[Arquivo!] Pura matemática, física, química, etc.: problemas de treinamento do cérebro não relacionados ao comércio de qualquer forma - página 469

 
sergeev:

Eu gostei do que você disse.

Olá para você também,

vamos viver juntos.

:)

Honestamente não acho que seja uma enchente, porque as pessoas devem se sentir confortáveis, aconchegantes e divertidas em todos os lugares - na rua, no carro e na internet. E se não mantivermos pelo menos alguma diversão por conta própria, a vida entre Sakhalin e Kaliningrado se tornará bastante entediante. Nós não o merecemos, e que o schwartz esteja conosco!

 
Cod:


O que você quer dizer com construtivo, caro MetaDriver? É construtivo se eu transferir 30 rublos para você para a webmoney?

Malavata seria.

O que quero dizer com construtivo neste contexto é, por exemplo, uma discussão sobre os critérios para um sistema.

Sua negação indiscriminada ainda não resiste à mais leve crítica razoável. O seu, por exemplo.

 
MetaDriver:

Malavata o fará.

Por construtivo, quero dizer neste contexto, por exemplo, uma discussão sobre os critérios de um sistema.

Sua negação indiscriminada não resistirá nem mesmo à mais leve crítica razoável. O seu, por exemplo.


O que há para criticar, minha querida? O fato de você (como eu, é claro), sendo afetado pela estrutura de seu próprio corpo e mente (não determinada por você) e pela física do espaço ao seu redor (não determinada por você), baseado em um instinto avançado de autopreservação, está cortando o mundo em pedaços e dando a esses pedaços cortados artificialmente algum "significado" - será que isso prova alguma coisa?

Bem, uma pergunta específica. O sistema Terra-Lua. Será que é? (aqui está outra palavra engraçada).

Quando deixará de ser um sistema?

 

Cod, você pode obter uma definição bastante clara de um sistema fechado a partir da termodinâmica. Não apenas um sistema (que é um conceito filosófico geral), mas um sistema fechado. É uma parte separada do mundo que não tem troca de calor, partículas e trabalha com sua adição ao mundo com precisão computacionalmente aceitável. Sem antropocentrismo, meio ambiente. Isso está claro? E você está fazendo toda essa flubberia filosófica... para quê?

Sobre o sistema 'Terra-Lua': quando for suficiente para você, como Pessoa, considerar que estes corpos existem de forma absolutamente independente, então deixará de ser um sistema. Para ser mais preciso, ele ainda será um sistema - mas sem conexões entre suas partes constituintes. Por exemplo, no sentido cultural, eles são partes absolutamente independentes. Mas, no sentido gravitacional, eles são dependentes.

 
Mathemat:
... ... com uma precisão computacionalmente aceitável...

É disso que se trata com Metadriver. Nós somos nossa própria GQ. Dizem que é aceitável, por isso funciona, por isso é um sistema. Uma abordagem do exército.

Bem, se for CONHECIDO, provavelmente poderia usar alguma força física, de acordo com Francis Bacon - proibir pessoas como eu, pois não posso levar tal determinação a sério de forma alguma.

UPDT A propósito - "aceitável" - para quem? Eu escrevi "ficção antropocêntrica" desde o início. E aqui, na primeira rodada, eu essencialmente recebo uma confirmação de minhas palavras.

 
Cod:

É disso que se trata com Metadriver. Nós somos nossa própria GQ. Dizem que é aceitável, por isso funciona, por isso é um sistema. Uma abordagem do exército.

Bem, se for CONHECIDO, provavelmente também poderia usar a força física, segundo Francis Bacon - para proibir pessoas como eu, pois não posso levar tal determinação a sério de forma alguma.

Muito bem. "Eu não li Thermodynamics - mas ainda não concordo com as definições do exército deles de sistemas fechados"!
 
Cod:

1. O elétron é um objeto? Você já o viu? Ela existe?

Para começar, não há diferença fundamental entre "ver" e "consertar com um instrumento", apenas que no último caso o instrumento é feito pelo homem, enquanto no primeiro, por assim dizer, é construído em nosso corpo. Assim, por exemplo, a experiência com a câmara de bolhas, da qual posso obter os valores de massa e carga de elétron, com o dito acima, me dá motivos para afirmar - eu vi um elétron.

Sobre os sistemas. Geralmente, na ciência é aceito que um sistema não é apenas um conjunto de peças, mas um conjunto de peças que interagem, ou uma vez interagiram umas com as outras. Com base nesta definição semi-formal você pode responder mais uma pergunta - já que a Terra e o Sol interagem no momento presente, por mais que você os isole um do outro depois, eles não deixarão de ser um sistema - e há boas razões para isso, que não há espaço suficiente para revelar aqui.

Em geral, você está errado ao dizer que um sistema é simplesmente uma maneira conveniente de descrever algo. Que é conveniente não está em disputa. Mas um sistema não é apenas uma superposição de peças e as interações entre elas. É, via de regra, também novas propriedades que não decorrem das propriedades dos componentes, e esta é, provavelmente, a principal razão pela qual o conceito "sistema" está no centro de todas as ciências naturais - é uma categoria que reflete em aplicação ao assunto desta ou daquela ciência todas as leis básicas da dialética - transição de mudanças quantitativas para qualitativas, negação da negação, unidade e luta de opostos.

 
Mathemat:
Por mim tudo bem. "Eu não li Thermodynamics - mas ainda não concordo com as definições do exército deles de sistemas fechados"!


Não exagere. Precisão "aceitável" - aceitável para quem? Você vai negar o antropocentrismo que está saindo da madeira, não se esquivando de nada... Você vai chamar a ciência de limites de precisão de medição designados voluntariamente?

 
Cod:


1. O que há para criticar, minha querida? O fato de você (assim como eu, certamente), sendo endurecido pela estrutura de seu próprio corpo e mente (determinada não por você) e pela física do espaço ao seu redor (além do mais, não determinada por você), com base no instinto avançado de autopreservação que você se compromete a cortar o mundo em pedaços e a dar a esses pedaços cortados artificialmente algum "valor" - se isso prova algo?

2. Bem, uma pergunta específica. O sistema Terra-Lua. Tem? (aqui está outra palavra engraçada).

3. Quando deixará de ser um sistema?

1. Você também corta o mundo em pedaços e lhe dá todo tipo de "significados" e "significados". Você até se encarrega de me julgar com base no que eu faço. Isso em si não prova nada.

Mas é possível "cortar em pedaços" de forma fútil e improdutiva, ou é possível obter todo tipo de conveniências e possibilidades avançadas. Mesmo "milagres", em casos individuais.

// Posso usar uma terminologia suspeita? Você também faz, não... :)

2. O que você acha? Por favor, diga seu pensamento na forma de uma declaração.

3. Análogo ao ponto 2.

 
Cod:


Não exagere. Precisão "aceitável" - para quem é aceitável? Negará o antropocentrismo que anda por aí, não se esquivando de nada? Você vai chamar a ciência de limites de precisão de medição designados voluntariamente?

Negá-lo-ei. Não chega a lugar algum se a noção de um sistema for aplicada corretamente.