Negociando cisnes negros em Forex

 

O que é um Cisne Negro :

Um Cisne Negro é um evento imprevisível que carrega conseqüências massivas.

No mercado, um cisne negro é uma tendência de longo prazo que pode trazer grandes lucros (se você for com ele) ou colocá-lo fora de negociação (se você for contra ele).

Fui apresentado pela primeira vez a este conceito quando encontrei um livro bestseller chamado "The Black Swan: The Impact of the Highly Improbable" por um certo autor chamado Nassim Nicholas Taleb.

O Sr. Taleb tornou-se famoso após o crash financeiro de 2007 (que foi um Cisne Negro em si) e seu livro chegou ao topo da lista dos mais vendidos (o sucesso de seu livro é um Cisne Negro também).

Depois de ler uma parte do livro, comecei a pensar em uma maneira prática de se beneficiar dos cisnes negros e reduzir seus efeitos desastrosos em um ambiente comercial. Finalmente vim para fazer este sistema que pode colocar os investidores que o utilizam no caminho dos cisnes negros para se beneficiarem deles quando eles acontecem.

O que este sistema faz

O que ele faz basicamente é fazer pequenas perdas e pequenos lucros até captar uma longa tendência.

Há duas certezas sobre este sistema:

- Faz perdas
- Apanha grandes tendências

Sobre perdas : a porcentagem de risco é fixada em 1%, além disso o sistema usa um limite de Stop Loss para manter as perdas pequenas e sob controle.

Sobre as grandes tendências : o sistema não usa um limite de Take Profit para ficar aberto a grandes lucros, quando uma grande tendência é capturada, você quer segui-la até que ela termine.

O que você pode esperar deste sistema é crescimento sustentável a longo prazo, eu não me deixaria enganar por resultados de menos de 7 anos.

Leia a próxima parte o que o sistema não faz é mais importante do que o que ele realmente faz.

O que este sistema não faz

Esta é a seção mais importante sobre este sistema comercial.


Vou lhe dizer algumas coisas a não esperar deste sistema:

Este sistema NÃO o tornará rico em pouco tempo, não excluo a possibilidade de duplicar seus investimentos em um ano, mas é muito improvável que isso aconteça.

Este sistema não o enganará com resultados a curto prazo que eventualmente irão explodir em perdas maciças.

É muito improvável que este sistema faça explodir todos os seus investimentos e ganhos: quer dizer, se a porcentagem de risco for fixada em 1%, isto significa que você perderá tudo somente após 100 perdas consecutivas, enquanto que no backtesting do EURUSD (de 1999.10.01 a 2010.06.17) o sistema fez somente 29 operações das quais 17 foram lucrativas (58,62%).

Este sistema não utiliza nenhum tipo de modelo matemático ou dogmas construídos sobre as estatísticas.

Como prever um Cisne Negro

A primeira propriedade de um Cisne Negro é que ele é imprevisível.

A EA aqui apresentada não tenta prever os cisnes negros (pois eles são imprevisíveis), mas estar pronta para eles quando eles acontecerem.

"Sangramento ou Sopro".

No livro do Sr. Nicolas Taleb li um título atraente: "Bleed or Blowup" (Sangrar ou Explodir).

Para ele há duas maneiras de perder dinheiro (e não conheço uma terceira maneira):

Blowup : você pode fazer pequenos ganhos com o tempo assumindo grandes riscos, e quando um cisne negro acontece você perde muito, podem ser todos os seus investimentos iniciais. Para você, o Cisne Negro acaba quando seus investimentos são totalmente consumidos.

Sangramento: você estará tendo pequenas perdas com o tempo e quando um Cisne Negro ocorre você se beneficia dele, pois ao contrário da parte Blowup não há limites para os lucros que um Cisne Negro pode obter para você.

Blowup :

Estou no comércio automático há alguns anos, já me deparei com muitos EAs que lhe dariam resultados espantosos (retrocesso ou comércio ao vivo), mas depois de um tempo eles fazem grandes perdas.

Vamos dar uma olhada em um desses sistemas (Porcentagem de risco 57%) :

este é um ano de testes de retaguarda, parece bom, huh ?

mais um ano e parece ainda melhor, algumas pessoas podem pular neste sistema que parece um milagre!

alguns meses depois : Oops ! Pouco antes de duplicar os investimentos iniciais, o sistema explodiu. O resultado final é : sistemas similares acabam explodindo.

O que você acabou de ver é semelhante ao que aconteceu com muitos fundos de investimento ao longo da história, bancos inteiros faliram por assumir grandes riscos e acreditar demais em estatísticas e modelos matemáticos. Este é o tipo de estratégia que - a longo prazo - faz com que os investidores desejem ter gasto seu dinheiro de outra forma.

Agora vamos dar uma olhada em outra abordagem para perder e ganhar dinheiro.

Sangrar :

Esta abordagem consiste em assumir pequenos riscos e esperar que os cisnes negros obtenham grandes lucros com eles.

Sistema utilizado : Black Swan FX Trader (Porcentagem de risco de 5%)

Pegue estes dois gráficos da BSFT :

Gráfico EURUSD : Dez anos de testes anteriores

Gráfico GBPUSD: Mais de dez anos de retrocesso

Uma questão de escolha

Eu acho que a escolha de uma estratégia de perda é o aspecto mais importante da negociação, porque afinal você quer ganhar, mas também quer manter seus investimentos.

Trata-se da escolha entre uma de duas estratégias de negociação:

- Assumir pequenos riscos sem limite superior de lucros, procurando resultados a longo prazo

- Assumir riscos consideráveis com uma ilusão de sucesso que se desvaneceria em grandes perdas.

Você pode visitar meu pântano em http://black-swan-fx-trader.blogspot.com/.

Anexei declarações de retrocesso para que você possa olhar os cisnes negros que o sistema pegou.

Felicidades

Arquivos anexados:
statements.rar  127 kb
 

Seu sistema não está capturando os cisnes negros. É apenas um simples e velho caçador de tendências de baunilha ao deixar-se sangrar primeiro até a morte pelas serras de chicote enquanto espera por uma grande tendência, esperançosamente e eventualmente.

Os torturadores chineses têm um nome para isso. Morte por Mil Cortes. Você definitivamente precisa de um bolso muito fundo e finalmente de um terapeuta para sair da depressão. Nick Leeson, do banco Baring em Cingapura, acabou quebrando o banco ao seguir este sistema. Ele perdeu apenas um par de bilhões de libras negociando Nikkei e acabou 5 anos na prisão.

A maneira segura de ganhar um milhão de dólares do mercado por este sistema é começar com alguns milhões.

 

Toda a premissa de um evento de cisne negro é que eles são os eventos pouco freqüentes >6-sigma...por que alguém esperaria os 5-7 anos que leva para que um único evento de cisne negro ocorra apenas para monopolizar essa oportunidade rara uma vez em uma década?

Você quer construir salvaguardas (disjuntores, assim como o estabelecimento usa) para minimizar os danos que os cisnes negros podem causar, mas criar uma estratégia que tente realmente esperar os mercados na esperança de pegar o próximo na próxima década, parece-me um recado idiota.

E o Eurotrader tem razão, este sistema não parece ser diferente de um negociante de tendências que tenta pegar os grandes movimentos enquanto sangra durante os períodos de negociação lateral. Você não precisa chamá-los de cisnes negros.

 
Obrigado por explicar este sistema. Isto certamente teria feito um bom artigo. Publicando aqui desta forma, vai receber muitos comentários negativos. Não tenho certeza se isso é uma coisa boa ou ruim; depende do que você está tentando realizar. Bem, não é um conceito revolucionário. Parece-me uma boa e velha tendência. Para aquelas pessoas que não estão familiarizadas com tal sistema, você fez um bom trabalho apresentando-o a elas. Abraços!!
 
ubzen:
Postando aqui assim, vai receber muitos comentários negativos. [...]

Yup. É uma tendência comum ou horária que se segue com uma camada de cobertura de Nassim Taleb para torná-la mais apetitosa e interessante. É como os sistemas que lançam em torno dos termos "redes neurais" e "inteligência artificial" só porque soam bem e inteligentes.

Vamos pegar uma das declarações mais obscuras: "O Sr. Taleb tornou-se famoso após o crash financeiro de 2007". Na verdade, Taleb era mais do que moderadamente conhecido muito antes de 2007. Por exemplo, Malcolm Gladwell escreveu longamente sobre ele em 2002: http://www.gladwell.com/2002/2002_04_29_a_blowingup.htm (embora o próprio Gladwell não fosse tão famoso e seguido na época como é agora).

 

A tendência está seguindo a técnica História? Uma de minhas histórias favoritas é aquela em que os dois Traders apostam um no outro sobre se alguém poderia ou não ser ensinado a se tornar um comerciante de sucesso. O cara que ganhou a aposta foi capaz de ensinar às pessoas comuns como seguir as tendências seguindo as técnicas e eles se tornaram alguns comerciantes bem conhecidos.


Now-a-Days parece que todos estão mais preocupados com modelos de preços para tudo. Acho que o comércio realmente é uma profecia auto-realizadora...(IMHO). Hehe... isto deve levar algumas pessoas:)

 
ubzen:

Uma de minhas histórias favoritas é aquela em que os dois Traders apostaram um no outro sobre se alguém poderia ou não ser ensinado a se tornar um comerciante de sucesso.

www.turtletrader.com
 

O acompanhamento das tendências é real e as pessoas ganham muito dinheiro invocando as tendências seguindo estratégias. A razão pela qual as pessoas ainda optam por estratégias comerciais alternativas tem a ver com a maximização de sua taxa de retorno (ROR) e/ou a minimização de seu risco de perda (ROL).

Considere que se qualquer um de nós estivesse interessado em simplesmente ganhar mais dinheiro com nosso patrimônio líquido atual, então simplesmente compraríamos um CD bancário apoiado pelo governo e nos sentaríamos para beber margaritas o dia todo.

O que nos compele a esta indústria é o desejo de ganhar ainda mais dinheiro com nosso patrimônio líquido atual.

O ideal é que todos nós estejamos ocupados no trabalho de elaborar esquemas comerciais mais inteligentes e inteligentes para maximizar nosso Retorno de Capital Ajustado ao Risco (RAROC).

Tentar pegar a faca em queda... ou seja, constantemente encurtando um mercado de tendências de outra forma em alta, na esperança de pegar uma reversão de mercado fundamental uma vez em uma década (tipicamente progenitor do evento do cisne negro) não me parece uma abordagem superior da RAROC.

 

Obrigado JJC,

Eu leio New Yorker regularmente, mas eu perdi aquele artigo BLOWINGUP. Mais uma vez, obrigado.

 
1005phillip:

O ideal é que todos nós estejamos ocupados no trabalho de elaborar esquemas de negociação mais inteligentes e inteligentes para maximizar nosso retorno ajustado ao risco sobre o capital (RAROC).

Cingindo-se um pouco ao tópico original, Taleb tem algumas críticas interessantes ao VaR, que é um componente da RAROC. (No entanto, é preciso ir além do fato de que ele tem um dedo de torção no gatilho retórico: "Sempre sustentei que VAR é charlatanismo" é uma citação de exemplo de seu site em http://www.fooledbyrandomness.com/quant.html)

1005phillip:
encurtar constantemente um mercado de tendências de outra forma em alta na esperança de capturar uma inversão de mercado fundamental uma vez em uma década (tipicamente progenitor do evento do cisne negro) não me parece uma abordagem RAROC superior.

Certamente não parece fazer muito sentido se você tentar fazer isso com forex spot. Você quer algo muito mais assimétrico - tal como as cestas de opções que Gladwell descreve Taleb como negociação.

 
jjc:

...http://www.fooledbyrandomness.com/quant.html...


Omg. de Cisnes Negros para Black Scholes (exatamente quando eu estava pensando nisso). Você pensaria que está treinando para se tornar um mestre de Kong-fu. Aposto que vocês, caras avançados, conhecem a fórmula por cima de suas cabeças. Qual é o grande problema com esse Soros, afinal? Você pensaria que ele inventou o comércio. Quebre o banco da Inglaterra, grande coisa. O cara teve sorte de não ter falido no processo. Sim, eu disse isso. (Oh garoto, eles vão me expulsar do site com certeza agora).