Interessante e Humor - página 3889

 
khorosh:
A questão é diferente, se não para destruir, mas efectivamente, como na China para reformar, estes resultados poderiam ser alcançados muito mais cedo e sem sangue e baixas.

Quem poderia ter procedido a uma reforma nessa altura? Toda a gente queria liberdade!

Foram os chineses trabalhadores que permaneceram leais ao Partido Comunista, e o Partido Comunista tinha recursos administrativos suficientes para a reforma.

Mas aqui, o partido comprometeu-se e perdeu o poder real. Por isso, tivemos de seguir o caminho da destruição.

 
khorosh:
Não há necessidade de me provar que estamos a viver melhor, eu próprio digo sempre aos não-crentes que eu próprio. Já passou muito tempo e há muito com que comparar. A questão é outra, se não para destruir, e efectivamente, como na China para reformar, estes resultados poderiam ser alcançados muito mais cedo e sem sangue e sacrifício.

De facto.

Sem a destruir, teríamos ido muito mais longe. E por isso estamos a pisar o abismo.

 
George Merts:

Como devo saber? Não são os chineses à minha volta, não estou a falar deles... Refiro-me ao nosso povo... Os meus pais na minha idade viviam notavelmente pior do que eu. Para uma pensão mínima de 18 rublos na URSS, poderia comprar agora notoriamente menos bens do que pode comprar por uma pensão mínima de 5 rublos...

Os carros estão fora de questão... Um novo Zhiguli Kopek nos anos 70 custou 5.600. "O Terceiro foi 8.000 e a mudança. "O sexto era 10 por cêntimo. E o salário médio era de cerca de 150 rublos.

Existe um filme chamado "Where is Nofalet" de 1987, e diz muito bem que para um engenheiro líder de gabinete de design, um salário de 200 rublos é bastante bom. Compare isso com os salários e preços dos automóveis actuais.


Se baixaram o preço dos carros, isso não significa que a vida tenha melhorado. Os preços dos alimentos, alojamento e serviços de utilidade pública, e cuidados de saúde foram aumentados. Os pontos mais importantes das suas despesas.

É uma pena que não compreenda estas coisas elementares.

 
George Merts:

Onde está o "exagero"? A carne voltou ao que era antes, o pão desceu. O que sugere que a estrutura de consumo se tornou mais rica, e que as pessoas estão a trabalhar mais facilmente.

Um homem não pode comer mais do que tem no seu estômago. E esse volume foi atingido nos anos 70. Simplesmente não pode crescer mais. Mas pode diminuir - devido a uma maior diversidade (que é uma medida do nível de vida).

Isso é uma mentira teimosa!

1991 - 2015

leite = 387 - 239

ovos = 297 - 269

peixe = 20,4 - 14

carne = 75 - 73

Posto isto, os números de 2015 representam um aumento de quase 50% desde 1997!

 
George Merts:

Quem poderia ter procedido a uma reforma nessa altura? Toda a gente queria liberdade!

Foram os chineses trabalhadores que permaneceram leais ao Partido Comunista, e o Partido Comunista tinha recursos administrativos suficientes para a reforma.

No nosso país - o partido comprometeu-se, e perdeu o poder real ... Por isso, tivemos de enveredar pelo caminho da destruição.

E quem o instigou? Gorbachev, antes dele, vivíamos em paz. E Kosygin tentou reformar-se, mas Brezhnev não o deixou. Gorbachev chegou e tudo começou a desmoronar-se. Se outra pessoa tivesse aparecido, as coisas poderiam ter sido diferentes. E tudo o que era necessário era, sem quebrar fundamentalmente o sistema político, introduzir a liberdade de empreendimento e reduzir a quota do Estado no sector dos serviços, indústria e agricultura.
 
Uladzimir Izerski:

Se o preço do seu carro foi reduzido, isso não significa que a vida tenha melhorado. Os preços dos alimentos, utilidades e cuidados de saúde foram aumentados. Os pontos mais importantes das suas despesas.

É uma pena que não compreenda estas coisas básicas.

Na verdade, a lista é muito mais rica do que isso:

Levado embora:

  • Ensino gratuito, incluindo o ensino superior.
  • cuidados de saúde gratuitos.
  • alojamento gratuito
  • contas de serviços públicos insignificantes
  • férias pagas
  • horário de trabalho normalizado
  • licença de maternidade remunerada
  • pré-escola gratuita
  • muito alta segurança

...

E talvez o mais importante de tudo: um direito garantido ao trabalho

 
СанСаныч Фоменко:


...

E talvez o mais importante: o direito garantido ao trabalho

Isto, diria eu, é um ponto discutível. Este direito garantido tem sido abusado por muitos. Houve vagabundos e bêbados que mudaram de um trabalho para outro a toda a hora. A ausência de um direito garantido encoraja as pessoas a valorizar os seus empregos e a trabalhar com integridade. Além disso, quando há competição por um emprego, há um incentivo para manter as qualificações e o nível de educação de cada um.
 
George Merts:

O que queres dizer com "Não o conseguiste"?

Vá em frente e trabalhe - qualquer fábrica precisa de muita gente para trabalhar... É canja encontrar um emprego por 10-12k por mês... Mas ninguém quer trabalhar... Todos querem ganhar 50-100 rublos por menos de 10 rublos... Estes sentimentos não são claramente os dos trabalhadores, mas sim os dos donos das fábricas...


A sério? Numa fábrica por 10-12k?

 
СанСаныч Фоменко:

Na verdade, a lista é muito mais rica do que isso:

Levado embora:

  • ensino gratuito, incluindo o ensino superior
  • cuidados de saúde gratuitos
  • alojamento gratuito
  • contas de serviços públicos insignificantes
  • férias pagas
  • horário de trabalho normalizado
  • licença de maternidade remunerada
  • pré-escola gratuita
  • muito alta segurança

...

E talvez o mais importante de tudo: um direito garantido ao trabalho


Tudo verdade. E isso não é uma lista completa de perdas.

Nos Estados, por exemplo, ninguém está a cortar os pacotes da segurança social, pois isso resultaria em graves problemas sociais. Embora estejam mais próximos do que nunca.

 
СанСаныч Фоменко:

Na verdade, a lista é muito mais rica do que isso:

Levado embora:

  • ensino gratuito, incluindo o ensino superior
  • cuidados de saúde gratuitos
  • alojamento gratuito
  • contas de serviços públicos insignificantes
  • férias pagas
  • horário de trabalho normalizado
  • licença de maternidade remunerada
  • pré-escola gratuita
  • muito alta segurança

...

E talvez o mais importante de tudo: um direito garantido ao trabalho


Basta dar-lhe uma máquina do tempo e deixá-lo continuar a construir o comunismo.