Matemática pura, física, lógica (braingames.ru): jogos cerebrais não relacionados com o comércio - página 115

 
Mathemat:

Com bolas - ou com carrinhos?

Fazemos uma equação para a preguiça baseada em dp/dt = m(t)dv/dt + vdm/dt = -mu m(t) g. Ou seja, revelamos explicitamente o ímpeto.

Elaborar uma equação para o trabalhador, tendo em conta ambas as forças que actuam no carrinho.

Observamos a sua quase completa semelhança.

E torná-lo completo multiplicando a equação para o trabalhador pelo factor de integração igual a 1 a zero.

Acontece que a nova equação para o trabalhador pode ser interpretada da seguinte forma: o antigo trabalhador agora não despeja neve, mas também se deita na carroça e não faz nada. Mas a neve aumenta a massa do carrinho de acordo com uma lei diferente - não linear, mas exponencial. Além disso, a prova é óbvia, dado que o factor de integração é um expoente igual a 1 a zero emaior do que uma função linear.

Multiabookafniassil.

Não faça batota, diga-o sem rodeios: então qual carrinho vai mais longe?

;-)

Invasores desprezíveis apoderaram-se de uma aldeia de megabrain, alinhando-os uns atrás dos outros numa coluna, de modo a que cada um veja sucessivamente todos os anteriores. Cada megabrain é encapuzado a preto ou branco, para que nenhum megabrain possa ver o seu próprio capuz. A começar pelo último (aquele que vê todos menos ele próprio), a cada megabrain é perguntada a cor do seu boné por sua vez. Se ele estiver errado, é morto, mas, por via das dúvidas, os megabrain concordaram antecipadamente em como minimizar o número de pessoas mortas. Em que é que os megabrain concordaram?

Inventei uma tal estratégia:

A estratégia consiste em duas partes (sub-estratégias)

I. Sub-estratégia regular// Com ela, os megabrain começam se houver uma oportunidade, ou seja, se a parte de trás vê um certo padrão

1) Se um megabrain traseiro vê sem ambiguidade uma certa regularidade na disposição das cores à sua frente, segue essa regularidade ao calcular a sua própria cor, que designa.

// garante a sobrevivência se estiver certo, e em qualquer caso notifica o próximo que está dentro do padrão, garantindo 100% de sobrevivência.

Esta sub-estratégia é seguida por megabrain, desde que o padrão possa ser detectado (deve haver "padrões" suficientes à frente do observador para o fazer).

Depois de um padrão já não poder ser detectado (ou seja, se algum megamotle na cadeia (e, portanto, todos os que se seguem) já não conseguir ver nenhum padrão, passa para a segunda sub-estratégia.

II. sub-estratégia irregular// A sub-estratégia procede da assunção de alternância aleatória de cores

1) A megamografia traseira não tem qualquer hipótese de reconhecer a sua cor, pelo que nomeia a cor da que está à sua frente. Sobrevive com uma probabilidade de 1/2

2) O seguinte chama a cor que ouviu da traseira // 100% de sobrevivência

3) Em seguida actua como uma estratégia de posterioridade => (1)

--

Seguindo estas duas sub-estratégias no pior dos casos (quando a primeira sub-estratégia não é possível) - 3/4 da população sobrevive. nada mau de todo.

--

Tenho a certeza de que é impossível obter uma taxa de sobrevivência mais elevada, embora possa haver variações dos acordos.

 

MD: Не юли, скажи прямо:  так какая телега дальше проедет?

Preguiçoso. Vou esperar um pouco, e se ninguém adivinhar, vou afixar a solução completa, que enviei para revisão.
 
Mathemat:

Bem, eu disse-lhe para não dizer a decisão!

Apaguei-a.
 
TheXpert:
Existe uma estratégia em que apenas um MM tem 50% de hipóteses de ser morto. Simples como o inferno se me perguntarem :)

Não acredito nisso.

Também pensei isso no início - até verificar todos os layouts.

// Para os optimistas: para sobreviver, não basta conhecer a sua cor, é preciso também dar-lhe um nome.

 
Mathemat:
Preguiçoso.
Yay :)
 
MetaDriver: Não acredito nisso.

É claro que ninguém acredita nisso até ver a solução. A propósito, existe um problema semelhante, que por alguma razão tem mais peso:

(4) Os invasores sorrateiros não gostaram do facto de terem matado muito poucas pessoas na aldeia dos megabrain, por isso decidiram complicar a tarefa. Voltaram a colocar os megamogs numa coluna atrás uns dos outros para que cada um deles pudesse ver todos os anteriores. Mas desta vez levaram capuzes de sete cores (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, azul, roxo), colocaram-nos nos megamogs para que cada megamog não pudesse ver o seu próprio capuz. A começar pelo último (aquele que vê todos menos ele próprio), a cada megabrain é pedida a cor do seu boné por sua vez. Se ele estiver errado, é morto. Mas, como sempre, os megabrain concordam antecipadamente sobre a forma de minimizar o número de pessoas mortas. Em que é que os mega-cérebros concordaram?

TheXpert: Yay :)

Se virem a minha solução, ficarão com ciúmes...

 
Mathemat:

Vão ver a minha solução - vão ter inveja...

Não admito que o meu seja pior :) Concordo com a igualdade. E o seu é basicamente claro a partir daqui...

Mas a neve aumenta a massa do carrinho de acordo com uma lei diferente - não linear, mas exponencial.

Mas eu gostaria de o ver. Não sou bom em difusores.

 

OK, aqui está:

Falta uma marca de divisão num só lugar (depois de "de"). Clique na imagem, ela irá mostrar melhor.

A propósito, o raciocínio é modificado para o caso de a neve cair inicialmente de forma desigual.

P.S. Eu percebo que a solução não é elementar. Mas isso muda a realidade!

 
Mathemat:

OK, aqui está:

Falta uma marca de divisão num só lugar (depois de "de"). Clique na imagem, ela irá mostrar melhor.

A propósito, o raciocínio é modificado para o caso de a neve cair inicialmente de forma desigual.

P.S. Eu percebo que a solução não é elementar. Mas isso muda a realidade!

Porque é que um carrinho vazio tem mais fricção do que um cheio?
 
Mischek: Porque é que um carrinho vazio tem mais fricção do que um cheio?
Um megamotor que choca com a neve tira-lhe o ímpeto. E, afinal de contas, muito mais do que fricção.