Seleção de uma configuração de computador (otimização especializada uma prioridade) - página 9

 
Maxim Dmitrievsky:

Tudo bem, você pode dobrar, então você não precisa de um ventilador :Z

O principal é ficar quieto! :)

 

Certo. A primeira coisa que eu não gostei foi da interface Win10, além de muitas coisas desnecessárias. Bem, o material extra foi tratado com a espiral da versão LTSB - ficou imediatamente mais fácil. Mas a interface... Eu não gosto disso.

Bem, fez com que parecesse Win7 na medida do possível. Infelizmente, para fazer uma interface completamente clássica - você precisa colocar um utilitário especial, e parece, como eu vejo nas críticas na Internet, ter problemas.

A segunda coisa que eu não gostei foi o ruído do ventilador na fonte de alimentação. Mesmo sem carga é muito perceptível, o que estará sob carga? Desconsiderei minha garantia, retirei o ventilador (felizmente não foi soldado, mas conectado com um soquete, sem necessidade de mexer no ferro de solda), coloquei em um ventilador regular controlado por quatro pinos, conectado ao soquete na placa. Tudo se tornou visivelmente mais silencioso.

Eu não tenho tempo para fazer testes de estresse hoje, provavelmente amanhã.

 
Georgiy Merts:

Certo. A primeira coisa que eu não gostei foi da interface do Vin10.

Bem, feito o mais parecido possível com Vin7, uma interface bastante clássica - você tem que colocar em uma utilidade especial, e parece ter problemas.

A segunda coisa que eu não gostei foi do ruído do ventilador na fonte de alimentação. Mesmo sem carga é muito perceptível, o que estará sob carga? Desconsiderei minha garantia, retirei o ventilador (felizmente ele não foi soldado, mas conectado via conector), coloquei em um ventilador controlado, conecte-o ao conector na placa. Agora está visivelmente mais silencioso.

Não tenho tempo para fazer os testes de estresse hoje, provavelmente amanhã.

Vin 10 é lixo, mas talvez as pessoas tenham aprendido como atualizar....

Ruído na PSU - então eu não deveria ter tomado uma péssima PSU :) Não tem certeza de como você colocou um ventilador controlável em uma tomada que não controla o ventilador (ou também era controlável, mas muito barulhento)? A questão é: o sensor de temperatura ali dentro é utilizável, e talvez o PSU devesse ter sido devolvido sob garantia se estiver uivando... ou talvez esteja realmente aquecendo...

 
Aleksey Vyazmikin:

Ruído na PSU - então você não deve ter uma péssima PSU :) Não tem certeza de como você colocou um ventilador controlável em uma tomada que não controla um ventilador (ou era controlável também, mas muito barulhento)? A questão é: há um bom sensor de temperatura lá dentro, e talvez a PSU devesse ter sido devolvida sob garantia se estiver uivando... ou talvez esteja realmente aquecendo...

Não, não. Minha PSU não é de marca, mas é muito boa.

O ventilador na fonte de alimentação funciona bem. Sob carga, a velocidade começa a aumentar. Mas, com a carga mínima, ele dava, como entendo, cerca de 1.500 rpm (ventilador de 120 mm), o que já é bastante perceptível. Eu entendo quando tal ruído sob carga. Mas sem ???? Você faz um teste de estresse - as RPMs sobem tanto no processador quanto na fonte de alimentação, e no início - a fonte de alimentação ainda é "mais barulhenta". Mas a partir de 2000 RPM, a CPU fica mais alta.

Esta é a quarta vez (se não estou enganado) que faço modificações na PSU - é quase um procedimento padrão para mim agora.

Eu jogo fora o ventilador da fonte de alimentação (se ele for soldado - eu o desdobro). Eu o substituo por um ventilador de caixa normal com três (ou melhor, com quatro) pernas. O cabo que vem com o restante do feixe de cabos de alimentação. Em seguida, este novo ventilador de alimentação - conectado ao conector da placa-mãe - e voilá - controla-o como você quiser.

 
Georgiy Merts:

Em seguida, este novo ventilador de alimentação - conectado à tomada da placa-mãe - e voilá - controla-o como você quiser.

Então, como a placa-mãe pode controlá-la se não tem informações sobre a temperatura da fonte de alimentação? Somente esperando que a CPU aqueça a PSU.... eu não sei...

 
Aleksey Vyazmikin:

Então, como a placa-mãe pode controlá-la se não tem informações sobre a temperatura da fonte de alimentação? Somente esperando que a CPU aqueça a PSU.... eu não sei...

Não é necessário. Em todas as fontes de alimentação com que lidei (abri cerca de dez delas) a placa de controle de velocidade do ventilador era apenas um elemento "add-on" separado, geralmente localizado na parte do meio, e na maioria das vezes estava preso ao dissipador de calor dos transistores de potência por um suporte curto (e algumas vezes por um suporte bastante longo). Assim - o ventilador de fornecimento de energia mede a temperatura do ar no fornecimento de energia. E se você excluir a parada do ventilador - esta temperatura não é muito diferente da temperatura dentro da caixa. (Talvez seja diferente em marcas caras - mas eu só lido com modelos baratos)

Vocês, meus amigos, claro, me assustaram um pouco com palavras como "TDP é só lixo", que "sob carga a CPU consome todos os 150W, que eu deveria mudar imediatamente o Deepcool Theta 16 PWM para um dispositivo mais sério...

Mas aparentemente as minhas preocupações foram em vão.

Já faz uma hora que meu computador está sob teste de estresse pelo utilitário CPU-Z. Temperatura - flutua de 71 a 73 graus, chega a 74 algumas vezes. A propósito, acabei de fazer alguns ajustes no perfil, de modo que o ventilador a 70 graus não deu velocidade máxima (2400), mas a manteve em 2000 e "conseguiu o restante 400" a 75. Ao toque, de lado a temperatura do topo das nadadeiras do radiador não é superior a 45 (fácil de segurar com minha mão). Não acho que o teste de estresse CPU-Z dê menos carga do que o otimizador Metatrader dá.

Portanto, não há necessidade de mudar nada, graças a Deus.

 
Georgiy Merts:

Você não precisa de um. Em todas as fontes de alimentação com que lidei (abri cerca de dez delas) a placa de controle de velocidade do ventilador era apenas um elemento "articulado" separado, geralmente localizado na parte do meio, na maioria das vezes preso ao dissipador de calor dos transistores de energia por um suporte curto (e algumas vezes - bastante longo). Assim - o ventilador de fornecimento de energia mede a temperatura do ar no fornecimento de energia. E se você excluir a parada do ventilador - esta temperatura não é muito diferente da temperatura dentro da caixa. (Talvez seja diferente nas marcas caras, mas eu só lidei com os modelos baratos)

Se este for o caso, o argumento é convincente, não haverá realmente muita diferença, bem, talvez alguns graus.

Georgiy Merts:

Claro que vocês, amigos, me assustaram um pouco com palavras como "TDP é apenas um truque", que "sob carga a CPU consome todos os 150W, que é melhor eu mudar o Deepcool Theta 16 PWM para um dispositivo mais sério...

Mas minhas preocupações foram em vão.

O computador já está uma hora sob teste de estresse pelo utilitário CPU-Z. Temperatura - flutua de 71 a 73 graus, chega a 74 algumas vezes. A propósito, acabei de ajustar o perfil também, de modo que o ventilador a 70 graus não deu velocidade máxima (2400), mas o manteve a 2000 e "conseguiu o restante 400" a 75. Ao toque, de lado a temperatura do topo das nadadeiras do radiador não é superior a 45 (fácil de segurar com minha mão). Não acho que o teste de estresse CPU-Z dê menos carga do que o otimizador Metatrader dá.

Portanto, não há necessidade de mudar nada, graças a Deus.

70 graus é muito para mim, tenho certeza que não começa a trotar - veja as freqüências, está aguentando?

LinX é bom para aquecer o processador e verificar sua estabilidade! Se seus gigaflops não descerem após 20-30 passes, você estará bem. Basta certificar-se de que você tenha configurações mais rígidas lá.

 

1. O processador é um brinquedo, bom para um computador doméstico - não há USS, portanto não há como saber o que realmente conta. Se você faz coisas industriais, somente processadores com USS. Do processador sai a memória e a placa-mãe.

2. Não entendo quantos canais de memória o processador tem. Uma CPU de servidor normal tem 4 canais de memória, o que melhora muito o uso de vários núcleos. Com a mesma freqüência, o computador funciona 15-20 por cento mais rápido

3. Um refrigerador tem um diâmetro de rotor pequeno e velocidade proibitiva. Não leve ventiladores com menos de 120 mm e sua velocidade não deve ser superior a 1200 rpm em um extremo.

4. Eu não entendo que tipo de fornecimento de energia. Pelo menos um de bronze? A turbina deve ter pelo menos 140mm.

5. O SSD de 120 GB é um desastre. Eu nem quero falar sobre otimização de senha, pois ela facilmente faz seu computador ficar pendurado por causa de um simples erro.

6. O desempenho da interface SSD é uma coisa filosófica e é importante SOMENTE para arquivos muito grandes - vários gigs. Estamos lidando normalmente com alguns megabytes, não mais do que 100MB. O tamanho do arquivo a ser copiado = aproximadamente a velocidade do disco. Você tem que copiar 1000 arquivos de 10Mb - a velocidade será de 10Mb. Essa é a história toda do M2.

 
Aleksey Vyazmikin:

Se este for o caso, o argumento é convincente, não haverá realmente muita diferença, talvez uns poucos graus.

70 graus é muito para mim, tenho certeza de que não está começando a trotlift - veja as freqüências, está aguentando?

LinX é bom para o aquecimento da CPU e testes de estabilidade! Se seus gigaflops não descerem após 20-30 passes, você estará bem. Apenas certifique-se de ajustá-lo de uma maneira mais lenta.

Não, a freqüência não vai mudar.

Até onde eu entendo o thrttling, ele começa apenas a 90 graus. Eu tenho - sem carga a temperatura é de cerca de 35 graus, quando o teste de estresse está ligado - ele chega a 65 por alguns minutos, e depois lentamente sobe para 72-73. A freqüência da CPU é 4280, a freqüência da memória é 2390 o tempo todo, as mudanças são em unidades.

Não, eu vejo que o TDP 65W é provavelmente o TDP máximo correto com carga total. O erro dificilmente é superior a 5W. E com o ventilador - a mesma coisa, TDP - 95W é provavelmente correto, o erro dificilmente é superior a 10W.Amanhã, espero que meus olhos se acostumem com a maldita interface Win10 e colocarei o MetaTrader, talvez eu também chegue à otimização.

 
СанСаныч Фоменко:

1. O processador é um brinquedo, bom para um computador doméstico - não há USS, portanto não há como saber o que realmente conta. Se você faz coisas industriais, somente processadores com USS. Do processador sai a memória e a placa-mãe.

2. Não entendo quantos canais de memória o processador tem. Uma CPU de servidor normal tem 4 canais de memória, o que melhora muito o uso de vários núcleos. Com a mesma freqüência, o computador funciona 15-20 por cento mais rápido

3. Um refrigerador tem um diâmetro de rotor pequeno e velocidade proibitiva. Não leve ventiladores com menos de 120 mm e sua velocidade não deve ser superior a 1200 rpm em um extremo.

4. Eu não entendo que tipo de fornecimento de energia. Pelo menos um de bronze? A hélice deve ter pelo menos 140mm.

5. O SSD de 120 GB é um desastre. Eu nem quero falar sobre otimização de senha, pois ela facilmente faz seu computador ficar pendurado por causa de um simples erro.

6. O desempenho da interface SSD é uma coisa filosófica e é importante SOMENTE para arquivos muito grandes - vários gigs. Estamos lidando normalmente com alguns megabytes, não mais do que 100MB. O tamanho do arquivo a ser copiado = aproximadamente a velocidade do disco. Você tem que copiar 1000 arquivos de 10Mb - a velocidade será de 10Mb. Essa é a história toda do M2.

Você, meu amigo, está dizendo tudo isso aos overclockers, que têm mais de 9000 IOPS.

Mas para os veteranos sem um tostão como eu, é um escárnio.

1. Eu sei que os "processadores ortodoxos" são apenas dispositivos projetados para equipamentos militares e para a temperatura de combate, radiação e condições eletromagnéticas. Eu não preciso de tudo isso - de jeito nenhum.

2. não me importa quantos canais de memória um processador tem. Porque não há escolha. É como lamentar sobre quantas mulheres existem - não há outras de qualquer forma. Ou é isso ou não há mulheres.

3. "Pequeno diâmetro do rotor" é 50mm. E "rpm proibitivo" é de 3500 rpm. Meus números são muito melhores, e mesmo sob carga total são bastante suficientes. No modo normal, você só pode ouvir o ventilador se ouvir diretamente perto dos slots da caixa, em completo silêncio. Portanto, todos esses refrigeradores monstruosos são também para os overclockers, por sua elevada auto-estima.

4. O fornecimento de energia é um AeroCool orçamentário. Eu até pensei que deveria ter pegado 450W por nada. Eu poderia ter pegado 400W e economizado meus 200p. Eu não acho que nós, os veteranos ignorantes, não precisamos disso.

5. Tenho certeza de que nada de ruim acontecerá com meu sistema ou meus terminais. Ouvi muitas lendas sobre "erros SSD", mas não importa quantas vezes eu tenha perguntado na Internet, se o disco não "desmoronou" imediatamente após a instalação, e não estava defeituoso, ele funciona de forma longa e confiável.

6. Bem, é isso que os testes mostrarão. Ainda assim, espero colocar tudo na RAM por enquanto. Além disso, como eu disse antes - eu ainda não peguei a interface M2. Ainda não existem SSDs M2 rápidos no DNS. Todos eles são da mesma velocidade da SATA. E como é assim, prefiro o SATA, para poder remover o disco e movê-lo para outras unidades do sistema.