[Arquivo! - página 684

 

Famosa foi a frase: "Eles roubam...", proferida por Karamzin durante esta viagem em resposta à pergunta de um compatriota sobre sua pátria. Como foi relatado por Sergei Dovlatov, esta anedota histórica é assim:

Há duzentos anos, o historiador Karamzin visitou a França. Perguntaram-lhe os emigrantes russos:


- O que, em poucas palavras, está acontecendo em sua terra natal? Karamzin não precisava de duas palavras. - Roubo", respondeu Karamzin.

 
BoraBo:
Não, qualquer nação foi, é e será assim quando as autoridades forem incapazes de organizar a atividade de vida normal da sociedade.

Não qualquer um.

Se um alemão atingir um poste com um sinal de trânsito, ele irá até a delegacia de polícia e informará que há danos ao equipamento oficial lá e ali. Ninguém o obriga a fazer isso. Mas um russo não informará a polícia, e levará o sinal com ele; isso será útil!

Tomar, puramente hipoteticamente, e remover o governo na Rússia, Dinamarca, Alemanha, Noruega, Nova Zelândia, Austrália.... Que país experimentaria imediatamente o caos?

 
joo:

Tomar, puramente hipoteticamente, e remover o governo dos países da Rússia, Dinamarca, Alemanha, Noruega, Nova Zelândia, Austrália.... Em qual país o caos se instalaria imediatamente?

OS EUA?

 

Eu deixei deliberadamente de fora os EUA porque não é tão simples assim.

O governo desempenha um papel enorme na organização do bem-estar de seus cidadãos, mas a mentalidade do povo também. Os EUA serão provavelmente tão caóticos quanto a Rússia, e talvez não, porque os ancestrais eram pessoas empreendedoras livres, capazes de se unir e criar comunidades estáveis sem nenhuma gestão "de cima". Mas estes não são os primeiros colonos de muitos séculos atrás, e como já aconteceu muitas vezes antes, agora com a mínima conivência do governo em desastres naturais e emergências começam tumultos em massa, saques e assassinatos.

 
BoraBo:
Não, cada nação tem sido, é e continuará a ser assim quando o governo for incapaz de organizar a vida normal da sociedade.

Mmmm, desculpe-me, mas quem é esse "poder"? Ela difere, em sua opinião, do homo sapien médio fisiológica ou intelectualmente? Bem, ou pelo menos a autodisciplina, finalmente?

São as mesmas pessoas que não conseguem manter a ordem em suas próprias famílias, muito menos no campo (região, distrito, indústria, cidade, vilarejo, bairro, coletivo). E eles não diferem de você e de mim em nada (repito - nada!).

Portanto, por favor, não se retire e absolva-se da responsabilidade dividindo as categorias de "poder" - "não poder". Em vez disso, é melhor olhar ao seu redor, olhar de fora e se lembrar da última vez que você acertou uma ponta de cigarro (invólucro) em um caixote do lixo, cedeu no transporte ou calmamente deixou passar uma garota loira constrangedora, ignorou um ataque ou reteve-se e não se irritou com alguém, e simplesmente perdoou alguém humanamente!

Você deve começar por si mesmo. A todos. Eu não estou falando especificamente com você, Boris, eu só... em voz alta.

 
joo:

Não qualquer um.

Se um alemão atingir um poste com um sinal de trânsito, ele irá até a delegacia de polícia e informará que há danos ao equipamento oficial lá e ali. Ninguém o obriga a fazer isso. Mas um russo não informará a polícia, e levará o sinal com ele, porque isso virá a calhar!

Tomar, puramente hipoteticamente, e remover o governo na Rússia, Dinamarca, Alemanha, Noruega, Nova Zelândia, Austrália.... Em qual país o caos se instalaria imediatamente?

Na Rússia, não vai demorar muito, porque não temos nenhuma organização social normal há décadas. Mas obtê-los durante décadas de estagnação do CPSU e depois décadas de pilhagem de seus países, será o mesmo independentemente da nação. A propósito, você deu o exemplo de países onde existe uma competição política normal, que a Rússia não pode alcançar por revoluções, e pela evolução algo também não funciona.

PS, espero que dê certo.

 
joo:

Eu deixei deliberadamente de fora os Estados Unidos, porque não é tão simples assim.

O governo desempenha um papel enorme no bem-estar de seus cidadãos, mas a mentalidade do povo não é menos importante. Os EUA serão provavelmente tão caóticos quanto a Rússia, e talvez não, porque os ancestrais eram pessoas empreendedoras livres, capazes de se unir e criar comunidades estáveis sem nenhuma gestão "de cima". Mas estes não são os primeiros colonos de muitos séculos atrás, e como já aconteceu muitas vezes antes, agora com a mínima conivência do governo em desastres naturais e emergências começam tumultos em massa, saques e assassinatos.

A Rússia simplesmente não pode dar um passo no desenvolvimento evolutivo da sociedade, da autocracia à democracia, e a servidão foi abolida muito mais tarde do que a Europa. Não sei por que isto é assim, talvez seja verdade que falta algum tipo de mentalidade.

 
moskitman:
...Você tem que começar por você mesmo. A todos. Eu não estou falando especificamente com você, Boris, eu só... em voz alta.
Há uma inconsistência em seu raciocínio. Não joguei minhas pontas de cigarro pela janela do carro por anos, só esvaziei o cinzeiro no lixo, e nem sonho em dirigir por um sinal vermelho, enquanto os gerentes de merda estão levando o país para o abismo.
Acho que eu deveria deixar de fumar por completo, talvez isso lhes dê algum sentido.
 

BoraBo: Россия просто никак не может сделать шаг в эволюционном развитии общества от самодержавия к демократии, да и крепостное право отменили значительно позже Европы. Не знаю почему так, может и правда какого то менталитета не хватает.

Nos Estados Unidos, a escravidão foi abolida em 1865, mesmo depois da escravidão na Rússia.

 
granit77:
Há uma inconsistência em seu raciocínio. Durante anos eu não atiro pontas de cigarro pelas janelas dos carros, apenas esvazio o cinzeiro para o lixo, e nem sequer sonho em dirigir por luzes vermelhas, e os gerentes de merda têm conduzido o país para o abismo e ainda o estão fazendo.
Acho que devo parar de fumar, talvez isso os dissuada?


Similar, com a diferença de que eu não fumo. Mas eu não deito fora nenhum invólucro/papel para além das urnas, eu não deito fora "na natureza".

O que devo fazer para que a polícia possa ser alcançada, para que os tribunais fiquem do lado da lei e não da estrutura estatal?

Pessoalmente, sou a favor de uma rotação fácil daqueles que chamamos de "as autoridades", e então eles estarão mais propensos a virar o rosto para o povo do que para o seu traseiro.