Matemática pura, física, lógica (braingames.ru): jogos cerebrais não relacionados com o comércio - página 179

 
Mathemat:

Em frente ao Leopold o gato tem cinco tocas de rato, dispostas em fila. Há um rato escondido num deles. Leopold pode espetar a sua pata em qualquer um dos buracos e tentar apanhar o rato. O rato tem medo do gato e depois de cada tentativa vai correr para a próxima toca à direita ou à esquerda. Em que número mínimo de tentativas pode ser garantido ao gato para apanhar o rato? Não é necessária uma prova dos mínimos.

Existe uma solução?

Mathemat:

Tem um litro de café quente (t=95 °C), um litro de chá frio (t=5 °C) e um conjunto de recipientes de diferentes tamanhos. É possível, aquecendo um líquido com outro e sem utilizar qualquer outra fonte de calor/frio, fazer com que a temperatura final de todo o chá seja mais elevada do que a temperatura final de todo o café? A capacidade térmica dos recipientes e a perda de calor para o ambiente são negligenciadas.

Lehko

Mathemat:

Era uma vez um sem-abrigo que vivia numa cave entre outros sem-abrigo como ele. Ele recolheu 10 bois. Ele usa três deles para fazer um charro e fuma-o. Pergunta: Quantos cigarros é que o vagabundo fuma?

4)
 

Mathemat:

Перед котом Леопольдом пять мышиных норок, расположенных в ряд. В одной из них спряталась мышка. Леопольд может засунуть лапу в любую из норок и попробовать поймать мышку. Мышка боится кота, поэтому после каждой его попытки обязательно перебегает в соседнюю норку справа или слева. За какое минимальное количество попыток кот сможет гарантированно поймать мышку? Доказательство минимальности не требуется.

TheXpert:

Certamente que existe uma solução...

há definitivamente uma solução. posso garantir apanhar o rato em 9 movimentos.
é a resposta certa?
 
Fleder:

Muito bem!

Pensa que com as opções 2,2,3,3,4,4 o rato ainda terá hipótese de não ser apanhado? !

Aqui está a sua oportunidade:

Ela senta-se em 4 em 2 ela em 3, depois volta em 2 e corre para 2 depois de si. E depois corre de 1 para 2 e volta

 
É garantido que o rato será apanhado em sete movimentos.

2234432

 
sanyooooook:

Se Leopold the Artilleryman verifica em ordem 1,2,3,4,5,1,2,3,4,5... (não necessariamente a partir da primeira trincheira)

então é-lhe garantido apanhar um rato se não lhe for permitido correr desde a 5ª trincheira até à primeira e vice-versa. E se um rato não consegue ficar numa toca de raposa durante 2 tentativas seguidas...

Não, Sanya.

Compreender que com 1,2,3,4,5 o rato pode mover-se para 5 a 1 - e nem sequer será avistado pelo gato.

Fleder:

Pensa que com 2,2,3,3,3,4,4 o rato ainda terá uma hipótese de não ser apanhado? !

Claro que o fará, ver acima. Temos de ser mais espertos do que isso. O Leopold é um gato muito esperto.

Fleder: O que quer dizer, todo o chá ou todo o café?

Se estamos a falar do volume de 1 litro, é impossível fazer um litro de chá mais quente do que um litro de café sem gastar energia adicional.

A condição diz tudo. Exactamente todo o chá e todo o café. Exactamente, sem fontes adicionais de energia.

Nunca diga nunca.

A propósito, fi-lo. O problema, contudo, ainda não foi verificado, mas estou 100% certo da solução.

 
TheXpert:

Certamente que há uma solução... [gato e rato]

Lehko [chá e café]

4...) [hobo]

1. Há, definitivamente há, conta para mim.

2. Acredito que também o consegui facilmente.

3. Pense novamente, Andrei, mais é possível!

gontaras:
a solução está definitivamente lá. posso garantir que apanho o rato em 9 movimentos.
a resposta é correcta?

Já é bom. Mas pode fazê-lo em menos movimentos.

Cisne: É garantido que o rato é apanhado em 7 movimentos.

2234432

Quase certo. Mas eu tenho ainda menos!

 
Mathemat:

Não, não é, Sanj.

Compreender que a 1,2,3,4,5 um rato pode mover-se para 5 a 1 - e nem sequer ser visto pelo gato.


gato 1,2,3

Rato 5-4,4-3.

apanhados em 2 movimentos de rato e 3 movimentos de gato

Gato 1,2,3,4,5,1,2,3

Rato 2-1, (se não saltar do primeiro para o quinto) 1-2,2-3,3-4,4-5,5-4 (se não saltar do quinto para o primeiro),4-3

apanhado em 7 movimentos do rato

 
Mathemat:

3. Pense novamente, Andrei, mais é possível!

Oh, * claro. O engraçado é que eu tive a ideia certa mas consegui calculá-la mal.

/Edited by Mathemat/

 
sanyooooook:

Gato 1,2,3

Rato 5-4,4-3

apanhados em 2 movimentos de rato e 3 movimentos de gato

Gato 1,2,3

Rato 2,1,2.

Percebeu?

Gato 1,2,3,4,5,1,2,3

Mouse 2-1, (se não saltar do primeiro para o quinto) 1-2,2-3,3-4,4-5,5-4 (se não saltar do quinto para o primeiro), 4-3.

apanhados em 7 movimentos do rato.

Tente pensar de forma mais ampla, com base em hipóteses mais gerais. A propósito, isto é uma pista.

A partir dos meus comentários pode ver que os movimentos máximos não são mais do que 6.

Veja: gato 1,2,3,4,5. Rato 4,5,4,3,2, e após a última jogada, 1. Vê? O rato atravessou o gato e o gato não o viu.

TheXpert:
Oh, * claro. o mais engraçado é que eu inventei o certo e consegui calculá-lo mal.
Sim. Estou a apagar o número da resposta, será mais interessante para os outros.
 
Mathemat:

Veja: gato 1,2,3,4,5. Rato 4,5,4,3,2, e após a última jogada - em 1. Vê? O rato atravessou o gato e o gato não o viu.

Gato 1,2,3,4,5,1

Rato 4-5,5-4,4-3,3-2,2-1

Passou, mas o gato apanhou-o, seguindo a sua estratégia, por ordem de 1 a 5 e de volta a 1.

O número de movimentos nesta estratégia depende de onde o gato vai primeiro e onde estava o rato.