensados?

Aí vem outro.

sim, com um peso problemático de 3, não pense demais))

Lamento, mas a resposta está errada.

Gostaria de ver em números como a capacidade térmica muda quando a densidade muda

tudo bem, escorregadio, mas deixe a mudança volumétrica = a densidade mudou = a massa permaneceu a mesma = a capacidade térmica permaneceu a mesma = o calor necessário para o delta T permaneceu a mesma

 
Mathemat:

Será Megamind sempre capaz de colocar tal pedra numa prateleira, numa das bordas, numa posição estável?

Claro. Há uma prova, mas não tenho a certeza se a vai contar :)
 
Mischek:

Sim, com um peso problemático de 3, não é necessário ser esperto))

Lamento, mas a resposta está errada.

Gostaria de ver em números como a capacidade térmica muda quando a densidade muda

A mudança na temperatura é demasiado pequena para considerar a mudança na capacidade calorífica para ser significativa. Não sei como o justificar.

A capacidade térmica não se alterou: as taxas iniciais e finais são iguais.

Existe um outro efeito, termodinâmico.

TheXpert: Claro. Há uma prova, mas não tenho a certeza se conta :)

Bem, fui recentemente defendido. A prova é simples.

É interessante que, no caso bidimensional, o problema seja estupidamente resolvido de forma puramente geométrica. Mas, no caso tridimensional, é mais complicado.

A propósito, existe uma tal invenção de húngaros - gömbötz. É um corpo tridimensional convexo com um único ponto de equilíbrio estável (e um único ponto de equilíbrio instável).

Невероятное Gömböc переворачивает само себя
  • www.membrana.ru
Все прекрасно представляют, как работает неваляшка: сочетание особой формы и утяжелённого дна даёт забавный эффект. Но возможно ли создать объект, который обладал бы аналогичными свойствами, будучи гомогенным внутри, без смещённого центра тяжести? Это кажется невероятным, но такое тело существует.Проблема неваляшки кажется пустяковой, пока не...
 
Mathemat:

A mudança na taxa é demasiado pequena para considerar a mudança na capacidade térmica como significativa. Não sei como justificar isto.

A capacidade térmica não se alterou: as taxas iniciais e finais são iguais.

Há outro efeito, termodinâmico.


O efeito termodinâmico é relevante para os gases do grupo freon, pelo que se pode desenhar um problema sobre ele.

Para os metais é algo que, neste caso, é negligenciado

 
Mathemat:

Bem, tenho sido defendido recentemente. A prova é simples.

A minha é provavelmente ainda mais simples - a ausência de tal vantagem é uma violação directa da lei de conservação de energia.

Ah, a geométrica também é simples. É o rosto com a menor distância do centro da massa até ao plano da face. Se a perpendicular cai fora da face, então existe uma face com menos distância (devido à convexidade) , uma contradição. CHTD.

 
Mathemat:

Bem, só recentemente fui defendido.

Só publica aqueles que você mesmo resolveu?

 
TheXpert: Só publica aqueles que você mesmo resolveu?

Bem, ultimamente, sim. Decidiu sobre uma centena; a grande maioria deles 3 ou mais. Para que possa pensar por si próprio. Ainda restam alguns.

Mas também posso afixar os que ainda não resolvi.

 
Mathemat:

Mas também posso fazer os que não estão resolvidos.

Vá lá, vá lá. :) Basta escrever o que está indeciso.
 

OK, eis um problema que coloquei em modo de pensamento subconsciente permanente (peso - 3, não resolvido):

Um megabrain num texto muito longo precisa de substituir todas as letras "A" por "B" e todas as letras "B" por "A". O editor de texto permite que um conjunto arbitrário de caracteres seja substituído por outro em todo o texto. Por exemplo, a substituição de "AA"->"BSAA" fará com que a corda "AAAAAL" se torne "BSAABSAAL". Como é que ele executa a tarefa?

Explicação: O alfabeto do texto é desconhecido, pelo que não conhecemos quaisquer outros símbolos excepto A, B no texto e não os podemos utilizar para substituir na parte esquerda. Além disso, também nenhum outro personagem deve estar no lado direito da substituição. Isto é uma espécie de insecto, mas esta é exactamente a condição do problema.

Já escrevi várias opções de "solução", mas todas acabaram por se revelar erradas.

Outro (o peso é 5, escrevi a solução há muito tempo, mas ainda não foi verificada):

Há um número infinito de urnas em fila, nas quais podem jazer pedras. Sabe-se que a urna com números n+m contém tantas pedras como a urna com números n e m no total ou mais uma. Na urna com o número 9999 há 3333 pedras. Quantas pedras há na urna com o número 2011?

Mas receio que não lhe vá interessar muito.

 
TheXpert: Provavelmente ainda mais simples - a ausência de um rosto assim é uma violação directa da lei de conservação de energia.

Foi o que escrevi, fazendo um poliedro de passo contínuo que requer um mínimo de energia para continuar em movimento. Mas fui mal interpretado, citando como exemplo uma bola vulgar. É verdade, a situação com a bola é diferente, mas, repito, não fui compreendido.

Depois disso, escrevi a solução na linguagem da energia potencial.

Ah, a geométrica também é simples. Esta face com a menor distância do centro da massa até ao plano da face. Se a perpendicular cai fora da face, então existe uma face com menos distância (devido à convexidade) , uma contradição. CHTD.

Isso é o que eu gosto!