Matemática pura, física, lógica (braingames.ru): jogos cerebrais não relacionados com o comércio - página 16

 
Mathemat:

OK, eis um problema que coloquei em modo de pensamento subconsciente permanente (peso - 3, não resolvido):

Um megabrain num texto muito longo precisa de substituir todas as letras "A" por "B" e todas as letras "B" por "A". O editor de texto permite que um conjunto arbitrário de caracteres seja substituído por outro em todo o texto. Por exemplo, a substituição de "AA"->"BSAA" fará com que a corda "AAAAAL" se torne "BSAABSAAL". Como completa ele a tarefa?

Explicação: O alfabeto do texto é desconhecido, pelo que nenhum outro carácter além de A, B é conhecido por nós e não pode ser utilizado para substituição na parte esquerda. Além disso, também não devem estar presentes outros caracteres no lado direito da substituição. Isto é uma espécie de insecto, mas essa é exactamente a condição do problema.

Já escrevi várias variantes de "solução", mas todas elas se revelaram erradas.

Como opção (provavelmente tola, mas sem energia para verificar agora):

1) "A" -> "AB".

2) "B" -> "BA".

3) "AB" -> "BA"

4) "AB" -> "A"

5) "BA" -> "B".

 
WWer: Como opção (provavelmente tola, mas não tenho energia para verificar agora):

Terei de o provar, não acredito na sua palavra.

P.S. Outro (peso 4, pontuado):

Um tijolo cai sobre uma bola perfeitamente elástica a partir de uma altura de 1 metro e ricocheteia quase 1 metro. A que altura é que a bola vai saltar?

Explicação: a resposta tem de ser numérica. Essa é a beleza do problema.

 
Mathemat:

Terei de o provar, não acredito na sua palavra.

P.S. Outro (peso 4, pontuado):

Um tijolo cai sobre uma bola perfeitamente elástica a partir de uma altura de 1 metro e ricocheteia quase 1 metro. A que altura é que a bola vai saltar?

Explicação: A resposta tem de ser numérica. Essa é a beleza do problema.

0 ?
 
Mischek:
0 ?

Nah, maior.

Já alguma vez tentou levantar uma bola de ténis do chão, acertando-a com uma raquete?

 
WWer:

Como opção (provavelmente tola, mas sem energia para verificar agora):

1) "A" -> "AB"

2) "B" -> "BA"

3) "AB" -> "BA"

4) "AB" -> "A"

5) "BA" -> "B".

Sim, isso é mesmo tolo, esqueci-me que já no segundo passo "BA" irá substituir todo o "B", que é também o resultado da substituição de "A" por "AB" a partir do primeiro passo.

O objectivo da minha opção é apenas excluir esse tipo de coisas.

Outra opção:

1) "A" -> "AAA"

2) "B" -> "BBB".

3) "AAA" -> "BBB".

4) "BBB" -> "ABA"

5) "BAB" -> "B"

6) "ABA" -> "A"

 
Mischek:
0 ?
Mathemat:

Terei de o provar, não acredito na sua palavra.

P.S. Outro (peso 4, pontuado):

Um tijolo cai sobre uma bola perfeitamente elástica a partir de uma altura de 1 metro e ricocheteia quase 1 metro. Até que altura a bola vai saltar?

Explicação: A resposta tem de ser numérica. Essa é a beleza do problema.

O tijolo não salta... Pode obtê-la se a bola for colocada sobre algum tipo de base elástica/primavera. A bola irá ricochetear no tijolo.

A resposta é "quase 1 metro" menos o tamanho do tijolo ?

 
WWer:

Sim, isso é mesmo tolo, esqueci-me que já no segundo passo "BA" irá substituir todos os "B", o que também está nos resultados da substituição de "A" por "AB" a partir do primeiro passo.

O objectivo da minha opção é apenas excluir esse tipo de coisas.

Outra opção:

1) "A" -> "AAA"

2) "B" -> "BBB".

3) "AAA" -> "BBB".

4) "BBB" -> "ABA"

5) "BAB" -> "B"

6) "ABA" -> "A".


Os passos 1 e 2 apenas adiam a mistura de letras no passo 4 (AABBBB->BBBBBBBB->BAABB->BAABB...


Sobre a substituição de cartas, eis o que eu inventei:

1) A -> BAA

2) B -> ABB

3) ABBAA -> B

4) ABB -> A


Pareceu-me que cada A deveria ser substituído por dois (ou três, dez...) AA, enquanto que a blindagem (marcação) B. O mesmo para B, só que vice-versa. Então as substituições não se perderão.

O que pensa?


 
Manov:

quase

Mathemat:


Explicação: A resposta tem de ser numérica. Essa é a beleza do problema.

 
Manov: A resposta é "quase 1 metro" menos o tamanho do tijolo ?

Não. O tijolo salta de volta a, digamos, 99,5cm. Isso é "quase".

O tamanho do tijolo não desempenha aqui um papel. O importante é compreender os processos físicos que ocorrem após o tijolo bater na bola, e depois transformá-los em números de betão - digamos, centímetros.

Nada de realmente complicado aí.

 
a bola não vai saltar de todo.
Ou seja, a resposta é 0.