[Arquivo!] Pura matemática, física, química, etc.: problemas de treinamento do cérebro não relacionados ao comércio de qualquer forma - página 500

 
Mathemat:
As diagonais em uma não diagonal são (9-3)*9/2 = 27. Você já descobriu tudo, ilunga?

Basta colocar pares "perigosos" estritamente nos cantos adjacentes, isto evitará que eles caiam sobre as diagonais.

A solução não é a única. Exemplo : 8, 1, 6, 2, 9, 4, 5, 3, 7

 
MetaDriver: A solução não é a única. Exemplo : 8, 1, 6, 2, 9, 4, 5, 3, 7
4*6=8*3. Desenho e verificação.
 
Mathemat 08.08.2011 21:58

Do matforum:

Como pintar o menor número de células em uma tábua 9×9 para que suas bordas não sejam visíveis do centro da tábua (ou seja, qualquer raio saindo do centro toca em alguma célula pintada pelo menos em um canto)?

* É proibido colorir em células adjacentes a um lado ou canto, assim como a célula central.

P.S. Primeiro tente obter alguma solução, não necessariamente "mínima". A condição principal: as células pintadas não devem se tocar, mesmo em um só ponto.

Alguém entendeu, vamos dar uma volta por aí a seguir?


 
Mathemat:
4*6=8*3. Sorteio e verificação.

Não, eu não estou pintando. Acontece que nem todos os pares perigosos foram escritos.

Correção: 8, 1, 6, 2, 9, 4, 5, 7, 3.

 
ilunga: e numerar os vértices em um círculo como este: 1, 6, 2, 9, 7, 5, 4, 3, 8
Isso soa bem.
 
MetaDriver: Você conseguiu um desses, vamos fazer mais alguma escavação?
Sim, eu tenho um igual, só virei 90 graus. Não sei como provar que é mínimo...
 
Mathemat:
Soa mais ou menos bem.
Ele é o homem mais honesto! Como você pode duvidar dele?
 
MetaDriver:
Ele é o homem mais honesto! Como você pode duvidar dele?

Certo. E como eu poderia ter duvidado de sua primeira solução para o 9-gon?!

Aqui está outro:

Um quadrado com lado 1. Cada lado é dividido em três partes iguais. Encontre a área da praça sombreada.

 
Mathemat:

1. Certo. E como eu poderia ter duvidado de sua primeira solução para o 9-corner?!

Aqui está mais:

2. Um quadrado com lado 1. Cada lado é dividido em três partes iguais. As linhas são traçadas através dos pontos de divisão (veja a figura). Encontre a área do quadrado sombreado.
.

1. Exatamente. Vergonha para você.

2. 1/10 = 0.1

 

Sim, não explique 0,1 ainda. Deixe os outros sofrerem.

Mais:

Alguns grupos de psicólogos desenvolveram um teste, no qual cada pessoa recebe uma pontuação - o número Q - um indicador de sua habilidade mental (quanto mais Q, maior habilidade). Suponha que cada residente de dois países, A e B, recebeu seu Q. A média aritmética dos valores Q de todos os habitantes desse país é tomada como a classificação do país.
a). Um grupo de cidadãos do país A emigrou para o país B. É possível que ambos os países tenham aumentado suas classificações?
b). Depois disso, um grupo de cidadãos do país B (que pode incluir ex-emigrantes de A) emigrou para o país A. É possível que as classificações dos dois países tenham aumentado novamente?