Matemática pura, física, lógica (braingames.ru): jogos cerebrais não relacionados com o comércio - página 178

 
Fleder:

Há uma suspeita de que

É isso mesmo. A sua resposta é creditada, estou a apagá-la. Para o tornar mais interessante para os outros.
 
Pelo menos 3 tentativas se apenas atingir o buraco da raposa do meio, ou melhor, 2 se o rato correr como deve)
 
sanyooooook:
Pelo menos 3 tentativas se apenas atingir o buraco da raposa do meio.

Não consegui encontrar um artífice e um lutador.

Agora não é politicamente correcto, e apenas os gatos gordos combatem os pequenos ratos.

Mostre-me, eh?

Pelo menos 3 tentativas se apenas atingir o buraco da raposa do meio, ou melhor 2 se o rato correr como deve).

Sem "próprio". Leopold não sabe como ela corre. E ela quer viver.

Mas ele tem de o apanhar.

Mais uma vez, assim que coloca a sua pata na marta 2 e a puxa para fora, o rato pode passar por cima da mesma marta.

 
Mathemat:

Não consegui encontrar um artífice e um lutador.

Agora não é politicamente correcto, e apenas os gatos e os ratos lutam.

Mostre-me, sim?

Resolvi-o em criança numa revista infantil com puzzles, não o consigo encontrar agora, mas lembro-me que o artilheiro estava a disparar contra as trincheiras onde o lutador estava escondido. E tal como um rato, o lutador correu de trincheira em trincheira.
 
sanyooooook:
Resolvi-o em criança numa revista infantil com puzzles, não o consigo encontrar agora, mas lembro-me que o artilheiro disparava sobre as trincheiras onde o lutador estava escondido. E tal como um rato, o lutador correu de trincheira em trincheira.

Bem, eu suspeitava o mesmo.

E mais tentativas surgem (a serem garantidas).

 
Mathemat:
Não há "como fazer". Leopold não sabe como ela corre. Mas ele tem de o apanhar.

de modo algum )

Encontrar o número mínimo de tentativas que Leopold tem a garantia de apanhar o rato, pelo que é o número mínimo de duas tentativas que Leopold pode ter a garantia de apanhar o rato

 
sanyooooook:

de modo algum )

Encontrar o número mínimo de tentativas Leopold tem garantia de apanhar o rato, pelo que o número mínimo de duas tentativas Leopold PODE ter garantia de apanhar o rato

Isso não é bem assim. De acordo com o seu raciocínio, ele também pode apanhar o rato numa tentativa.

Trate-o desta forma:

Leopold apresenta uma estratégia e repete a experiência muitas vezes.

Às vezes sai 1, às vezes 2, às vezes 3 tentativas, etc.

Mas nas condições mais desfavoráveis, algum N, que eu conheço. Este N é o número mínimo de tentativas com um resultado garantido.

 

onde quer que o rato se sente )

Se Leopold the Artilleryman verifica em ordem 1,2,3,4,5,1,2,3,4,5... (não necessariamente a partir da primeira trincheira)

então é-lhe garantido apanhar um rato se não lhe for permitido correr da 5ª trincheira para a primeira e vice-versa. E se um rato não puder ficar numa toca de raposa durante 2 tentativas seguidas

número de tentativas )

 
Mathemat:
Acha que o rato não conseguirá escapar para o buraco quando Leopold o verificar? Foi o que escrevi na FAQ para os comentários...

Muito bem!

Pensa que com as opções 2,2,3,3,4,4 o rato ainda terá hipótese de não ser apanhado? !

 
Mathemat:

Há um litro de café quente (t=95°C), um litro de chá frio (t=5°C) e um conjunto de recipientes de diferentes tamanhos. É possível, aquecendo um líquido com outro e sem utilizar qualquer outra fonte de calor/frio, fazer com que a temperatura final de todo o chá seja mais alta do que a temperatura finalde todo o café? A capacidade térmica dos recipientes e a perda de calor para o ambiente são negligenciadas.

É necessária uma clarificação.

O que quer dizer: todo o chá ou todo o café?

Se estamos a falar de um volume de 1 litro, é impossível fazer um litro de chá mais quente do que um litro de café sem gastar energia adicional.