Matemática pura, física, lógica (braingames.ru): jogos cerebrais não relacionados com o comércio - página 26

 
Mathemat:

O que há de tão selvagem nisso? É apenas uma simples conspiração, uma conspiração newtoniana. Isso não é o truque, é que se tem de olhar para a mola como um corpo inteiro.

Onde colocou o balão? ?? Estávamos todos a olhar para ele, e de repente desapareceu, e agora estás a colocar uma mola no seu lugar. Não estava a saltar de todo.


E qual é a questão inarticulada no final?

Este aqui:
E explicar agora porque é que, se esta imagem for colocada verticalmente, uma bola com o dobro da velocidade saltará para uma altura quatro vezes superior à altura.

E de qualquer modo, já estou morto. Por favor, não perturbem a minha boa memória.

Até à ressurreição.

 
MetaDriver: O que é que já fez com o balão? ?? Estávamos todos a olhar para ele, e de repente desapareceu, e agora estás a colocar uma mola no seu lugar. Não estava a saltar de todo.
E agora está a saltar. Este é o ponto central do interruptor.
 

(5 pontos; quem sabe a resposta - não escrever!!!!)

É possível organizar um tetraedro regular no sistema de coordenadas cartesianas para que todos os seus vértices fiquem em pontos com coordenadas inteiras?

 
Mathemat:
E agora está a saltar. Esta é a substituição do centro.

OK, dedal, vamos ser mais específicos com os detalhes. A altura do salto da misteriosa mola esférica, segundo o mito Newtoniano, = 25 cm - (quase / 4), certo?

Agora, honestamente, retiremos a bola e vamos já descobrir a sua massa, pelo menos em relação ao tijolo.

A sua velocidade, como a desmontagem pública descobriu, é metade da velocidade do tijolo no momento dos saltos.

Suponha que a massa do tijolo = x, a massa da bola = x

A energia de impacto da queda (E) é = X * Vdo^2

A mesma energia é então distribuída entre a bola e o tijolo. i.e. X * V antes^2 = X*V depois^2 + x * (V depois/2)^2

Sabemos que o tijolo saltou 100 cm - quase

Estou ainda mais confuso. Como faço a equação certa (proporção)?

 
MetaDriver:

OK, dedal, vamos ser mais específicos com os detalhes. A altura do salto da misteriosa mola esférica, segundo o mito Newtoniano, = 25 cm - (quase / 4), certo?

Agora, honestamente, retiremos a bola e vamos descobrir a sua massa, pelo menos em relação ao tijolo.

Não se preocupem com a missa. Quer realmente descobrir quanta energia do tijolo é absorvida pela mola mola?

Duvido que haja dados suficientes. Uma mola pode pesar 10 gramas mas ser suficientemente rígida para não se partir. Irá saltar 25 centímetros de xarope. Continuará a oscilar durante o salto. Mas isso é quanto da energia do tijolo original estas vibrações têm - não sei.

Já olharam para a minha solução? Não há para onde ir sem a rigidez da mola, se quiser saber mais alguma coisa. Podemos apenas dizer com certeza que o défice na altura do tijolo é a energia total da mola.

 
Mathemat:

Não se preocupem com a missa. Quer realmente descobrir quanta energia do tijolo é absorvida pela bola de primavera?

Duvido que haja dados suficientes. Uma mola pode pesar 10 gramas mas ser suficientemente rígida para não se partir. Irá dar um salto de 25cm. Continuará a oscilar durante o salto. Mas isso é quanto da energia do tijolo original estas vibrações têm - não sei.

Inconveniente. Não fui realmente responsável pela energia presa nas vibrações. Mas não parece desesperada. Se a altura do salto pode ser calculada, então a energia também pode ser calculada.

// E deixa já a Primavera em paz, lembro-me exactamente de que havia uma bola no início!

 
MetaDriver:

Inconveniente. A energia retida na oscilação que não tive em conta. Mas mesmo assim o caso não parece ser desesperado. Se a altura do salto pode ser calculada, então esta energia pode ser tratada.

// E deixa já a Primavera em paz, lembro-me exactamente de que havia uma bola no início!

Essa é a beleza do problema: não sabemos como as energias serão distribuídas, mas sabemos como as velocidades serão distribuídas.

De facto, a mola esférica realizará um movimento complexo - translacional e oscilatório. Como serão distribuídas as energias destes movimentos - ainda não sei.

E não volte para o balão, será torturado para calcular as suas vibrações internas.

A energia total da bola (mola) é igual à falta de energia do tijolo para atingir exactamente um metro. É de lá que se dança. Mas é a soma de dois valores - energia do movimento translacional, que depende da massa, e energia das oscilações naturais, que depende da rigidez e amplitude.

Bem, é mais ou menos isso:

M_brick * g*H = m_ball*g*H / 4 + k*x^2 / 2 + M_brick * g*(H-delta)

À esquerda está a energia total do tijolo no início, à direita está a distribuição de energia após o ressalto. Resultado fixe.

M_brick * g*delta = m_ball*g*H / 4 + k*x^2 / 2

Daí que a energia vibracional total da primavera seja igual a:

k*x^2 / 2 = M_brick * g*delta - m_ball*g*H / 4

 
Mathemat:

Olhou para a minha solução? Não há para onde ir sem a rigidez da mola se quiser saber mais alguma coisa. Podemos apenas dizer com certeza que o défice na altura do tijolo é a energia total da mola.

OK, então.

E do sistema = X * V antes^2 = X*V depois^2 + x * (V depois/2)^2 + E da oscilação da mola esférica

Vdo = (2gH)^(1/2) = (2 * 9.8 * 1) ^(1/2)// construído a partir do que encontrei na Internet

V depois = (2 * 9,8 * (1 - quase)) ^(1/2)

substituto

Ecis = X * (2 * 9,8 * 1) ^(1/2) = X*((2 * 9,8 * (1 - quase))) ^(1/2))^2 + x * (((2 * 9.8 * (1-most)^(1/2)) /2)^2 + Ecosys

É isso?

Mais uma coisa. uma consideração importante. parece-me que a energia "vibracional" da mola esférica é estritamente igual à sua energia cinética no momento do salto. esta é uma consideração especulativa, mas nenhum buraco pode ser visto. Partindo da observação de que no momento em que o tijolo salta da bola, o topo da bola está a mover-se à mesma velocidade que o tijolo, mas a bola acaba por se mover a metade da velocidade. Ou seja, a outra metade da velocidade é roubada pelos processos cuja energia é toda oscilação residual.

Se esta consideração estiver correcta, então a fórmula é glib.

Pessoas inteligentes, por favor corrijam-na.

 
MetaDriver:

Mais uma coisa. uma consideração importante. parece-me que a energia "vibracional" da mola esférica é estritamente igual à sua energia cinética no momento de saltar. esta é uma consideração especulativa, mas não se podem ver buracos. Partindo da observação de que no momento em que o tijolo salta da bola, o topo da bola está a mover-se à mesma velocidade que o tijolo, mas a bola acaba por se mover a metade da velocidade. Ou seja, a outra metade da velocidade é roubada pelos processos cuja energia é toda oscilação residual.

Se esta consideração estiver correcta, então a fórmula é glib.

Não tenho a certeza, mas penso que existe um teorema algures na teorização sobre a distribuição de energia vibracional entre vibracional e translacional. Mas não me lembro disso.

É normalmente utilizado no cálculo da capacidade térmica dos gases.

 
Mathemat:

Essa é a beleza do problema: não sabemos como as energias serão distribuídas, mas sabemos como as velocidades serão distribuídas.

Na verdade, a mola esférica fará um movimento complexo - translacional e oscilatório. Como serão distribuídas as energias destes movimentos - ainda não sei.

E não voltem ao baile, serão torturados para calcular as suas vibrações internas.

A energia total da bola (mola) é igual à falta de energia do tijolo para atingir exactamente um metro. É de lá que se dança. Mas é a soma de dois valores - energia do movimento translacional, que depende da massa, e energia das oscilações naturais, que depende da rigidez e amplitude.

É algo parecido com isto:

M_brick * g*H = m_ball*g*H / 4 + k*x^2 / 2 + M_brick * g*(H-delta)

À esquerda está a energia total do tijolo no início, à direita está a distribuição de energia após o ressalto. Isso é muito fixe.

Sim, a sua fórmula é praticamente a mesma. Agora, pense em como a energia da vibração tem de depender da rigidez e amplitude. Não acredito. Pense novamente. Não se parece com nada. Sabemos que a bola é perfeitamente elástica. Já é suficiente. A forma exacta como as ondas andam nela, ao contrário da Primavera, é absolutamente invariante - não influencia a quantidade de energia conservada nas vibrações.