[Arquivo!] Pura matemática, física, química, etc.: problemas de treinamento do cérebro não relacionados ao comércio de qualquer forma - página 173

 
Mathemat писал(а) >>

Uma fração 10/97 está escrita no quadro. É permitido adicionar o mesmo número ao numerador e denominador, ou multiplicar o numerador e denominador pelo mesmo número. É possível obter uma fração igual a a) 1/2; b) 1 como resultado de várias dessas operações?

E o que fazer aqui ? Basta resolver a equação (10+x)/(97+x)=1/2. Ou está me faltando algo?

 

Sua equação não pode ser resolvida em números inteiros, Yuri.

Acho que o truque todo é que você só pode adicionar e multiplicar - e não subtrair e reduzir. A redução só pode ser feita por estas manipulações, determinando se as frações são 1/2 ou 1.

Perdão, está resolvido. x=77. Mas a pergunta sobre a unidade me coloca em uma estranheza desconcertante.

O próximo, no qual primeiro você tem que entender a condição:

Há apenas duas letras A e B no alfabeto da tribo Mumbu-Yumbu. Duas palavras diferentes denotam o mesmo conceito se uma delas puder ser derivada da outra utilizando as seguintes operações:

  • em qualquer parte do mundo, a combinação de letras ABA pode ser substituída por BAB;
  • duas letras idênticas seguidas podem ser retiradas de qualquer lugar.

Um tribus selvagem pode contar todos os dedos de sua mão? E os dias da semana?

 
Richie >>:

Да я тоже к этому выводу пришел, что невозможно. Но, кажется. alsu, думает иначе, или я ошибаюсь.

Não, acabei de perder o correio com a resposta.


No meu tempo livre, encontrei uma boa solução para o problema da construção triangular por dois lados e bissetriz. Profundamente analítico:)


Eu vou desenhá-la e colocá-la para fora.

 
Yurixx писал(а) >>

Seria interessante olhar para esta 'fórmula'.

Por que olhar para isso? Diz que é complicado. Todos sabem que não há acidentes, a questão é como derivar a fórmula complexa. O que Deus tem a ver com isso?

>>alsu escreveu.

Não, acabei de perder o correio com a resposta.

No meu tempo livre, encontrei uma boa solução para o problema da construção de um triângulo por dois lados e de um bissetriz. Profundamente analítico:)

Pensei por muito tempo. Pensei que houvesse um senão. Mas não há nenhum truque).

 
alsu >>: Глубоко аналитичное:)

Você quis dizer geométrico profundo?

P.S. Quantos conceitos tem a tribo Mumbu-Yumbu?

Pelo menos A, B, AB, AB, BA, BAB. Os conceitos AA e BB não existem, pois estão vazios (certo?). Portanto, temos cinco palavras, ou seja, contamos os dedos de nossa mão.

É possível fazer uma palavra de 4 letras com ABA? Acrescentamos as cartas à direita. Se for ABAA, é igual a AB, ou seja, não é novo. Se for ABAB, é igual a (ABA)B = BABBB = BA, ou seja, novamente não é novo.

Similarmente com a adição de cartas à esquerda e com BAB.

Portanto, há apenas 5 conceitos em seu idioma e eles não podem contar os dias da semana.

 
Mathemat >>:

Твое уравнение в целых не решается, Юрий.

Наверно, весь прикол в том, что можно только прибавлять и умножать - и не вычитать и сокращать. Сокращение можно сделать только этих манипуляций, определяя, равны ли дроби 1/2 или 1.

Пардон, решается. х=77. А вот вопрос о единичке ставит меня в тупик своей странностью.

Следующая, в которой надо вначале понять условие:

В алфавите племени Мумбу-Юмбу есть лишь две буквы А и Б. Два разных слова обозначают одно и то же понятие, если одно из них может быть получено из другого с помощью следующих операций:

  • в любом месте слова комбинацию букв АБА можно заменить на БАБ;
  • из любого места можно выкидывать две одинаковые буквы, идущие подряд.

Может ли дикарь племени сосчитать все пальцы на своей руке? А дни недели?

Os dedos podem. dias da semana não.

Há apenas 5 palavras: A, B, AB, AB, BA, BAB.

Todos os outros estão arquivados nestes 5.

 

A seguir. Uma caminhada é uma caminhada (os últimos problemas são do tema das invariantes).

Há 16 copos sobre a mesa. Quinze deles estão de pé corretamente e um está de cabeça para baixo. É permitido virar quaisquer quatro copos de cabeça para baixo simultaneamente. É possível, repetindo esta operação, colocar todos os óculos corretamente?

 
Mathemat >>:В алфавите племени Мумбу-Юмбу есть лишь две буквы А и Б. Два разных слова обозначают одно и то же понятие, если одно из них может быть получено из другого с помощью следующих операций:
  • в любом месте слова комбинацию букв АБА можно заменить на БАБ;
  • из любого места можно выкидывать две одинаковые буквы, идущие подряд.

Может ли дикарь племени сосчитать все пальцы на своей руке? А дни недели?

Não. Só pode haver quatro palavras diferentes em seu dicionário: A, B, AB, BA. Todas as outras são abreviadas e reduzidas a uma das quatro especificadas.

--

// Enquanto eu estava escrevendo, você já estava à minha frente. E ele respondeu corretamente, porque eu também bocejei que a transformação ABA => BAB é unilateral.

 
Mathemat >>:

MetaDriver, еще слово БАБ есть.

Já está nele. ;)

 

Mathemat писал(а) >>

Há 16 copos sobre a mesa. Destes, 15 estão corretamente posicionados e um está de cabeça para baixo. É permitido virar quaisquer quatro copos de cabeça para baixo ao mesmo tempo. É possível, ao repetir esta operação, colocar todos os óculos corretamente?

Ricci certamente poderia.