[Arquivo!] Pura matemática, física, química, etc.: problemas de treinamento do cérebro não relacionados ao comércio de qualquer forma - página 382

 
Mathemat:

Muito bem, maxfade!

Solução:

Que x% dos habitantes da ilha sejam mentirosos. Então (100-x)% são cavaleiros. Como cada cavaleiro respondeu exatamente uma pergunta afirmativa, e cada mentiroso respondeu três perguntas, então (100-x)+3x=40+30+50, então x=10.
Como nenhum dos habitantes da ilha disse que era fã do CSKA, todos os mentirosos eram fãs do CSKA. Cada um deles declarou que é um fã de Spartak, portanto 40%-10%=30% dos habitantes são na verdade fãs de Spartak.


Isto não é uma solução - há pelo menos duas imprecisões aqui que negam toda a construção.

1. A lógica de "Todo mentiroso respondeu a três perguntas" não é clara. Por que exatamente três? Não sabemos, se foi permitido escapar das respostas a algumas perguntas ou não - a condição não diz nada sobre isso (sua formulação não diz, ao contrário da minha). Mas mesmo no caso de ambas as formulações, não é nada óbvio que todos os mentirosos tenham mentido três vezes.

Além disso, a construção "Como nenhum dos ilhéus disse ser partidário do CSKA, então todos os mentirosos são partidários do CSKA" - esta conclusão não é válida. Você pode dar uma prova?

 

Significa "cada mentiroso respondeu afirmativamente a três das quatro perguntas feitas". Se a possibilidade de evasão não for especialmente mencionada na condição, admitimos a variante mais simples - como em todos os problemas habituais: considerar que ninguém escapou de nada.

2. Bem, é bastante válido, desde que ninguém se tenha esquivado e todos tenham dado 4 respostas. Se houvesse um mentiroso que não fosse um fã do CSKA, ele teria respondido "sim" na resposta do CSKA.

Uma formulação mais logicamente correta é "Como nem um único ilhéu disse que era fã do CSKA, todo o conjunto de mentirosos é um subconjunto de todos os fãs do CSKA".

 
Mathemat:

Significa "cada mentiroso respondeu afirmativamente a três das quatro perguntas feitas". Se a possibilidade de evasão não for especialmente mencionada na condição, admitimos a variante mais simples - como em todos os problemas habituais: considerar que ninguém escapou de nada.

2. Bem, é bastante válido, desde que ninguém se tenha esquivado e todos tenham dado 4 respostas. Se houvesse um mentiroso que não fosse um fã do CSKA, ele teria respondido sim na resposta do CSKA.

Uma formulação mais logicamente correta é "Como nenhum dos ilhéus disse que era partidário do CSKA, todo o conjunto de mentirosos é um subconjunto de todos os partidários do CSKA".


Ouça companheiro, respeito muito seu potencial de conhecimento. Não quero ofendê-lo de forma alguma. Mas o tom de nossa comunicação com você (desculpe por estar em primeiro nome - é mais fácil se comunicar dessa forma) é um pouco impertinente. Vejamos, percebemos as informações de maneira diferente.

No S é um P => algum S é um P (nenhum residente é um fã do CSKA, portanto, alguns residentes são fãs do CSKA).

Esta construção não é sequer correta.

Por favor, não se zangue comigo, não sei como traduzir este problema para a linguagem das fórmulas para a lógica. Tampouco sei como traduzir o problema que coloquei para encontrar a porta certa em fórmulas lógicas. Se eu pudesse, o teria feito em ambos os casos. Dúvidas surgem quando as fórmulas produzem construções lógicas instáveis. E apenas...

 

O desafio do amor

Andrei, Boris, Kirill e Dmitri estão apaixonados por meninas que também estão apaixonadas por elas. Acontece que nenhum dos caras alcançou o amor mútuo. Cada um dos rapazes ama apenas uma menina e cada uma das meninas ama apenas um rapaz. Tanto rapazes como moças estão todos apaixonados por alguém.
Andrei está apaixonado por uma moça que está apaixonada por um jovem que está apaixonado por Tanya. Masha está apaixonada por um jovem apaixonado por uma garota apaixonada por Boris. Kirill está apaixonado pela garota que ama Dima. Se Boris não está apaixonado por Zina, e o jovem que Galya ama não está apaixonado por Zina, então quem está apaixonado por Andrei?
 

Você quer testar a estereotipicidade de sua percepção? Solucionar o problema de uma criança.


8809 = 6
7111 = 0
2172 = 0
6666 = 4
1111 = 0
3213 = 0
7662 = 2
9312 = 1
0000 = 4
2222 = 0
3333 = 0
5555 = 0
8193 = 3
8096 = 5
7777 = 0
9999 = 4
7756 = 1
6855 = 3
9881 = 5
5531 = 0

2581 = ?

Tin!!!!! É preciso ter um cérebro de criança para resolver este problema... Nenhuma forma aritmética ou algébrica para resolvê-lo :(

 
drknn: 2581 = ?

2

Sobre as formas aritméticas e algébricas, isso é um exagero. Nós podemos. Escreva uma função que extrai cada dígito do número. Escreva uma função que analise cada dígito. Nós escrevemos uma função que analisa um conjunto de dígitos.

 
drknn:

Você quer testar a estereotipicidade de sua percepção? Solucionar o problema de uma criança.


8809 = 6
7111 = 0
2172 = 0
6666 = 4
1111 = 0
3213 = 0
7662 = 2
9312 = 1
0000 = 4
2222 = 0
3333 = 0
5555 = 0
8193 = 3
8096 = 5
7777 = 0
9999 = 4
7756 = 1
6855 = 3
9881 = 5
5531 = 0

2581 = ?

Tin!!!!! É preciso ter um cérebro de criança para resolver este problema... Nenhuma forma aritmética ou algébrica para resolvê-lo :(

2, contar os círculos.
 
drknn:

Eu, por exemplo, fiquei confuso sobre suas mesas por cerca de uma hora e não entendi nada. Acho que é impossível determinar quem é quem neste problema. Temos um arranjo aleatório de Deuses. Temos seis combinações no total. Se rotularmos os deuses A, B e C, então o número de formações = n! = 3! = 3*2*1 = 6. Você pode fazer as três a mesma pergunta, assim como no problema que eu dei de encontrar a porta certa (encontrar a saída). As leituras do mentiroso e do Deus da Verdade devem sempre coincidir. Uma vez que encontramos isto, podemos dizer com certeza qual dos dois é o mentiroso e qual é o Deus da Verdade. Mas há dois casos em que as leituras de todos os três deuses coincidem. Nesses casos, é impossível dizer quem é quem. Portanto, este problema tem quatro soluções corretas entre seis possíveis. Isto sugere que a resposta correta aqui pode ser dada com probabilidade 4/6=0,6(6), ou seja, 66% ou 67%. Não existe uma solução absoluta.

Existe uma solução absoluta.
Talvez eu não tenha escrito a solução com detalhes suficientes.
A primeira pergunta que devemos fazer é determinar qual dos deuses não é um deus do acaso.
Perguntamos a Deus A: "Você responderia "da" à pergunta "Deus B é um deus do acaso"?
A partir da resposta a esta pergunta, determinaremos sem ambigüidade qual deus B ou C não é um deus do acaso.
O resto é simples: ao fazer duas perguntas a este deus, determinamos todos os deuses.
 

Olá, quem pode resolver este problema?):

Há uma base de números diferentes. Seleciona aleatoriamente números a partir dele e forma outra base (ou seja, já existem números que podem ser repetidos). Você pode selecionar quantos quiser, mas isso é um desperdício de recursos e tempo.

Você precisa determinar (probabilisticamente (2sigma, por exemplo)) o tamanho da primeira base a partir da nova base.

+ Também seria bom calcular quantas amostras devem ser feitas para obter pelo menos 90% da primeira base.

 

WWer, o que significa "primeiro tamanho de base"? A soma dos membros ?