Interessante e Humor - página 4747

 
Edgar Akhmadeev:

Desde que me lembre dos clubes soviéticos, as crianças faziam tudo, desde padrões/desenhos/ideias já feitos. Eles não ensinaram invenção ou imaginação. Não era que houvesse algo de errado com as crianças, era apenas que o professor adulto era o chefe, o deus e o rei. O que ele disse, foi o que ele fez.

Qualquer pessoa poderia repreender ou mesmo esbofetear o filho de outra pessoa se ele se estivesse a comportar de forma inadequada. Tente tocar no filho de outra pessoa ou admoestá-los se estiverem sentados à sua frente e a dar pontapés.

Eu costumava ir a um clube chamado aeromodelismo. Era gerido por um antigo aviador. Tudo foi feito de materiais prontos a usar. Era apenas um kit de bricolage. Era necessário apenas serrar os detalhes das peças de madeira, encaixar estes detalhes, instalar o motor, despejar combustível (mistura de parafina e óleo de rícino) e era possível arrancar. O avião só podia voar em círculo, uma vez que não havia qualquer controlo de rádio. A altitude era controlada por dois longos fios que estavam ligados aos ailerons do avião. Puxei-a para cima, puxei-a para longe de mim e ela voou para baixo. Se o fizer em excesso, o avião entra num mergulho íngreme e é revisto. :) Tudo considerado, foi divertido, mas nada de novo foi inventado.

 
Реter Konow:

De um modo geral, um quadricóptero controlado é o auge da aviação livre - descolagem e aterragem sem pista, a trajectória não sujeita às leis da aerodinâmica. Mandámos fresar os parafusos da hélice, e bastou colocá-los numa estrutura quadrada com um cordão entre eles e o motor no centro, fixar a bateria (ou tanque de combustível) e o sistema de controlo de rádio, e lançá-lo. Claro que não havia plantas, mas podiam ser criadas por experimentação e tentativa e erro. Havia um círculo de engenharia de rádio nas proximidades que podia soldar uma placa de controlo adequada. Tecnicamente, tínhamos tudo o que precisávamos para construir um quadcopter. Havia mesmo um clube de fotografia que podia montar uma máquina fotográfica em miniatura. Eles voariam no ar e tirariam belas fotografias de cima. ))))

Peter, não sei a tua idade, mas nos tempos em que havia lares e clubes pioneiros neles, para não ser confundido com lares de idosos, mesmo as baterias pesam tanto que não era fácil levantá-los no quadcopter. Mais o peso da placa e dos componentes de rádio, pelo menos não as lâmpadas. E como eram as câmaras? Como imaginar carregar num botão para tirar uma fotografia?)

 
Alexey Viktorov:

Peter, não sei a tua idade, mas nos tempos em que havia lares e clubes pioneiros, para não ser confundido com lares de idosos, até as baterias pesavam tanto que não era fácil levantá-los num quadcopter. Mais o peso da placa e dos componentes de rádio, pelo menos não as lâmpadas. E como eram as câmaras? Como imagina carregar no botão para tirar uma fotografia?)

39. Fui para a estação no início dos anos 90. O equipamento já era bastante bom nessa altura. )))) O país estava a desmoronar-se, mas ainda existiam canecas.

Moot sobre a bateria e o motor eléctrico, mas talvez tenha razão, mas um motor de combustão interna teria sido potência suficiente para ter a certeza. Também deve ter existido uma câmara leve algures. O aperto do botão poderia ter sido feito por um solenóide de relé com uma manga retráctil. Uma placa de controlo de rádio para um novo tipo de aeronave com controlo remoto poderia ter sido soldada por adolescentes dotados no círculo radioamador))))).
 
Реter Konow:
39. Fui para a estação no início dos anos 90. O equipamento já era bastante bom nessa altura. )))) O país estava a desmoronar-se, mas ainda existiam canecas.

Sim. Lembro-me de trazer à minha filha uma calculadora movida a energia solar. Foi certamente "bastante boa tecnologia", mas ainda não para voar. Naquela altura, estavam apenas a começar a fazer microcircuitos e tinham capacidades limitadas.

Havia ainda alguns clubes, mas os mentores não estavam a pensar no trabalho. E, claro, não estavam a pensar no que ensinar às crianças, no que as seduzir, no que as fazer interessar-se.

 
Vitalii Ananev:

Tive também uma aula chamada aeromodelismo. Era gerido por um antigo aviador. Tudo foi feito de materiais prontos a usar. Era apenas um construtor do tipo "faça você mesmo". Era necessário apenas serrar os detalhes das peças de madeira, encaixar estes detalhes, instalar o motor, despejar combustível (mistura de parafina e óleo de rícino) e era possível arrancar. O avião só podia voar em círculo, uma vez que não havia qualquer controlo de rádio. A altitude era controlada por dois longos fios que estavam ligados aos ailerons do avião. Puxei-a para cima, puxei-a para longe de mim e ela voou para baixo. Se o fizer em excesso, o avião entra num mergulho íngreme e é revisto. :) Em geral, foi divertido, mas nada de novo foi inventado.

Era um círculo sombrio, no entanto...

Não se pode ligar um motor de avião modelo em parafina :) Normalmente, foram utilizados motores de compressão e (mais frios) de incandescência. Nos motores de compressão, a mistura combustível foi inflamada por aquecimento sob pressão na câmara de combustão, em velas de incandescência - pela vela de ignição.

Para os motores de compressão, a mistura combustível era composta por éter, parafina e óleo de rícino (um bom motor médio era o motor KMD - chamávamos-lhe "commode", havia também o MK-17 - mau). ) Para os motores de calibre, não sei - eram utilizados por companheiros "frios" para quem nós, os rapazes, olhávamos invejosamente quando simplesmente ligavam um acumulador a um motor de combustão interna e este arrancava, e nós esmagávamos uma hélice contra a sua lâmina com um tubo de borracha, pois os nossos dedos estavam todos ensanguentados para o arrancar... Depois obtivemos um "arranque" frio de tais motores - um volante foi desenrolado com uma pega, que rodou a alta velocidade com a ajuda de um mecanismo de engrenagem crescente. O volante tinha uma ponta de borracha no centro, na qual se podia meter o motor e este girava à velocidade do volante e arrancava. Era proibido utilizá-los em competições - apenas dedos ou um tubo de borracha...

Os modelos com fio tinham fios longos, não fios :) Estavam ligados à asa - a duas varas que, por sua vez - ao mecanismo de rolo transferindo o controlo para o estabilizador para um modelo de cordas simples (ou um modelo de corrida), ou para o estabilizador e ailerons de asas - para um modelo acrobático.

Fui aos anos oitenta e fiz modelos de aviões radio-controlados a partir dos meus próprios desenhos. Alguns gostavam de planadores, outros gostavam de corridas com cordas ou acrobáticas.
Não sei como acabou com cubos de madeira pregados ao chão.

 
Artyom Trishkin:

Mas esse foi um círculo deprimente que teve...

Não se pode ligar um motor modelo em parafina :) Normalmente, foram utilizados motores de compressão e (mais frios) de incandescência. Nos motores de compressão, a mistura combustível foi inflamada por aquecimento sob pressão na câmara de combustão, em velas de incandescência - pela vela de ignição.

Para os motores de compressão, a mistura combustível era composta por éter, parafina e óleo de rícino (um bom motor médio era o motor KMD - chamávamos-lhe "commode", havia também o MK-17 - mau). ) Para os motores de calibre, não sei - eram utilizados por companheiros "frios" para quem nós, os rapazes, olhávamos invejosamente quando simplesmente ligavam um acumulador a um motor de combustão interna e este arrancava, e batiamos a hélice contra a sua lâmina com um tubo de borracha, pois os nossos dedos estavam todos ensanguentados para o pôr a funcionar... Depois obtivemos um "arranque" frio de tais motores - um volante foi desenrolado com uma pega, que rodou a alta velocidade com a ajuda de um mecanismo de engrenagem crescente. O volante tinha uma ponta de borracha no centro, na qual se podia meter o motor e este girava à velocidade do volante e arrancava. Era proibido utilizá-los em competições - apenas dedos ou um tubo de borracha...

Os modelos com fio tinham fios longos, não fios :) Estavam ligados à asa - a duas varas que, por sua vez - ao mecanismo de rolo transferindo o controlo para o estabilizador para um modelo simples com cordas (ou modelo de corrida), ou para o estabilizador e ailerons das asas - para um modelo acrobático.

Fui aos anos oitenta e fiz modelos de aviões radio-controlados a partir dos meus próprios desenhos. Alguns gostavam de planadores, outros gostavam de corridas com cordas ou acrobáticas.
Não sei como é que tinha cubos de madeira pregados ao chão.

Talvez houvesse ali algum outro ingrediente para além da parafina. Talvez o tenha esquecido há anos. Sim, eu sei que se chamam cordes :). Só não usei essa palavra para que todos pudessem compreender mesmo aqueles que não sabem o que são. Tiveste mais sorte do que eu:) Provavelmente devido à falta de financiamento, foi algo como finais dos anos 80, no meio das reformas de Gorbachev. Os modelos eram realmente de madeira :) Havia um conjunto de peças prontas que eu tinha de serrar simplesmente com um quebra-cabeças. Os pára-lamas eram feitos de ripas finas e costelas rígidas. Depois foi colado com papel de decalque e envernizado. O motor foi ligado com um pequeno pau de madeira - foi uma pena ter dedos porque era possível obter um golpe bastante desagradável com as lâminas se estas não fossem removidas a tempo.

 
Vitalii Ananev:

Talvez houvesse algum outro ingrediente para além da parafina. Sim, eu sei que se chamam cordas :). Só não usei essa palavra para deixar claro a todos, mesmo àqueles que não sabem o que é. Tiveste mais sorte do que eu:) Provavelmente devido à falta de financiamento, foi algo como finais dos anos 80, no meio das reformas de Gorbachev. Os modelos eram realmente de madeira :) Havia um conjunto de peças prontas que eu tinha de serrar simplesmente com um quebra-cabeças. Os pára-lamas eram feitos de ripas finas e costelas rígidas. Depois foi colado com papel de decalque e envernizado. O motor foi ligado com um pequeno pau de madeira - foi uma pena perder os dedos porque foi possível obter um golpe bastante desagradável com as lâminas.

O tipo de ferramentas eléctricas de que fala estavam amplamente disponíveis nas lojas de brinquedos para crianças e podiam ser montadas em casa. E os motores foram enviados por correio, mas apenas MK-17s. Não foi possível obter KMDs fora dos círculos.

Nos círculos, tais modelos de kits eram considerados como o cúmulo da simplicidade, ou, infantilmente falando, apenas "lixo", e era uma pena até mencioná-los. Pessoalmente, em casa, construí um avião modelo voador a partir de... Paus de gelado (estavam livres nas lojas) - usei-os para apainelar o casco do avião. Depois voei no clube - foi uma bala. Ultrapassa todas as cordas de corrida.

Tinha todos os materiais de que precisava - desde madeira balsa para planadores até tecido de fibra de vidro para modelo-cópias.

É impossível esquecer o cheiro peculiar do éter técnico. E com a parafina limpamos os motores por dentro.

Homem, vivia noutro país :))

 
 
Artyom Trishkin:

O tipo de construtores de que está a falar estavam à venda em todo o lado nas lojas de brinquedos para crianças - podia-se montá-los em casa. E os motores foram enviados por correio, mas apenas MK-17s. Não foi possível obter KMDs fora dos círculos.

Nos círculos, tais modelos de kits eram considerados como o cúmulo da simplicidade, ou, infantilmente falando, apenas "lixo", e era uma pena até mencioná-los. Pessoalmente, em casa, construí um avião modelo voador a partir de... paus de gelado (estavam em copos grátis nas lojas) - usei-os para apainelar o casco do avião. Depois voei no clube - foi uma bala. Ultrapassa todas as cordas de corrida.

Tinha todos os materiais de que precisava - desde madeira balsa para planadores até tecido de fibra de vidro para modelo-cópias.

É impossível esquecer o cheiro peculiar do éter técnico. E a parafina que usávamos para limpar a incrustação nos motores.

Homem, vivia noutro país :))

:) Temos um país, mas as regiões são diferentes, e nestas regiões há funcionários diferentes, incluindo funcionários do DOSAAF. Agora podemos dizer que também nada mudou.

Sim, podia-se comprar tais construtores numa loja, mas naqueles dias, eu não ganhava nenhum dinheiro sozinho e os meus pais não lhes davam nenhum dinheiro de bolso. Poderia obtê-los de graça no clube.

 
Artyom Trishkin:

O tipo de construtores de que está a falar estavam à venda em todo o lado nas lojas de brinquedos para crianças - podia-se montá-los em casa. E os motores foram enviados por correio, mas apenas MK-17s. Não foi possível obter KMDs fora dos círculos.

Nos círculos, tais modelos de kits eram considerados como o cúmulo da simplicidade, ou, infantilmente falando, apenas "lixo", e era uma pena até mencioná-los. Pessoalmente, em casa, construí um modelo de avião voador a partir de... Paus de gelado (estavam em copos grátis nas lojas) - usei-os para apainelar o casco do avião. Depois voei no clube - foi uma bala. Ultrapassa todas as cordas de corrida.

Os clubes tinham todos os materiais de que precisávamos, desde madeira balsa para planadores até tecido de fibra de vidro para modelo-cópias.

É impossível esquecer o cheiro peculiar do éter técnico. E com a parafina limpamos os motores por dentro.

Homem, você viveu noutro país :))))

Deve ter tido um clube para pioneiros de elite. Mas na realidade tudo foi exactamente como, como Vitaly escreveu. Claro que fui ao clube de rádio, mas a tendência era a mesma: não diga que quer montar um sintonizador de rádio ou luzes a funcionar; não, tem de montar a merda de um detector de rádio.

E eu tinha uma loja de brinquedos a caminho da escola, ia lá todos os dias e nunca tinha visto modelos de aviões ou kits de aviões.