O mercado é um sistema dinâmico controlado. - página 155

 

O sol nasceu e se pôs e um grupo de entusiastas procurou e procurou uma função de gestão de mercado...

 
PapaYozh:

O sol nasceu e se pôs e um grupo de entusiastas procurou e procurou uma função de gestão de mercado...

Não existe tal função e ninguém está procurando por ela.

Já foram feitas explicações.

 
sergeyas:

Não existe tal função e ninguém está procurando por ela.

Uma explicação já foi dada.

Sim, eu já percebi que você está fervendo batatas aqui.
 
airbas:

Por que é necessário reconstruir o sinal de entrada?

Se conhecemos todos os parâmetros do sinal de saída, isso não é suficiente para prevê-lo?

Simplesmente fazendo uma previsão do sinal de saída, podemos calcular o erro no próximo passo e usá-lo para fazer uma correção.

E não há nada com que verificar o sinal de entrada, não podemos vê-lo.


É aqui que entra em jogo a causalidade. O sinal de entrada sempre precede o sinal de saída. Portanto, o conhecimento do sinal de entrada muda fundamentalmente não só a abordagem para prever o sinal de saída, mas também a própria compreensão da previsão.
 
PapaYozh:
Sim, eu já percebi que você está fervendo batatas aqui.

Concordo, é muito primitivo e não é interessante.

Estúpido e irracional.

E não merecedor de uma onça de sua atenção.

 
avtomat: O sinal de entrada sempre precede o sinal de saída.

Prediz, sim, mas de que nos serve se não podemos sequer saber se a recuperamos corretamente? O sinal de saída é pelo menos verificável.

Neste exemplo - digamos que a pessoa ligou o fogão. Mesmo que tenhamos presumivelmente reconstruído este sinal discreto de entrada, temos apenas suas conseqüências (temperatura) para analisar e só podemos confirmar nossa hipótese algum tempo mais tarde (quando esquentar).

 
airbas:

Prediz, sim, mas de que nos serve se não podemos sequer saber se a recuperamos corretamente? O sinal de saída é pelo menos verificável.

Neste exemplo - digamos que a pessoa ligou o fogão. Mesmo que supostamente tenhamos recuperado este sinal discreto de entrada, temos apenas suas conseqüências (temperatura) para análise, e só poderemos confirmar nossa hipótese após algum tempo (quando ficar quente).




O problema de recuperação pertence à classe dos problemas inversos de dinâmica. E estes problemas pertencem à classe dos problemas incorretos. Mas isso não significa que eles não tenham solução.

E no exemplo do azulejo, para resolver o problema inverso, é mais conveniente considerar a temperatura do aquecedor como o sinal de controle.

 

Mas isso não significa que eles não tenham uma solução.

É compreensível, pode haver uma solução. Apenas me parece que é suficiente para prever que temos um sinal de saída, e não há necessidade de procurar um sinal de entrada.

Deixe-me tentar explicar. As batatas cozidas seguem sempre aproximadamente a mesma curva de temperatura. A panela é a mesma, o volume de batatas é o mesmo, a hora do jantar é mais ou menos a mesma. Se descobrirmos que a temperatura subitamente aumenta significativamente, todo o processo seguinte é previsto com boa precisão - podemos dizer que em cerca de 30 minutos a temperatura começará a cair.

Mas se uma pessoa de repente teve que correr para a loja para comprar vodka, e desligou o fogão no meio do processo (e quando ele voltar - vai continuar), então não há como adivinhar este sinal de entrada, e em qualquer caso só saberemos sobre ele depois que a temperatura cair significativamente.

Para o problema inverso, é mais conveniente considerar a temperatura do aquecedor como o sinal de controle.

Aqui, eu já parei de entender qualquer coisa :)

 
airbas:

Mas se uma pessoa de repente sente a necessidade de correr para a loja de vodka

Isto vai além de nossa tarefa de ferver batatas.
 
airbas:

é mais conveniente considerar a temperatura do aquecedor como o sinal de controle para o problema inverso.

Aqui, eu já parei de entender qualquer coisa :)


Os valores da chave de modo discreto são uma função substancialmente não-linear.

O aquecedor é um elo linear.