Estou ficando um pouco burro com as probabilidades.

 

Tarefas como:

Na segunda-feira, há 10% de chance de chuva. Na terça-feira, há 10% de chance de chuva. Na quarta-feira, há 10% de chance de chuva. Qual é a probabilidade de chover em um desses três dias?

Estou acostumado a resolver pelo "método do avesso". Primeiro, calculamos a probabilidade de NÃO chover em um destes dias 0,9*0,9*0,9*0,9=0,729, e depois subtraímos de um este número 1-0,729=0,271. A resposta é 27,1%.

Existe uma maneira de calcular diretamente o valor requerido?

 
4x-online:

Tarefas como:

Na segunda-feira, há 10% de chance de chuva. Na terça-feira, há 10% de chance de chuva. Na quarta-feira, há 10% de chance de chuva. Qual é a probabilidade de chover em um desses três dias?

Estou acostumado a resolver pelo "método do avesso". Primeiro, calculamos a probabilidade de NÃO chover em um destes dias 0,9*0,9*0,9*0,9=0,729, e depois subtraímos de um este número 1-0,729=0,271. A resposta é 27,1%.

Existe uma maneira de calcular diretamente o valor requerido?


0,1+0,9*0,1+0,9*0,9*0,1=0,271
 
Avals:

0,1+0,9*0,1+0,9*0,9*0,1=0,271

Sens. Vou investigar isso.
 
4x-online:

Tarefas como:

Na segunda-feira, há 10% de chance de chuva. Na terça-feira, há 10% de chance de chuva. Na quarta-feira, há 10% de chance de chuva. Qual é a probabilidade de chover em um desses três dias?

Se chover em um dos três dias acima, e dois dias sem chuva, então: 3 * 0.1 * 0.9 * 0.9 = 0,243
 
As opiniões estão divididas. Teremos que ler as fontes primárias. :)
 

50%. Ou vai ou não vai.

:)

 
Swetten:

50%. Ou vai ou não vai.

:)


Ainda mais divididos. Que desafio. :)
 
Swetten:

50%. Ou vai ou não vai.

:)

É isso mesmo.

- Quais são as chances de encontrar um dinossauro na rua neste momento?

- 50%. Reunião/não reunião.

 

30%, de acordo com a regra de adição de probabilidade (ou).

 
Reshetov:
Se um dos três dias acima for e dois dias estiverem sem precipitação, então: 3 * 0.1 * 0.9 * 0.9 = 0,243
E é assim em todos os tópicos :) sem ser muito presunçoso e sem entendê-lo completamente.
 
TheXpert:
E é assim em todos os fios :) sem nenhuma insinuação e sem nenhum entendimento.

Será uma dor de cabeça resolver as coisas, porque o redator do tema, e não o primeiro, não pode definir claramente as condições do problema. É inútil e demorado tirar qualquer coisa deles. É por isso que na minha resposta eu dou uma das possíveis variantes das condições do problema.

E geralmente não há nada a que recorrer, pois tudo é calculado pela fórmula banal de Bernoulli: a probabilidade de um sucesso em três tentativas.