Interessante e Humor - página 4212

 
transcendreamer:

Ahaha, que ídolos venero? Deves ter-me confundido com outra pessoa )))))))))))

e faz uma lista daquilo em que acredita cegamente sem a devida verificação - estas são as mesmas obsessões - ídolos a adorar...
 
Andrei:

Então foi você que disse que não pode verificar))) de onde é que estas coisas vêm?)


Muitos crentes comportam-se como se não fosse o dever dos dogmáticos provar os postulados geralmente aceites, mas sim o dever dos cépticos de os refutar. Este não é certamente o caso. Se eu afirmasse que um bule de chá de porcelana gira numa órbita elíptica à volta do Sol entre a Terra e Marte, ninguém seria capaz de refutar a minha afirmação, se eu acrescentasse prudentemente que o bule é demasiado pequeno para ser detectado mesmo pelos telescópios mais potentes. Mas se eu afirmasse ainda que, como a minha declaração não pode ser refutada, uma pessoa razoável não tem o direito de duvidar da sua verdade, eu seria correctamente assinalado que estou a dizer disparates. Mas se a existência de tal bule tivesse sido afirmada nos livros antigos, se tivesse sido reivindicada todos os domingos e a ideia tivesse sido perfurada nas cabeças das crianças da escola desde a sua infância, a incredulidade na sua existência teria parecido estranha e o céptico teria merecido a atenção de um psiquiatra na época iluminada ou, anteriormente, de um inquisidor.

(Ver The Collected Papers of Bertrand Russell, Vol. 11: Último Testamento Filosófico, 1943-68. Routledge. pp. 547-548. Recuperado a 1 de Dezembro de 2013).



 
Andrei:
e faz uma lista do que acredita cegamente sem a devida verificação - estas são as mesmas obsessões - ídolos a adorar...

pelo contrário - estou constantemente a duvidar - até a questionar as minhas dúvidas

 
transcendreamer:

Muitos crentes comportam-se como se não fosse o dever dos dogmáticos provar os postulados geralmente aceites, mas sim o dever dos cépticos de os refutar.

De que se trata tudo isto?)

 
transcendreamer:

Pelo contrário - estou constantemente a duvidar - até a questionar as minhas dúvidas

duvidar não é suficiente para descobrir a verdade, é preciso testar a verdade na prática....

 
Andrei:

De que se trata tudo isto?))

Tenho a certeza que já compreende o absurdo da situação em que se encontra

 
Andrei:

duvidar não é suficiente para descobrir a verdade, é preciso testar a verdade na prática....

Não podia estar mais de acordo.

 
transcendreamer:

Tenho a certeza de que já compreende o absurdo da situação em que se encontra

Não compreendo... como vê o absurdo?
 
transcendreamer:

É impossível não concordar com isso

conseguiu verificar alguma verdade na sua vida, se não é um segredo?
 
Andrei:
Não compreendo... o que vê como absurdo?
O absurdo é que o afirmante está a pedir para provar alguém que questiona a sua afirmação. E fá-lo na prática, sabendo muito bem que isto é impossível. Isso, perdoem-me, é uma autêntica trolha e uma tentativa de evitar a "responsabilidade" pelas suas próprias declarações.